Menu Principal

Presenças

Colégio Auxiliadora – Campos Novos – SC

O Colégio Auxiliadora foi fundado em 29 de março de 1954, pelas Irmãs Salesianas, Filhas de Maria Auxiliadora, por solicitação e total apoio do Padre Quintilio Costinni, Padre Carlista e vigário de Campos Novos. O primeiro colégio localizou-se na Rua do Expedicionário nº 323, onde hoje está a atual Prefeitura Municipal. Sua primeira diretora foi a Ir. Eugênia Leite, e a Inspetora da época, Ir. Palmira Ghisoni.

Sob o título de “Patronato Auxiliadora”, a obra tinha por finalidade especial, a educação cristã de crianças e jovens e acolher as vocacionadas para as Missões Salesianas do Amazonas, sob o prelado Missionário D. Pietro Massa, que deu maior apoio e força para que este sonho se concretizasse.

Em 1954, o Colégio iniciou as suas atividades com 62 alunos matriculados de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, antigo primário. Já em 1955, foram matriculados 88 alunos incluindo a classe da 5ª série do ginasial. Em 1959 as Irmãs se mudaram para o atual Colégio, que ainda se encontrava em construção, mas que já podia acolher melhor tanto a comunidade quanto a escola.

Em 1962, foram abertas as matrículas para o Curso Normal. A primeira turma concluiu seus estudos no ano de 1964 com 16 alunas. Mais tarde, em 1977, foi oferecido à comunidade de Campos Novos, o Curso em Habilitação de Laboratorista de Análises Clínicas em nível de 2º grau, correspondendo ao Ensino Médio Profissionalizante.

Faz parte da história do Colégio o curso de Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio, que passou a ser oferecido a partir de 18 de agosto de 1998 com 21 alunos matriculados no turno da noite. A 1ª turma celebrou a sua conclusão no dia 21 de dezembro de 1999.

Em 2001, deu-se início ao grupo de Salesianos Cooperadores, num esforço conjunto para o atendimento de realidades mais necessitadas, incrementando a AJS e a Infância Missionária.

De 1964 até 2015, 1307 alunos concluíram seus estudos no Ensino Médio.

Hoje o Colégio Auxiliadora conta com aproximadamente 400 alunos distribuídos nos cursos de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As Irmãs, desde a fundação da instituição, contribuem nas atividades paroquiais e de promoção humana e social. O Colégio Auxiliadora, em resposta aos desafios de cada tempo, implantou:

Atividades com grupos de ex-alunos.

Investiu na inovação e modernização de espaços importantes da escola.

Ingressou no regime de Ensino de 9 anos para o Ensino Fundamental, segundo a Lei n.º 11.114/2005.

A partir de 2001 percebeu-se que em um país com dimensões continentais, era necessário ter estrutura para atuar em todas as regiões e compreender suas diferenças e peculiaridades e foi assim que, através de um convênio celebrado entre os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, formou-se a RSE- Rede Salesiana de Escolas.

A Rede Salesiana Brasil, hoje é uma Instituição reconhecida nacional e internacionalmente por suas práticas educativo-pastorais nos mais diversos âmbitos, somando forças entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), leigos e leigas colaboradores para a propagação do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Ao longo dos anos, a Rede Salesiana Brasil de Escolas investiu no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de um material didático impresso e digital próprio, no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje e na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativas. Hoje, a RSB- Escolas é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios, como é o caso do Colégio Auxiliadora.

Em 2008, foi à primeira escola a implantar o Sistema Acadêmico integrado, abrangendo todos os setores da escola e permitindo aos pais o acompanhamento escolar de seus filhos e controle financeiro; aos alunos a visualização dos conteúdos contidos nos diversos componentes curriculares, via Internet.

Em 2014, o Colégio Auxiliadora inovou mais uma vez, dando um salto qualitativo e tecnológico, saindo na frente como primeira escola da região a implantar o Material Didático Digital, para as turmas do 6º ano Ensino Fundamental anos finais e 1º ano Ensino Médio. Em 2016, para todas as turmas do Ensino Fundamental anos finais ao Ensino Médio. Material construído de forma colaborativa e integrada, com conteúdos interativos e intuitivos, além de passar o ano todo por um processo de atualização em tempo real.

 

Infraestrutura

O Colégio Auxiliadora possui excelente estrutura com salas amplas e arejadas; quadras e ginásio poliesportivos; parque infantil com brinquedos apropriados para o desenvolvimento motor e lazer das crianças; salão com jogos de mesa; salão de atos; biblioteca ampla com grande acervo literário; modernos laboratórios de ciências, química, física e de informática, todos utilizados para o desenvolvimento de atividades propostas em cada nível; salas de aulas equipadas com equipamentos multimídia; salas temáticas de língua portuguesa, matemática e física, arte, idiomas (espanhol e inglês. Além de oferecer uma Capela Temática para o desenvolvimento espiritual da criança e do adolescente.

www.cnauxiliadora.com.br

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.