Menu Principal

Educação

Etapas de Formação

Etapas de formação – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

Salesianas de Dom Bosco

Todas as etapas de Formação são pensadas para orientar a jovem na resposta ao chamado de Deus à luz do Carisma, das necessidades que emergem dos contextos e de situações culturais atuais, possibilitando o aprofundamento de sua resposta vocacional.

Acompanhamento e orientação vocacional  – Tempo indeterminado

Esta etapa privilegia o conhecimento recíproco entre a jovem candidata e a equipe vocacional; aprofunda o processo da Iniciação à Vida Cristã, ajudando transformar a fé inicial em uma fé progressivamente adulta; apresenta a espiritualidade salesiana; oferece o acompanhamento pessoal e encontros grupais, propõe o engajamento na própria paróquia e a participação nas atividades Inspetoriais e locais da Pastoral Juvenil; Ao longo deste período, são realizadas visitas à família pela animadora vocacional.

 

Convivência vocacional – Tempo indeterminado

Tempo de conhecimento recíproco entre a jovem candidata e a Inspetoria, realizado no convívio contínuo em uma comunidade religiosa. Tempo de experiência fraterna, de oração, de conhecimento de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Inserida na Comunidade Educativa e Eclesial, a jovem vocacionada realiza atividades pastorais junto às crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Nesta etapa, são propostas as bases para a formação integral da personalidade feminina, possibilitando à jovem, avaliar seu projeto vocacional, inserida no contexto do Instituto. A Comunidade observa se a candidata possui as características e aptidões para a vida salesiana. Em caso positivo, a jovem poderá solicitar o ingresso no Aspirantado.

 

Período de discernimento e orientação (aspirantado)  – 1 a 3 anos

Tempo de orientação e discernimento. Nesta etapa a jovem faz a experiência de convivência fraterna, de vida comunitária e apostólica no Instituto. Aprofunda responsavelmente o autoconhecimento, a vida apostólica e a experiência de Deus.

“Importante que se propicie à candidata uma gradual participação que a leve ao amadurecimento no senso de corresponsabilidade e no amor ao dever cotidiano. Será motivo de atenção especial tudo o que contribui para a formação integral da sua personalidade como mulher” (Reg. FMA 81).

Tempo de estudo e aprofundamento da intuição vocacional, mediante uma vivência cristã mais intensa e um maior conhecimento de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

A aspirante, após ter verificado concretamente, nesse tempo de acompanhamento, o seu projeto vocacional, e, possuindo as qualidades requeridas para a vida salesiana, poderá ser admitida ao postulado.

 

Postulado – 10 meses a 2 anos – idade mínima 18 anos

Tempo para aprofundar o chamado de Deus e realizar, gradual e serenamente, as rupturas evangélicas indispensáveis para o encontro autêntico e pessoal com Cristo e maior generosidade e dedicação à missão juvenil. (cf. Const. FMA 88)

“Intensifica a própria formação por meio de válidas experiências de oração e de vida comunitária e apostólicas, uma preparação doutrinal mais diligente e uma progressiva assimilação do espirito de Dom Bosco e Madre Mazzarello”. (Const. FMA 88)

Tempo que possibilita a “…entrada no processo de interiorização dos valores e de gradual desprendimento de si mesmas e das coisas, em vista de uma maior abertura à vontade de Deus” (cf. Reg. FMA 87)

No final desta etapa, possuindo as disposições necessárias para viver a vocação de FMA, a jovem poderá fazer seu pedido, por escrito, para ser admitida ao Noviciado.

Noviciado – 2 anos

É o período de verdadeira iniciação à Vida Religiosa. No confronto com a Palavra de Deus, no estudo e aprofundamento das Constituições e da integração de trabalho e oração, aprofunda as exigências do seguimento de Cristo na vocação salesiana. (cf. Const. FMA 90)

O acompanhamento da Mestra e a experiência da vida comunitária e apostólica favorecem seu discernimento vocacional.

“ A noviça aproveita toda oportunidade para um diálogo construtivo e esclarecedor sobre os valores e as exigências fundamentais da vocação religiosa; valorize para isto o encontro pessoal com a mestra e a Inspetora”. (Reg. FMA 92)

Ao concluir esta etapa, a noviça, se considerada apta, poderá fazer o pedido para ser admitida no Instituto e professar os votos temporâneos de castidade, pobreza e obediência, assumindo a identidade de Filha de Maria Auxiliadora.

Juniorato –  6 a 9 anos

O Juniorato abrange o período dos votos temporâneos, renovados anualmente por quatro anos e, em seguida, por um biênio. Neste tempo, a Irmã Juniorista vive nas comunidades das FMA. Esta etapa tem por finalidade a preparação da Irmã para a consagração total de si a Deus no seguimento de Cristo, a serviço da missão no estilo do Carisma Salesiano.

“Tem em vista consolidar na Filha de Maria Auxiliadora a vida de união com Deus e o senso de pertença ao Instituto…”  (Const. FMA 96).

A Irmã poderá completar e/ou aprofundar sua preparação teológica, pedagógica, salesiana e atuação pastoral. Ao término, a jovem poderá apresentar seu pedido para ser admitida, em perpétuo, no Instituto das FMA.

Formação Permanente

A formação permanente acompanha a FMA ao longo de seu caminho, vivido em fidelidade a Deus, no espírito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e em resposta às expectativas da Igreja e das jovens, a assumir a sua autoformação.

A comunidade é sujeito e lugar de formação permanente. Mediante o empenho de cada um de seus membros, torna-se, por sua vez, formadora, propõe a si mesma metas e objetivos e periodicamente revê a atuação dos mesmos para responder aos desafios da contemporaneidade junto às juventudes.

A Religiosa responde com fidelidade e criatividade ao desejo de Dom Bosco: “Ser monumento vivo de gratidão a Maria Auxiliadora”.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.