Menu Principal

BLOG

Começou o Encontro Nacional da RSB sobre as juventudes!

Nos dias 28 a 30 de agosto, mais de 400 representantes da Rede Salesiana Brasil estão reunidos em Aparecida (SP) para refletir sobre o tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”.

Teve início nesta segunda-feira, 28 de agosto, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil, reunindo em Aparecida (SP) mais de 400 representantes das dez inspetorias da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que compõem a RSB. Também participam do evento os inspetores e as inspetoras; os diretores-executivos da Rede; os coordenadores inspetoriais da Ação Social, da Comunicação e das Escolas da Rede Salesiana Brasil; e os coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil.

Com o tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”, o encontro tem como principal objetivo “Identificar e interpretar os atuais cenários e apelos juvenis para fortalecer a identidade salesiana”, visando aprofundar a compreensão do carisma salesiano nas presenças e na ação da RSB. 

O primeiro dia do evento foi dedicado a aprofundar a compreensão sobre as realidades juvenis e sobre como essas realidades interpelam as presenças salesianas a darem respostas concretas aos principais anseios das juventudes.

Celebração no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

O dia começou com a Celebração Eucarística, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A Missa foi presidida por Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo de Valença (RJ) e Ex-Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e concelebrada pelos sacerdotes presentes. O Diretor-executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, agradeceu, em nome da Rede, a presença de Dom Nelson e a acolhida da Congregação dos Redentoristas, responsável pelo Santuário da Mãe Aparecida. Ele convidou então a Ir. Ivone Goulart Lopes, representante do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, e as Inspetoras FMA para comporem o presbitério.

Em sua homilia, Dom Nelson ressaltou: “Todos os integrantes da RSB aqui reunidos estão em comunhão profunda com o Papa Francisco e com a Igreja do Brasil, buscando como chegar com a beleza do Evangelho a essa pluralidade das juventudes no Brasil”. Ele lembrou que em 28 de agosto é celebrado Santo Agostinho e chamou todos a se inspirarem no exemplo do Santo e olhar para as juventudes sem julgar ou condenar. “Santo Agostinho experimentou o mundo, mas alterou seu caminho no encontro com Jesus. Se queremos evangelizar as juventudes, nos livremos do preconceito e, a exemplo de Santo Agostinho, mostremos a essa juventude o amor de Deus”.

Boas-vindas aos mais de 400 participantes

No Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, os mais de 400 participantes do Encontro da RSB foram recebidos pelos Mestres de Cerimônia (MCs) Cassiana Ferreira e Lucas Diel, jovens responsáveis pela apresentação dos palestrantes e das atividades. Eles destacaram que foi disponibilizado aos participantes um formulário on-line para que todos possam contribuir, com suas opiniões e reflexões, para o Manifesto às Juventudes, que será elaborado conjuntamente ao longo do Encontro.

Em seguida, todos assistiram à vídeo-mensagem enviada pela Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola, que parabenizou a Rede Salesiana Brasil pela iniciativa. “Gosto muito do tema que escolheram, enfatizando o aspecto da presença, que vocês definiram como ‘sacramento’”, disse Ir. Chiara, afirmando que é uma palavra muito importante para entender que estar presente junto aos jovens, compreendendo seus anseios e as grandes questões que trazem consigo, é o nosso carisma salesiano. 

Padre Miguel Ángel Garcia, Conselheiro para a Pastoral Juvenil SDB, representando o Reitor-Mor, saudou os participantes e destacou que o local de realização do Encontro não é indiferente. “Aqui respiramos o espírito daquele encontro de 2007, quando se abriram duas grandes janelas para a Igreja na América Latina. Naquele Encontro de Aparecida, foi dito que o maior patrimônio da cultura latino-americana é a fé em Deus-Amor, e aqui podemos repetir que o maior patrimônio da espiritualidade salesiana é transmitir aos jovens a fé em um Deus providente, que nos ama. A segunda grande ideia de Aparecida foi a proposta continental de que temos que chegar a todos, com todas as forças e com todos os recursos, e aqui traduzimos com uma expressão muito salesiana, que é a necessidade de cultivar a caridade pastoral, o coração do Bom Pastor”.

Os inspetores referentes da Pastoral Juvenil Salesiana no Brasil, Pe. Natale Vitali Forti e Ir. Alaíde Deretti, falaram sobre a alegria deste Encontro que permite a tantos representantes de escolas, obras sociais, centros universitários, paróquias e comunidades salesianas de todo o Brasil se reunirem para refletir juntos sobre as juventudes. Os dois reforçaram ainda as características da Pastoral Juvenil Salesiana e sua importância na missão das Comunidades Educativo-Pastorais (CEPs). 

Padre Wagner Ferreira da Silva, da Comunidade Canção Nova, também fez sua saudação no evento, declarando-se um apaixonado por Dom Bosco, que conheceu por meio do testemunho de Pe. Jonas Abib, salesiano que fundou a Canção Nova, desde 2009 reconhecida oficialmente como um dos grupos da Família Salesiana. 

As realidades juvenis

Ainda no período da manhã, o Prof. Dr. Maurício Perondi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conduziu a primeira palestra, com o tema “Para onde vão as juventudes? Tendências e oportunidades”. Perondi partiu da questão central do evento – “Onde estão as juventudes?” – para desafiar os participantes a se questionarem também sobre “Como estão as juventudes?” e de que forma podemos sair ao seu encontro. “Estar com os jovens é ser presença. Mais do que falar, é o que a gente faz; e mais do que o fazer, é como o jovem se sente quando está com a gente. O que faz diferença é a relação humana que estabelecemos com os jovens”, afirmou.

