Menu Principal

BLOG

Apresentação cultural emociona e desafia participantes do Encontro Nacional da RSB

“Emocionante”, “desafiadora”, “forte”, “comovente”, “maravilhosa”, “um grito que precisa ser ouvido”, “uma verdadeira palestra por meio da arte”. Foi com essas palavras que alguns dos participantes do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil sobre as Juventudes descreveram o impacto causado pela apresentação da Clarin Cia. de Dança no Momento Cultural do primeiro dia do evento.

Mais de 400 representantes da RSB estão reunidos em Aparecida (SP) para refletir sobre o tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede. No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”. Após um dia de intensas discussões, os educadores salesianos participantes ouviram a voz de um grupo de jovens das periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro que se propõe a gerar reflexão, aproximação e representatividade por meio da arte e, mais especificamente, da dança.

Com coreografias marcantes e muito bem executadas, os jovens integrantes da Clarin trataram sobre temas prementes para as juventudes, como o preconceito, o racismo, a violência policial, a violência contra a mulher, a gordofobia, a homofobia e a exploração sexual. São problemas vividos no cotidiano por uma ampla parcela dos jovens brasileiros, mas que são silenciados pela mídia e pelas instituições; muitas vezes, “varridos para debaixo do tapete”, como bem mostraram os jovens durante o espetáculo.

O Momento Cultural, assim, foi bem ao “estilo salesiano”: mostrou o protagonismo dos jovens, incentivou a expressão de questões sociais por meio da arte e desafiou os educadores salesianos à escuta atenta e acolhedora das juventudes e de seus anseios.

Por Ana Cosenza, com apoio da Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Equipes de Comunicação das Inspetorias Salesianas de Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.