Menu Principal

BLOG

Mensagem de Saudações de Natal da Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola

Na mensagem de Natal, a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola, destaca a busca dos Reis Magos:

Queridas irmãs,

para este Natal gostaria de me deter convosco sobre o versículo do Evangelho de Mateus que mostra os Magos à procura do Rei dos Judeus: “Vimos despontar a sua estrela e viemos para adorá-lo” (Mt 2, 2).

Estranhos personagens os Magos. Deixam as suas seguranças para buscar um caminho que os leva para longe. Não há informações precisas sobre eles. Quase nada se sabe, só sabemos que vêm do oriente e seguem uma estrela.

São peregrinos da Luz, aquela que ilumina cada pessoa, luz da qual a estrela é anúncio e promessa. A estrela. Um sinal que vem do céu para indicar que a obscuridade foi vencida para sempre. O grande pintor Van Gogh escreveu que a necessidade de Deus o levou a sair de noite para pintar as estrelas. Sim, porque Deus nos fez assim: impregnados ​​de desejo do infinito e orientados, como os magos, para as estrelas.

Adorar a Deus significa aprender a estar com Ele, a parar para dialogar com Ele, sentindo que a sua presença é a mais verdadeira, a melhor, mais importante do que tudo. Adorar o Senhor significa declarar diante dele que Ele é o único Deus da nossa vida, da nossa história.

Os Magos que partem ao nascer da estrela ensinam-nos que devemos sempre recomeçar a cada dia na vida. A fé é como uma viagem fascinante, embora muitas vezes ansiosa, sempre à procura de Deus. Nós, como os magos, aprenderemos que mesmo nas noites mais escuras brilha uma estrela. É a estrela de Jesus, que ilumina a nossa vida.

Clique aqui e confira o vídeo completo

Vimos a estrela!

Estamos na conclusão da Celebração do 150º aniversário da fundação do nosso Instituto e a estrela me faz pensar num episódio da nossa história: era a festa da Epifania de 1872 quando vimos uma estrela e escutamos o chamado missionário!

Desde aquele dia, brilha a estrela da esperança na Igreja para os jovens e as jovens de todo o mundo. Desde aquele dia nos foi confiada a missão de ser estrelas que brilham no mundo para iluminar de luz e de esperança a nossa contemporaneidade e continuar o caminho, escutando as palavras que o Papa Francisco nos disse no encontro com as Capitulares no dia 22 de outubro de 2021:

“A grande responsabilidade é colaborar com a criatividade do Espírito Santo, para revisitar o carisma e fazer com que expresse a sua vitalidade no hoje. Daí deriva a verdadeira ‘juventude’, porque o Espírito faz novas todas as coisas […] Não esqueçais a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de quantas, maravilhadas, iniciaram este caminho. Maria Auxiliadora vos ajudará: sois suas filhas!”.

Com esta certeza acolhamos o mistério do Natal na nossa vida, na vida das famílias, das comunidades educativas. Confiamos à proteção de Maria, Mãe e Auxílio, Rainha da Paz, as situações de sofrimento e dificuldade em que se encontram as nossas Irmãs e as comunidades educativas, por causa da guerra, da violência, da pobreza, dos direitos pisados.

Vimos uma estrela! Uma Luz, Jesus, que ilumina o futuro da humanidade também nos lugares mais escondidos da terra! Uma Estrela, Jesus, a verdadeira luz!

Com estes sentimentos desejo um sereno e santo Natal, na alegria e na luz da contemplação deste mistério e em ação de graças ao Pai pela sua misericórdia infinita para com um mundo que aspira sempre mais à esperança e à paz.

Feliz Natal!

Roma, 24 de dezembro de 2022

Irmã Chiara Cazzuola
Superiora Geral do Instituto das FMA

Texto completo da Mensagem

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Vamos a Mornese, a caminho de Belém

Na Mensagem de Saudações Natalinas, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola, chega às origens do Instituto das FMA:  “…Venha logo!

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.