Menu Principal

BLOG

Lar Padre Jacó celebra 42 anos de fundação

No dia 02 de abril, o Lar Padre Jacó de Itajaí (SC), completou 42 anos de sua fundação. Para celebrar esta data importante foi realizado um “Bom-Dia” e “Boa-Tarde” especiais preparados pela Diretora, Irmã Darci Pretti, nos quais retomou as origens da instituição e o papel importante que desempenhou então o Padre Jacobus Hendrikus Koopman. Também foram produzidos pequenos vídeos com depoimentos de crianças e adolescentes que frequentam o Lar Padre Jacó e de ex-alunos que passaram pela Instituição.

A seguir podemos conhecer um pouco mais da história desta importante obra de Ação Social:

Na década de 70, o pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, de Itajaí (SC), o padre Jacobus Hendrikus Koopman, se sensibilizou diante da situação de pobreza e vulnerabilidade das crianças e adolescentes da região. Diante dessa situação, em 1981, criou a “Associação para atendimento ao menor”, juntamente com um grupo de pessoas da comunidade, porém, somente em 02 de abril de 1982, após a morte do Padre Jacobus, é que a Associação se tornou oficial. Esta passou a ser dirigida por um grupo de casais, inicialmente sob a direção do casal Ivo Ramos – “Kavico” – e Catarina Lenir Ramos.

O Lar Padre Jacó teve início como um internato, acolhendo crianças e adolescentes órfãos. Em 04 de fevereiro de 1990, a Associação Pró-Menor Lar Padre Jacó foi entregue para a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Na época, funcionava como um orfanato misto, com regime de internato, com capacidade para 25 crianças, localizado no Bairro Fazenda.

A partir do ano de 1995, já com a devida ampliação das dependências, foi possível iniciar o trabalho hoje desenvolvido, que se caracteriza com a perspectiva socioeducativa, oferecendo um programa de jornada ampliada para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos.

Atualmente o Lar Padre Jacó, instituição que pertence à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), oferece – em parceria com o município de Itajaí – o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o qual atende diariamente 280 crianças e adolescentes na faixa de 06 a 17 anos de idade. A instituição também oferece quinzenalmente à comunidade o Oratório Festivo, nos sábados pela manhã, contando com uma parceria  com a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, além de diversos outros serviços sociais de atendimento às famílias carentes da região.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Vamos a Mornese, a caminho de Belém

Na Mensagem de Saudações Natalinas, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola, chega às origens do Instituto das FMA:  “…Venha logo!

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.