Menu Principal

BLOG

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022

De 18 a 25 de janeiro acontece a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a iniciativa ecumênica em que os cristãos de todo o mundo, pertencentes a diversas tradições e confissões, reúnem-se espiritualmente em oração pela unidade da Igreja. Iniciada oficialmente pelo reverendo episcopal Paul Wattson em Graymoor (Nova York) em 1908 como Oitavário pela unidade da Igreja, com o augúrio de que se tornasse prática comum, realiza-se todo ano entre a Festa da Cátedra de São Pedro e a da conversão de São Paulo.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos confiou ao Conselho das Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano, a tarefa de escolher o tema e redigir os textos para a Semana de Oração de 2022. O tema escolhido é:

No Oriente vimos aparecer a sua estrela e viemos aqui para adorá-lo” (Mt 2, 2).

A estrela surgida no Oriente, que guiou os Magos à descoberta do Senhor Jesus, símbolo da manifestação, é “o tesouro que os cristãos do Oriente Médio podem oferecer aos seus irmãos e irmãs em todo o mundo”.

Na introdução teológico-pastoral do subsídio lemos:

As divisões entre nós amortecem a luz do testemunho dos cristãos e obscurecem a estrada, impedindo que outros encontrem o caminho que conduz a Cristo. Ao contrário, cristãos unidos que adoram Cristo juntos e abrem os seus cofres numa troca de dons, tornam-se sinal da unidade que Deus deseja para toda a criação”. 

«Nunca como nestes tempos difíceis sentimos a necessidade de uma luz que vença as trevas, e essa luz, como proclamam os cristãos, manifestou-se em Jesus Cristo», sublinha o Pontifício Conselho na Introdução do subsídio, ilustrando o contexto em que foi preparado:

“Os cristãos do Oriente Médio oferecem este material para a Semana de Oração pela Unidade, conscientes de que o mundo compartilha muitas das suas angústias e dificuldades que experimentaram e anseia por uma luz que possa dissipar as trevas no caminho para O Salvador. (…) Agradecemos de todo o coração aos membros do Grupo Local e oramos para que uma maior unidade entre os cristãos no Oriente Médio e no mundo possa contribuir para uma vida mais digna, justa e pacífica para todos os homens e mulheres do nosso tempo e para os tempos que virão”.

o Papa Francisco, no Ângelus de 16 de janeiro de 2022, recordou a iniciativa, convidando à oração e à oferta dos sofrimentos por esta intenção:

“Também nós cristãos, na diversidade das nossas confissões e tradições, somos peregrinos a caminho da plena unidade, e nos aproximamos da meta quanto mais mantemos o olhar fixo em Jesus, nosso único Senhor. Durante a Semana de Oração, oferecemos também as nossas fadigas e sofrimentos pela unidade dos cristãos”. 

Na conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em 25 de janeiro de 2022, em Roma, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, o Santo Padre presidirá a celebração das Segundas Vésperas na solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo.

Materiais e aprofundamentos:

Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Escritório Nacional CEI do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Ecos da Assembleia BAP

«Querida Irmã Alaíde, Obrigada por nos proporcionar momentos tão ricos de crescimento e de Salesianidade. Obrigada a todas as Irmãs e leigos empenhados e empenhadas em

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.