Menu Principal

BLOG

Quinta-feira Santa: Instituição da Eucaristia

Nesse dia celebramos a doação de Jesus por nós, bem como o sangue que derramou para nos dar vida.

A Instituição da eucaristia (última ceia), celebrada à noite, corresponde a nossa ação de graças pelas maravilhosas dádivas que, antes de morrer, Jesus nos deixa: a Eucaristia, o Sacerdócio e o mandamento do amor. Na celebração repete-se o gesto de Jesus lavando os pés dos discípulos, a fim de mostrar-lhes como a humildade e os serviço são as expressões mais concretas do verdadeiro amor: ‘Amai-vos como eu vos tenho amado‘.

A comunhão sacramental tem um sentido muito particular, pois nesse dia é celebrada a instituição da Eucaristia. Ao terminar a celebração, faz-se uma procissão rápida para levar o Santíssimo a um lugar preparado. Estará em exposição para a adoração dos fiéis.

Na manhã de Quinta-feira, na Catedral, há uma missa, chamada Missa do Crisma. Nesta missa, com a participação de todos os sacerdotes e delegações das paróquias diocesanas, o bispo consagra os ‘Santos Óleos‘, que serão utilizados nas paróquias para a administração dos sacramentos.

Em resumo:
· Nesta noite se celebra a ‘noite em que o Senhor se entregou para morrer em nosso favor. O Prefácio da Oração Eucarística centra muito bem o sentido deste dia no relato da Última Ceia.
> Nesta noite recordamos de uma maneira solene o que todos os dias recordamos na missa: Jesus entregando seu Corpo e seu Sangue por nossa salvação.
> Iniciamos o Tríduo Pascal.
> As vestes brancas e ornamentos traduzem a festa da Ceia Pascal.
> O lava-pés quer ser símbolo atualizado do que Jesus fez: É serviço humilde. É desejo de ajuda mútua e fraterna. É expressão de que todos devemos lavar os pés uns dos outros.
> A comunidade é chamada a acolher os Santos Óleos do Batismo, da Unção dos enfermos e da Crisma. Dos sete sacramentos com que a Igreja nos acompanha na vida, utilizamos o óleo em cinco. O Óleo que unge o corpo é sinal visível do Espírito que unge a alma.
> A visita ao altar do santíssimo é uma expressão de fé no Sacramento da Eucaristia. É atitude de gratidão e amor.
> Neste dia convém a comunidade manifestar gratidão, de um ou outro modo, ao pároco e sacerdotes presentes, parabenizando-os.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Semana Missionária Salesiana 2017

Entres os dias 22 a 29 de julho, os jovens da Escolas Salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora de São Paulo participarão da Semana Missionária.

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

ECOS Polo 2021

O Encontro de Comunicação Social dos Polos (ECOS Polo) 2021 foi realizado de 26 a 28 de maio, via plataforma Zoom, com o objetivo de

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.