Menu Principal

BLOG

I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

Conforme previsto no Plano Integrado de Formação, o I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB, que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril de 2023, já contou com a finalização de sua primeira etapa: a escolha das 10 Boas Práticas que serão apresentadas durante o evento no próximo ano.

Em julho de 2022, as equipes de todas as presenças salesianas foram convidadas a enviar relatos de boas práticas educomunicacionais por meio de um formulário específico. Foram recebidos 43 relatos de práticas e cada um deles foi analisado pelos membros do Comitê Organizador, composto pela Coordenadora Nacional da Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes; a Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva; o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social da RSB, Joadir Foresti; o Animador da Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora SDB (SP), Pedro Barreto Elias; a Pesquisadora e Doutoranda em Educomunicação, Antonia Alves Pereira e os Professores indicados pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)Prof. Oswaldo Ribeiro e Prof. Eduardo Biagi.

O Comitê realizou as análises dos relatos de Boas Práticas com base nos seguintes critérios:

• Evidências da Dimensão Educomunicacional.
• Relação da Prática com a Missão Educativa Salesiana.
• Participação e engajamento da Comunidade Educativo-Pastoral.
• Abrangência e alcance da Prática.
• Relevância social dos resultados alcançados com a Prática. 

Após o processo de análise, foram selecionadas 10 práticas para apresentação oral durante o evento em 2023. Porém, para viabilizar a divulgação de todas as práticas enviadas pelas presenças salesianas, serão organizadas publicações eletrônicas, em formatos ainda a serem definidos pelo Comitê, mas que possibilitem o acesso a todas as 43 ações recebidas e seus desdobramentos. Confira abaixo as 10 práticas selecionadas:

Conhecendo Minha História” – Instituto Maria Auxiliadora, Goiânia (GO);

Amor que integra na perspectiva da ecologia integral” – Instituto Waldemar Falcão, Aracati (PE);

Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender” – Instituto Laura Vicuña, Porto Velho (RO);

Jornal Cria VP – Jornal Impresso e On-line com Temáticas sobre o Território Onde o Serviço está Situado” – Instituto Dom Bosco, São Paulo (SP);

Projeto Vivare – Disciplina Eletiva ‘Oficina de Projetos’” – Colégio Salesiano de Belo Horizonte (BH);

Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores / Rádio e TV Carmo / Podcasts e Grupos de Cobertura de eventos” – Instituto Nossa Senhora do Carmo, Guaratinguetá (SP);

Podcast Papo Salesiano” – Colégio Instituto São José, São José dos Campos (SP);

Mostra Artística “Sementes do futuro” – Centro Comunitário Oscar Romeiro, São Paulo (SP);

O Nosso Pão de Cada Dia” – Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC);

Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes” – Faculdade Dom Bosco, Porto Alegre (RS);

 SOBRE O I SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EDUCOMUNICACIONAIS 

O I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais acontecerá nos dias 12 e 13 de abril de 2023 (14h30 às 17h – horário de Brasília), na modalidade virtual, pela plataforma Zoom da RSB. O evento tem como principal objetivo promover o estudo e a socialização dos conhecimentos e de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas no âmbito da Educomunicação, envolvendo a participação conjunta de comunicadores de todas as presenças (Inspetorias, escolas, obras, paróquias, rádios, museus etc.), sendo uma oportunidade para disseminar boas práticas de Educomunicação que servirão de referência e inspiração para todas as equipes que colaboram na comunicação salesiana em Rede no Brasil.

“A importância do Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais está no fato de dar visibilidade não só às ações da RSB enquanto Rede, mas especialmente às presenças salesianas que compõem a Rede, sejam elas da cidade ou da periferia, onde estão inseridos educadores, educadoras, educandos e deucandas que entenderam que educação e comunicação precisam caminhar juntas.

Eu costumo dizer que a Educomunicação, onde quer que ela seja colocada ela fica bem! Ou seja, ela dá sentido às nossas práticas educativas, ela possibilita a descoberta e o desenvolvimento de talentos, ela consegue mover mentes, afetos, saberes… ela gera interconexão, interdependência, traz novidade, resolve conflitos, provoca aprendizagens.

Com o Seminário de 2023, a RSB se transforma em um espaço que valoriza e incentiva as práticas educomunicativas, mas especialmente se transforma em um espaço para que estas mesmas práticas tenham nome e sobrenome: são meninos e meninas, educadores e educadoras que deram o melhor de si e agora poderão compartilhar este melhor para que outros muitos, dentro e fora “dos muros” da RSB, se deixem seduzir pela Educomunicação. O Seminário vai apontar caminhos de maior protagonismo e inovação!”, diz a Coordenadora Nacional da Comunicação Salesiana, Ir. Maike Loes.

“O I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil será o primeiro evento na modalidade virtual que reunirá as Comunidades Educativo-Pastorais das presenças de todos os segmentos de atuação da Rede Salesiana Brasil: Escolas, Obras Sociais, Instituições de Ensino Superior, Rádios, Paróquias e outras presenças salesianas que compartilham o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da Educomunicação. 

A partir deste ponto de unidade e convergência, o evento tem potencial para impactar positivamente no fortalecimento da ação educativa em Rede e para a qualificação permanente dos processos educomunicacionais, à medida que possibilita a sistematização e a disseminação de práticas relevantes que vêm sendo desenvolvidas no cotidiano das presenças, envolvendo diversas áreas de intervenção da Educomunicacção, com ampla participação das equipes e expressivo protagonismo das crianças, dos adolescentes e jovens. Isso gera transformação!”, completa a Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Capítulo Geral XXIII – saúde e cura

Mornese (Itália). O assunto que Dom Thomas Menamparampil ofereceu às capitulares que estão fazendo seus exercícios espirituais, hoje, foi “a cura de si”: Ame a você

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.