Menu Principal

BLOG

Abertura da Conferência Internacional

Com as saudações de Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que deu as boas-vindas às autoridades, aos 270 participantes presentes na sala de teatro da Casa Geral e aos cerca de 1300 inscritos online, no dia 25 de setembro de 2022 Abriu-se a sessão introdutória da Conferência Internacional “Contribuição das FMA à educação (1872-2022). Caminhos, desafios e perspectivas” , organizado pela Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium” por ocasião do 150º aniversário de fundação do Instituto.

Entre os presentes na sala, o Sr. Jean Jude Piquant, Embaixador do Haiti junto à Santa Sé, bem como Salesianos de Dom Bosco, FMA Professoras, Ex-alunas e estudantes da Faculdade, estudiosos e estudiosos de diversos países do mundo.

Antes de continuar a saudação, Irmã Piera Ruffinatto , Decana da Faculdade “Auxilium”, entrega a Madre Clara um exemplar do volume “As FMA no mundo (1872-2022). Educação pelas imagens”, editado por Ir. Grazia Loparco e Ir. Angela Marzorati, responsável pela documentação fotográfica do Instituto FMA.

Paola Ilari , Conselheira para as políticas educativas do III Município de Roma, região da capital onde se encontra a Casa Geral, em sua saudação destaca o precioso trabalho das FMA no território, como presença caracterizada por uma dimensão internacional, dada a conformação particular da sede do Instituto Internacional.

Madre Yvonne Reungoat , Superiora Emérita do Instituto FMA, intervém como Presidente da União das Superioras Maiores da Itália (USMI), que reconhece que neste complexo “hoje”, o carisma educativo salesiano como “força motriz, criativa, inovadora, capaz de fazer aflorar o potencial do bem presente na vida dos jovens: de todos os jovens” . O aniversário de 150 anos é um “trampolim” para continuar sonhando grande com realismo otimista, pois todo processo de transformação começa pela educação.

Reinhard Helserer, Presidente da organização sem fins lucrativos austríaca Jugend Eine Welt, apresenta-se com um bolo Sacher, sinal de celebração e presente à assembleia, defendendo que “somos chamados a mudar, a lutar para dar visibilidade e dignidade aos jovens, às mulheres” e, portanto, agradecendo as “hijas” de Maria Auxiliadora, “ porque quem educa uma mulher educa um povo” .

Recordando o Pacto Educativo Global do Papa Francisco, Maria Carmen Castillon , Presidente da Conferência Mundial das Ex-alunas FMA, faz uma pergunta: “Como podemos nós, participantes deste Congresso, colaborar e participar plenamente nos desafios e confrontos presentes hoje e deveria ser o futuro da educação agora e no futuro? Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, disse certa vez: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

O Sr. Antonio Boccia , Coordenador Mundial dos Salesianos Cooperadores, através da metáfora do diapasão, anima as FMA que, chamadas pelo Senhor, começaram a vibrar a nota do carisma salesiano, a “acordar” seus corações, para o mesmo som pode “vibrar os jovens”, justamente porque “a educação é coisa do coração”.

Finalmente, são lidas as mensagens enviadas por grandes personalidades: o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime , Card. Angelo De Donatis , Vigário do Santo Padre para a Diocese de Roma e o Papa Francisco , que convidam as FMA ser “Presença” na Família Salesiana, na Igreja local e na Igreja universal, chamados a ser companheiros de viagem no crescimento de homens e mulheres corajosos, sensíveis e humanos.

No discurso introdutório à Conferência, Ir. Grazia Loparco, Professora de História da Igreja, – que no início pergunta “qual é a contribuição específica que o Instituto das FMA é chamada a oferecer a partir da atitude preventiva que o caracteriza, na diálogo com os desafios emergentes” – reitera que “a finalidade fundamental do Congresso é colocar-se na mudança de época com a contribuição da educação feminina salesiana” .

Depois de ter ilustrado as metas e objetivos, processo e articulação, conclui:

“O canteiro de obras está aberto, para contribuir online para a realização de objetivos comuns para quem promove a paz com tenacidade artesanal, se preocupa com a renovação da sociedade e acredita que a educação é a chave”.

A marcação, para o Convegnisti, é para o dia seguinte, 26 de setembro, no qual entraremos nos trabalhos da Primeira Sessão – Caminho histórico entre dados e experiências .

Os textos das saudações e mensagens, a apresentação da Conferência e todos os demais relatórios oferecidos durante os dias, estão disponíveis no site da Conferência, na Área de Materiais.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.