Menu Principal

Presenças

Hospital Auxiliadora

Em 1919 inaugurava-se o Hospital Auxiliadora através do esforço da comunidade que sentia a necessidade de um atendimento digno e eficaz, a ponto de desobrigar os deslocamentos para a capital e outras cidades de maior porte para atendimento médico e internação hospitalar. Na época, era imperioso o atendimento aos casos de malária que somavam a outros problemas de saúde que acometiam a população.


A exemplo de hoje, os atendimentos hospitalares se tornam dispendioso e exigem dos gestores uma grande capacidade gerencial. Diante dos inúmeros obstáculos, os membros da comunidade que administravam o Hospital, viram os problemas se agigantando e alguns até de impossível resolução. Diante desta situação, o hospital foi fechado em 1928. Assim, viu-se a população novamente desassistida.


Considerando o clamor popular pela necessidade de um hospital, com a malária batendo às portas da população, a Câmara Municipal opta por repassar o Hospital à Diocese, na esperança e na certeza de que a Igreja encontraria maneiras de sustentar a então obra beneficente.


Assim sendo, desde 1929 o Hospital ficou sob a responsabilidade das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora que, com o apoio da sociedade três-lagoense levou em frente os ideais dos fundadores.


Desde o longínquo ano de 1919, o Hospital enfrenta as dificuldades inerentes às entidades beneficentes, que colocam o atendimento de qualidade acima de outros ideais.


Assim, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, com o trabalho das Filhas de Maria Auxiliadora, de funcionários leigos, de um corpo clínico apto ao exercício das suas funções, foi superando obstáculos, a ponto de se constituir hoje, em referência para toda uma macrorregião de saúde.
O transcorrer dos anos demonstrou que os problemas enfrentados na época não eram privilégio daquele momento histórico, mas sim, eles fazem parte da rotina dos serviços de saúde que se propõe a atender basicamente pelo SUS, horando os compromissos de universalidade, equidade e integralidade.


Ao assumir o papel de Referência para os Atendimentos Hospitalares para uma das 04 macrorregiões de saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, o Hospital Auxiliadora se insere nos princípios organizativos do SUS, oferecendo aos usuários serviços que demandam um maior aporte tecnológico, dentro de uma rede regional hierarquizada e regionalizada.


A parceria entre União, Estado, Prefeitura e Administração Hospitalar, têm possibilitado um grande avanço através da renovação do parque tecnológico, além da ampliação dos serviços de: Hemodiálise, Oncologia, Centro de Oftalmologia, Pronto Atendimento de Convênios 24 horas, Centro de Especialidades Médicas, UTI adulto, UTI Neonatal, Hemodinâmica, Centro de Diagnóstico por Imagem moderno e também a expansão de quatro novas salas do Centro Cirúrgico.


Recentemente o Hospital Auxiliadora passou a contar com algumas especialidades exclusivas na região, no caso: Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Cardíaca, garantindo alta complexidade em seus procedimentos e levando mais segurança e qualidade para toda a população. Além das ampliações, reformas e construções dos setores de Tecnologia da Informação, Higienização e Limpeza e visando a melhoria dos processos a terceirização da Lavanderia afim de contribuir com a eficácia das distribuições dos enxovais.
Assim sendo, ofertando e efetivando mais de 60% de seus atendimentos para o Sistema Único de Saúde, o Hospital de hoje, busca através de modernas práticas de gestão, otimizar recursos e se tornar autossuficiente, não abrindo mão da qualidade do trabalho oferecidos aos seus usuários. Apesar da contratualização Beneficente prever 60% dos atendimentos, hoje esse percentual ultrapassa os 80% dos atendimentos SUS, caracterizando a filantropia e o carisma salesiano em ofertar o restabelecimento da saúde a quem precisa.


Hoje, o Auxiliadora é referência para a região do bolsão sul-mato-grossense e atende dez municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.


O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é uma das instituições mais importantes para o Estado de Mato Grosso do Sul, além dos investimentos estruturais e de pessoas, foi preciso melhorar processos de qualidade, por isso desde 2013 o Auxiliadora atende com os melhores padrões em saúde, no ano de 2014 recebeu o Prêmio Ouro de Qualidade pelo CQH (Compromisso com a qualidade Hospitalar), tornando-se o único Hospital a receber o título no Estado. Em 2017, participou do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), e em 2018 o Hospital Auxiliadora foi Acreditado ONA (Organização Nacional de Acreditação), Nível, tornando-se o único hospital Beneficente do Estado de Mato Grosso do Sul a receber esse título, que reflete nos princípios de qualidade e organização institucional. No ano de 2019 o hospital novamente recebeu a auditoria do PQF, desta vez a revalidação e ampliação dos setores acreditados. E para contemplar nos anos de 2021 e 2022 o Hospital Auxiliadora novamente foi revalidado como ONA nível 1, representando o compromisso com a qualidade e segurança dos pacientes que são atendidos pela Instituição. Aumentando ainda mais sua capacidade no ano de 2023 busca o Nível 2 de certificação o que reflete ainda mais a responsabilidade e eficácia dos seus processos institucionais refletindo diretamente na melhoria dos atendimentos prestados.


O Hospital possui um parque tecnológico moderno, recentemente adquiriu um novo aparelho de tomografia, considerado um dos mais modernos do Estado de Mato Grosso do Sul, além de: Ressonância Magnética, Ultrassom, Raio-X, Hemodinâmica, conta também com serviços de Diagnóstico e Terapia, Laboratório de Análises Clínicas, são 32 especialidades médicas, sendo mais de 150 médicos.


O Hospital Auxiliadora, referência em saúde para a região Costa Leste do Estado de Mato Grosso do Sul, fez 103 anos em Maio de 2022 e atualmente possui cerca de 850 colaboradores, 150 médicos, capacitados para executarem seu trabalho e garantir mais qualidade e excelência nos atendimentos prestados aos pacientes.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.