No dia 18 de abril, durante a realização de uma aula da Unidade Curricular Eletiva (UCE) “O Prefeito”, realizada pelo Colégio de Santa Inês, de São Paulo/SP, uma turma de jovens do Ensino Médio teve a oportunidade de conhecer a horta mantida pelas Irmãs da comunidade da sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). A proposta dessa vivência era compreender o funcionamento da agricultura familiar e do pequeno produtor, aprendendo processos de plantio e demais técnicas, como compostagem e reaproveitamento de alimentos.
Os estudantes foram recebidos pela Irmã Maria Gazzetto, Filha de Maria Auxiliadora, italiana de origem e missionária no Brasil, responsável pelos cuidados com a horta. Além de orientá-los sobre diversos aspectos relevantes no trato de hortaliças, ervas, temperos e diversos vegetais, Irmã Gazzetto, como é conhecida, incentivou todos a terem contato direto com os métodos utilizados na rotina do local.
Essa vivência não só ajudou a aliar conceitos teóricos com a parte prática, mas também aproximou as Irmãs da Casa inspetorial aos jovens. Para o estudante Romano, da 1ª Série do Ensino Médio, conhecer a Irmã Gazzetto foi muito bom. “Eu não tinha conhecido ela ainda, ela é de outro país, acho que lá da Itália… Foi legal ajudá-la (…). Foi a segunda vez que eu fui lá na horta, conhecer melhor a horta e a escola também”, afirmou Romano.
O jovem Gabriel, da 2ª Série do Ensino Médio, também relata a importância de atividades que aproximam os estudantes com as Irmãs da Casa inspetorial. Segundo ele, “o contato que a gente tem com elas é aqui no recreio (…), mas é legal ver que tem uma Irmã que cuida da horta, sabe? Uma Irmã para cada função, elas se ajudam para tornar esse ecossistema funcional”. Ele acrescenta que isso proporcionou uma vivência em um local não muito conhecido pelos estudantes. “Tinha muita gente que falou ‘Meu Deus, eu não sabia que esse lugar existia!’”, comentou o estudante.
Gabriel complementa que a atividade contribuiu para compreender mais sobre a importância do reaproveitamento. “A Irmã contou como funciona a questão de reaproveitar as cascas de fruta e restos de comida que normalmente seriam jogados fora. Ela mostrou como é que faz isso na horta, deixa a terra mais viva, com mais nutrientes e é melhor para plantar”. Ele reforça que esse momento também foi de encontro ao que se fala sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015: “Eu pensei nesse relacionamento com as ODS (…). Eu achei bem bacana. Ajuda a gente a pensar: ‘o que eu posso fazer em casa?’ Não é todo mundo que quem terra (…), mas a questão da importância do lixo reciclável, do que pode ser reaproveitado, do que não pode…”.
A UCE “O Prefeito: o Bom Cristão e o Honesto Cidadão na Prática” é ministrada para estudantes do Ensino Médio do Colégio de Santa Inês pelo professor Pedro Paulo da Silva de Sá. Um de seus objetivos é reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes individual e coletivamente, assegurando a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis. Por meio das aulas, que combinam a teoria e a prática, os estudantes trabalham conceitos das Ciências Humanas e Sociais aplicadas. Além disso, essa acaba se tornando uma excelente oportunidade de explorar diversas áreas de conhecimento, ampliar horizontes e desenvolver potencialidades, contribuindo assim para a construção do Projeto de Vida de cada jovem.