O professor apresentou uma série de dados, coletados em estudos recentes sobre as juventudes, para afirmar que o presente e o futuro da sociedade passam pela humanização: “Estamos em um período de transição pandêmica, no qual as consequências da pandemia ainda existem, especialmente como impacto na saúde mental, e os jovens percebem isso”. Perondi destacou, ainda, que há um vazio institucional quando se fala na educação e que é necessária uma mudança de concepção sobre como os adultos e as instituições em geral podem responder às necessidades das juventudes. “Qual é o papel das instituições na educação e na formação das juventudes? Historicamente, afirmamos que o jovem é o centro da educação, mas é importante olhar para quem trabalha com os jovens”, considerou ele. “Precisamos encontrar os pontos de conexão que despertem o interesse dos jovens; trabalhar com as questões ligadas à vida, ao cotidiano, ao mundo dos jovens”, finalizou. 

“Ao seu lado”

As atividades da tarde começaram com a assessoria de Dom Nelson Francelino Ferreira. Sob o tema “Ao seu lado”, o bispo refletiu junto com os participantes do Encontro sobre o Plano Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil. O Ex-Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB agradeceu e ressaltou a participação salesiana nesta comissão. Na sequência, convidou os presentes a refletirem sobre como as instituições – inclusive a Igreja Católica – muitas vezes se aproximam das juventudes com respostas prontas, tratando de questionamentos que não fazem parte do universo juvenil ou se apresentando com um forte teor moralista.

“Antes de tudo devemos nos perguntar como a nossa Igreja precisa mudar para falar às juventudes; como a Rede Salesiana precisa se atualizar constantemente para responder aos anseios das juventudes. A juventude, que foi tantas vezes vítima do descaso, precisa ser acolhida. E isso nos leva a uma segunda questão: o que os jovens esperam de nós, Igreja do Brasil e Rede Salesiana?”, questionou o bispo. Segundo ele, os jovens responderam em grande parte a essa pergunta no processo do Sínodo dos Jovens: “Eles esperam uma Igreja autêntica, acolhedora, alegre, integradora, que seja casa de escuta e de atenção, e não apenas uma instituição que os julgue”, afirmou. 

Assim, procurar pelas juventudes passa por repensar as instituições e seus representantes, que devem seguir o exemplo de amor e acolhida oferecido por Jesus. “Os jovens, sem deixar de ser o futuro do nosso país e da nossa Igreja, também são o presente e um dos principais agentes de mudança e progresso da sociedade. O que fazemos como adultos depende de como pensamos e agimos quando jovens. A Pastoral deve olhar para o Cristo, ser contagiada pela sua misericórdia, que não julga nem condena, mas se coloca a caminho”. 

Na perspectiva salesiana

A Pastoral Juvenil na perspectiva salesiana foi aprofundada pelos dois palestrantes seguintes: a Ir. Ivone Goulart Lopes, membro da Equipe Internacional do Âmbito da Pastoral Juvenil das FMA, tratou sobre “As Filhas de Maria Auxiliadora: uma Pastoral Juvenil sinodal para a vida de todos”; enquanto o Pe. Miguel Ángel García, conselheiro para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, falou sobre “Uma Pastoral Juvenil que educa para o amor”.

Irmã Ivone fez uma analogia do Encontro da RSB com uma orquestra, afirmando que cada membro é um instrumento do carisma salesiano no Brasil e, citando Dom Bosco, afirmou que “estar junto com muitos que fazem o bem nos anima”. Ela apresentou aos participantes o Âmbito da Pastoral Juvenil das FMA, sua estrutura, as Irmãs que compõem a equipe e o desafio que é propor uma Pastoral sinodal: “Para nós, não se trata apenas de ser sinodal porque fazemos o bem junto com os jovens, mas porque os jovens estão junto com os adultos também nos espaços em que as escolhas são feitas e as decisões são tomadas”, afirmou. 

Ela ressaltou especialmente a metodologia adotada pelo Âmbito da Pastoral Juvenil e os cinco processos escolhidos como prioritários nos próximos anos: Caminhar para a conversão à ecologia integral; Dar novo impulso à evangelização privilegiando a Catequese; Trabalhar em Rede em uma ampla aliança educativa; Atualizar o documento “Para que tenham vida e vida em abundância – Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA” (LOME) e Dar um novo impulso à animação vocacional.

Já o Pe. Miguel Ángel afirmou, em sua palestra, que Dom Bosco escolheu viver no mundo dos jovens e não no mundo acadêmico. Ele destacou as três colunas do Sistema Preventivo: razão, religião e ‘amorevolezza’ – a dimensão afetiva – para ressaltar a importância do documento “Uma Pastoral Juvenil que educa para o amor”. “O documento foi elaborado, durante dois anos de intensas reflexões, como um instrumento para os educadores, que organiza os conceitos e as atitudes em relação à educação afetiva e sexual, a partir do aprendizado da vida e das premissas salesianas”. 

Pe. Miguel Ángel detalhou os sete capítulos que compõem o documento, com atenção especial ao último, que coloca dez critérios educativos para que os educadores possam, partindo da proposta salesiana, responder ao desafio de acompanhar os jovens na educação para o amor e para a vida.

No encerramento deste primeiro dia, os participantes do Encontro tiveram um Momento Cultural, com a apresentação da Clarin Cia de Dança. A companhia, formada por jovens, tem a proposta de colocar a arte ao alcance de todos, com apresentações que geram reflexão, aproximação e o sentimento de representatividade, “em uma sociedade multiétnica e multicultural como a brasileira”. 

Por Ana Cosenza, com apoio da Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Equipes de Comunicação das Inspetorias Salesianas de Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.