Menu Principal

BLOG

Irmãs da Terceira Idade participam de retiro anual para fortalecer a fé e a conexão com Deus

Durante o mês de setembro, as comunidades de Irmãs idosas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, vivenciaram o período do Retiro anual, cujo tema foi “Maria Domingas Mazzarello, uma mulher de coração ardente e pés a caminho”. O retiro foi orientado por Irmã Lucia Nair Tironi, atualmente diretora da comunidade religiosa de Araras (SP), com o apoio, na preparação, de Irmã Helena Gesser, coordenadora inspetorial do Âmbito da Formação.

A primeira comunidade que realizou o Retiro Anual foi o Instituto São José, de Campo Grande (MS), de 3 a 6 de setembro. A comunidade de Rio do Sul (SC), do Instituto Maria Auxiliadora, realizou o retiro anual um pouco mais prolongado: de 10 a 14 de setembro. Já a comunidade Maria Auxiliadora, de Lorena (SP) viveu a experiência do retiro de 17 a 20 de setembro. Por fim, de 24 a 27 de setembro, foi a vez da comunidade Santa Teresinha, da Lapa, na capital paulista. No total, foram quase 90 Irmãs que tiveram a oportunidade de rezar e refletir em companhia de Madre Mazzarello, aprofundando a figura da Cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) associada ao tema do 3º Ano Vocacional proposto pela Igreja do Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho”.

Por meio de reflexões, dinâmicas, partilhas e muita oração, as participantes puderam contemplar Madre Mazzarello como um dom de vida, uma mulher de coração apaixonado por Jesus e pelas meninas de seu tempo; aquela que aceitou ser, junto com a primeira comunidade de Mornese, monumento vivo do nascente Instituto. As reflexões conduzidas por Irmã Lucia apresentaram Madre Mazzarello como a FMA que gerou comunhão por onde andou e que fez da casa de Mornese a “Casa do amor de Deus”. Viveu em saída missionária mesmo não sendo a missionária ad gentes como desejava seu coração e, por amor, ofereceu a própria vida pelo Instituto e pelos jovens e meninas de ontem e de hoje.

«O clima construído nos dias de retiro foi de muita abertura, oração, recolhimento, confronto com a própria vida e retomada do caminho de fidelidade e santidade. Mesmo com a saúde debilitada, as Irmãs entregaram a Deus suas dificuldades como oferta para o bem das pessoas que também passam por sofrimentos. Isto nos leva a dizer que elas são colunas que sustentam a missão das FMA e a vida da Igreja», afirmou Irmã Lucia.

Na partilha final, as Irmãs expressaram contentamento pela vivência e gratidão pelos dias cheios da graça do Senhor. «Foi emocionante ver em cada irmã o testemunho de uma vida totalmente entregue à juventude e felizes, porque apaixonadas pelo Senhor da vida!», concluiu a orientadora.

O Retiro anual é uma prática na vida das Religiosas, indicada pelas Constituições do Instituto, e traz grandes benefícios para as Irmãs, tais como: maior conexão com o Transcendente, capacidade de discernimento, de perdão e melhora na qualidade de vida e das relações comunitárias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Na última sexta-feira (28), das 14h30 às 16h30 (horário de Roma), aconteceu mais um Webinar promovido pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que reuniu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.