Menu Principal

Presenças

Instituto Laura Vicuña – Uruguaiana – RS​

Instituto Laura Vicuña (ILV) foi fundado em 15 de fevereiro de 1962, a pedido do Bispo diocesano D. Luiz Felipe de Nadal. O bispo, ao ver o quadro da heróica Laura Vicuña, aluna Salesiana do Chile falecida em 22 de janeiro de 1904, disse: «Coloquem este quadro exposto na vitrine da Casa de Comércio Jacques com a frase: “Esta é a patrona do novo Instituto de Educação, recentemente fundado nesta cidade pelas Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de Dom Bosco”».

O ILV iniciou as suas atividades educativas em 1963, com a abertura da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 1973, tiveram início as demais séries até à 8ª série. O ILV teve, até o momento, 16 diretoras, sendo a primeira Ir. Maria Emma Linck.

Aos poucos a escola foi crescendo com a colaboração de pais e amigos que formavam um clima familiar, o que é próprio da Educação Salesiana. Com 20 anos de existência seu crescimento era perceptível, tanto na infraestrutura como em número de alunos.

Os investimentos e as realizações foram acontecendo: o novo prédio escolar para o Ensino Médio foi construído e inaugurado em 1985, quando da aprovação do Curso de Habilitação em Magistério, que funcionou até 1992. Em 1995 foi construído o Ginásio Esportivo, para a prática de esportes e aulas de Educação Física.

Além da melhoria na infraestrutura, o colégio tem buscado melhorar seus recursos pedagógicos, bem como o aperfeiçoamento dos professores. O ILV oferece ambientes saudáveis, material didático diferenciado e um projeto pedagógico que valoriza a individualidade do aluno. Tão grande quanto o espaço físico privilegiado é a riqueza do carisma salesiano que se desenvolve nas terras da Fronteira Oeste.

O trabalho de Gestão Integrada, iniciado em 2002, veio somar em qualidade a proposta do ILV, como instituição educativa que oferece educação salesiana atualizada e competente, visando o aprender a conhecer, a ser, a fazer e a conviver. 

O ILV, juntamente com as demais escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, integram a Rede Salesiana de Escolas, utilizando proposta a pedagógica e a atualização do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

www.ilv.com.br

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.