Menu Principal

BLOG

“Acampa Mazza” forma jovens líderes cristãos

Nos dias 7 e 8 de junho, aconteceu o primeiro “Acampa Mazza” do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé (PR), concretizando assim a 2ª etapa do Curso de Liderança (CDL), organizado pela equipe de Pastoral local, sob a orientação do Âmbito da Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

O CDL contribui para o desenvolvimento de líderes cristãos, desenvolve o autoconhecimento, a confiança, o trabalho em equipe e o reconhecimento de que Jesus Cristo é o grande líder.

Tudo teve início na noite do dia 7, quando os 12 jovens participantes chegaram, organizaram os ambientes e se dispuseram a viver a experiência com a formação de uma grande tenda. No decorrer da experiência inicial, os jovens foram surpreendidos por quatro ilustres visitantes salesianos: Dom Bosco, Madre Mazzarello, Laura Vicuña e Domingos Sávio, que contaram suas histórias de vida e depois desapareceram pelos espaços do colégio, e assim, teve início a uma divertida busca pelos personagens salesianos, com muitos obstáculos, uma forma lúdica e dinâmica de resgatar a salesianidade.

Para incrementar a experiência, aconteceu um Luau Karaokê aos pés da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com muita partilha de vida e histórias. Assim é uma verdadeira casa salesiana: repleta de alegria, música e amor pelos jovens.

No dia seguinte, as atividades foram retomadas iniciando com o “Grito de Paz” de cada equipe, com forte empolgação e dinâmicas, como a Corrida de obstáculos. As equipes participaram de uma sequência de atividades cujo foco era a Gestão do Tempo e das prioridades.

Em uma sequência de experiências práticas, o grupo desenvolveu o tema da Liderança inclusiva, refletindo como lidam com as diferenças e limitações de cada um, com a inclusão no cotidiano, as adversidades, as crises e críticas, aprimorando o trabalho em equipe.

Para encerrar o dia, houve um momento de Adoração ao Santíssimo, conduzido pelos seminaristas Bruno Gabriel e Felipe. Ponto forte foi o recebimento das cartinhas dos familiares, mostrando o quanto os jovens são especiais e amados.

Depoimentos de alguns dos participantes mostram a grandeza e a importância desta 2ª etapa do CDL:

«Desde o momento em que eu cheguei, a atmosfera era de acolhimento e união. As orações no começo da noite, nos trouxeram uma paz profunda, iluminando meu espírito com a proteção do Espírito Santo. As dinâmicas ao ar livre foram momentos de pura alegria e companheirismo. Com certeza me ensinaram lições valiosas sobre cooperação e apoio mútuo. Este acampamento não foi apenas um curso de liderança, foi um renascimento espiritual. Tenho certeza que cada um de nós saiu dali transformado, com uma nova clareza sobre nosso propósito e uma renovada energia para enfrentar os desafios da vida. Aprendi nesse acampamento que um líder inspira e guia com sabedoria, iluminando o caminho para que outros possam brilhar e alcançar seu pleno potencial.» (Julia C.)

«No momento em que cheguei percebi que ia ser muito diferente da primeira etapa do curso de liderança, mesmo tendo ficado maravilhada com a primeira, houve atividades nesta segunda etapa em que eu fiquei encantada, nelas aprendemos com ações, refletimos nossas ações, ouvimos e falamos, aprendemos a agir em grupo, mas principalmente ouvir todos e saber a melhor maneira de lidar em grupo, socializar e entender o lado de todos.» (Bianca F.)

«Chegar na escola e ser recebida com tanta ternura foi, com certeza, um momento de muita gratidão (…). A atmosfera acolhedora do ambiente contribuiu essencialmente para que as horas vividas se tornassem ainda mais especiais. Com o passar dos minutos, ao mesmo tempo que nos divertimos durante as dinâmicas propostas, foram momentos de muitos aprendizados, que marcaram evidentemente a minha vida. (…) encerrar o curso com uma surpresa tão especial que foram as cartas dos nossos familiares, de fato, pesou imensamente, o que ressalta ainda mais o carinho e dedicação com que foi feita a preparação dos momentos vivenciados no “Acampa Mazza”.» (Laura P.)

«A segunda etapa do curso de liderança foi espetacular, com muita diversão e emoção, mas também com união e respeito da parte de todos os participantes, espero que haja muitos outros como este para que muitas outras possam participar e vivenciar essa experiência especial e maravilhosa. (…) Na primeira dinâmica, era uma de se conectar com o Espírito Santo, onde todos seguravam uma fita e pegavam um bilhete com os dons do Espírito Santo, pra mim foi a melhor parte do “Acampa Mazza”; senti uma ardência no coração e uma sensação arrepiante. (…) tivemos um tempo de Adoração, ocorreu esse momento de cartas, teve muito choro, emoção, felicidade e corações quentinhos. Nessa parte eu realmente vi o quão emocionante é participar do curso de liderança e que é uma experiência única que eu amaria participar mil vezes. Não me arrependo do meu SIM.» (Laura F.)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Encontro de gestores da RSB-Social

No dia 28 de março, foi realizado, na Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, o Encontro da Rede Salesiana Brasil de Ação Social/ Polo São Paulo. Os

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.