Menu Principal

BLOG

3º Acampamento de Voluntariado VIDES

Nos dias 06 e 08 do mês de março de 2020 foi realizado, na sede da OSAF, em Araras-SP, o 3º Acampamento de Voluntariado VIDES, iluminado pelo tema “Meu Futuro, Nosso Planeta”. Estiveram presentes jovens das casas salesianas de São Paulo, Santo André e Araras, dedicados a vivenciar uma experiência de partilha e envolvimento na ação voluntária.

Foram dias intensos que não serão esquecidos. Começamos nossas atividades na noite de sexta-feira, dia 06, com uma apresentação musical e a realização de dinâmicas destinadas ao acolhimento da juventude. Tais atividades visavam não somente a apresentação e interação entre os participantes, mas a provocação em relação ao cuidado com a Casa Comum, com o futuro do nosso planeta. Terminamos este primeiro dia, com a certeza de que somos responsáveis diretos pela preservação de nosso ambiente e de que a ação voluntária é fundamental para transformar o mundo ao nosso redor.

Nosso segundo dia, começou cedo com uma sensibilização sobre a Campanha da Fraternidade, a partir da figura do Bom Samaritano. Percebemos que não olhamos com atenção para  nossos semelhantes e o que, muitas vezes, somos cegos diante de suas necessidades. Renovados pelo espírito do Bom Samaritano, partimos, em grupos, para a ação voluntária. No Oratório Salesiano foi feita a pintura dos brinquedos do parquinho, a preparação da terra e plantio de mudas na horta, a visita aos idosos da comunidade e às atividades de artesanato. O “bom dia” contou com a presença de todos e celebrou o Dia Internacional da Mulher com a reflexão das conquistas em prol da igualdade entre os gêneros. No final do dia, reunidos em grupos de trabalhos, os jovens elaboraram apresentações a partir do tema da Campanha da Fraternidade, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Nos emocionamos e nos alegramos ao redor da fogueira, concluindo a noite felizes e ao mesmo tempo tristes por se aproximar o final do acampamento.

No domingo, dia 08, os jovens celebraram as ações voluntárias do acampamento na Celebração Eucarística junto à comunidade de Santo Antônio. A Igreja estava lotada e pudemos agradecer toda à hospitalidade a nós oferecida, além de apresentar os objetivos do Acampamento VIDES. O momento da despedida estava próximo, mas ainda restava energia. A avaliação do encontro foi realizada e vídeos acerca da experiência foram produzidos pelos jovens. Após o almoço, nos despedimos com a certeza do dever cumprido e com o desejo de multiplicar as ações voluntárias em nossas casas. Olhando para os jovens que choravam e se abraçavam, era possível ver o brilho no olhar pela experiência vivida. A percepção deles em relação ao outro nunca mais será a mesma.

 

Texto: Alan Nardi 

Fotos: Marcos Rogerio da Silva

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.