Menu Principal

BLOG

Realizado o 17º Congresso sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco 

“Da mihi animas, coetera tolle” (Dai-me vidas e ficai com o resto) e “Fazei tudo por amor, nada por força”, foram respectivamente o tema e lema do evento.

Inspetoria Salesiana São Pio X de Porto Alegre (SDB) e a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de São Paulo (FMA) realizaram, nos dias 23 e 24 de setembro, o 17º Congresso sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco.
O evento ocorreu no Instituto Salesiano de Assistência Social de Curitiba, PR, e contou com, aproximadamente, 240 participantes, vindos das duas inspetorias. Salesianos e Salesianas, educadores e educadoras e Família Salesiana refletiram sobre a figura e a espiritualidade de São Francisco de Sales, festejando os 400 anos da morte do santo em 1622.

O congresso iniciou com a celebração eucarística na Igreja São Cristóvão, sendo presidida pelo conselheiro para a região América Cone-Sul, padre Gabriel Romero, e concelebrada pelos salesianos presentes no encontro.
No final da eucaristia, a inspetora Salesiana de São Paulo, irmã Alaíde Deretti, e o inspetor salesiano de Porto Alegre, padre Gilson Marcos da Silva, abriram os trabalhos do congresso.

O primeiro dia foi dedicado ao contexto histórico, pensamento e espiritualidade de São Francisco de Sales. Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB, apresentou o contexto histórico e o padre Aldino Kielsel, dos Oblatos de São Francisco de Sales, OFS, abordou o pensamento e a espiritualidade do santo.
O segundo dia do congresso foi aberto com a celebração da eucaristia, presidida pelo padre Gilson. Nesse dia foram realizadas quatro palestras com os assessores: padre Tarcizio Paulo (Da mihi animas e o acompanhamento salesiano) e Maria Teresa Rosa (O chamado a santidade e “Fazei tudo por amor, nada por força”).  

Fonte: Padre Tarcizio Paulo Odelli

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Voluntariado no Recanto da Cruz Grande

Depoimento do Voluntário Gabriel: Sou Gabriel da Gama Roque, tenho 27 anos, trabalho como Analista de Sistemas num laboratório de realidade virtual na Universidade de

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.