Menu Principal

BLOG

Escola salesiana celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com acolhimento, amor e representatividade

No dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi realizado no Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana/RS, um encontro de reflexão, amor, alegria e acolhimento para os estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA, para suas famílias e a comunidade escolar.

Organizado pela educadora especial responsável pelo Atendimento Educacional Especializado – AEE, Renata, em parceria com as famílias, este evento propiciou uma vivência formadora de valores como respeito, cooperação e inclusão, o que reforça ainda mais a identidade de uma casa salesiana: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

 O encontro teve como objetivo unir e acolher as famílias e os estudantes em suas singularidades. Um espaço sensorial com espumas, massinhas, bolhas de sabão e outros materiais, assim como um espaço gastronômico com mesa partilhada e música ao vivo, foram planejados para esse momento de encontro e alegria.

Vânia, mãe do estudante Joaquim (5 anos) com diagnóstico de TEA, relata que foi maravilhoso e inexplicável cada momento que vivenciaram ao lado do filho. «Nós brincamos, nos sujamos, aproveitamos com outras crianças, nos sentimos felizes em poder estar na escola e fazer parte. Toda a família participou: mãe, pai Joel e os irmãos: Miguel, Roberta e Vitória. Acreditar no nosso filho Joaquim, nos fez enxergar um mundo melhor e ter certeza que tudo é possível para ser feliz», afirmou Vânia.

Sabrina, mãe do Miguel (6 anos) com diagnóstico de TEA relatou que achou muito importante esta iniciativa da escola sobre o Autismo. «Nós somos novos na cidade e nunca tínhamos vivenciado algo parecido, toda a equipe está de parabéns porque foi um dia muito legal», disse Sabrina.

Nathalie, mãe do estudante Pedro (8 anos) também com diagnóstico de TEA, relatou que acharam super importante o momento de confraternização, principalmente pela oportunidade de conhecer os outros estudantes atípicos e suas famílias.

Para as famílias, o evento representou muito mais do que uma simples comemoração. Foi um momento de conexão e apoio mútuo, por meio do qual puderam compartilhar experiências, trocar informações e fortalecer os laços de solidariedade. A presença da comunidade educativa do ILV reafirmou o compromisso coletivo com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades para todos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Dia Mundial de Ação de Graças 2022

A Vigária Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã María del Rosario García Ribas , chegou com uma carta às Inspetoras e Superioras da Visitadoria

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.