Menu Principal

BLOG

Casa do Puríssimo Coração de Maria está entre as 7 Obras Sociais do Vale do Paraíba que recebe o Projeto Biblioteca Móvel

O Projeto Social da Casa do Puríssimo Coração de Maria, de Guaratinguetá (SP), foi contemplado com uma semana diferente através do Projeto Biblioteca Móvel do Centro Novo Horizonte, que tem como objetivo levar o acesso à cultura para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entre os dias 06 e 10 de novembro de 2023, a van estilizada, transformada numa biblioteca para transportar um acervo de 245 livros físicos e 14 audiolivros, distribuídos em 37 títulos diferentes, esteve estacionada na Casa do Puríssimo, oportunizando acesso a diferentes títulos de livros às crianças, adolescentes e educadores. Além disso, os momentos foram conduzidos por intervenções de arte-educadores com momentos de reflexão sobre a importância da leitura e de dois principais temas, decididos em comum acordo entre os parceiros: Bullying e Meio Ambiente.
Os educandos da Casa do Puríssimo partilharam um pouco da experiência de participar deste projeto, confira:

“Foi muito legal, gostei dos livros e principalmente da forma que eles falaram sobre o bullying. Gostei de conhecer novos livros e os educadores eram bem divertidos. O espaço da biblioteca com pufs era muito gostoso e agora eu quero sempre ler muito mais” (Emanuelly – 12 anos).

“Gostei bastante dos livros e me chamou a atenção o carro decorado onde estavam os livros. As brincadeiras feitas sobre os temas eram muito boas. Além da leitura, teve contação de história, momentos de pintura e desenhos, rodas de conversas temáticas e todos esses momentos eram divertidos e bem animados” (Arthur – 12 anos).

O Projeto Biblioteca Móvel é uma iniciativa do Centro Novo Horizonte, de São Paulo, e foi viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio de vários parceiros que abraçaram a causa e fizeram com que o projeto saísse de São Paulo e atendesse 7 obras sociais, em sete cidades do Vale do Paraíba, entre elas a Casa do Puríssimo Coração de Maria, de Guaratinguetá. Ao final do projeto, cada uma das 7 obras sociais pelas quais a biblioteca está passando, receberá 37 títulos para compor sua própria biblioteca.

De acordo com o público e sua faixa etária, o projeto faz rodas de leitura, discussão em grupo, atividades pedagógicas e leva autores para falarem com as crianças, além de tradutores de braile e psicólogos. Trata-se de uma semana diferente para crianças e educadores.

A Casa do Puríssimo Coração de Maria agradece ao Centro Novo Horizonte pela parceria e por levar aos educandos essa oportunidade de ter mais acesso à leitura, de um jeito cativante e que incentiva o amor aos livros e ao cuidado com o outro e com o meio ambiente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.