Menu Principal

BLOG

Honra de “Comendadora da Ordem da Estrela da Itália” à Irmã Adriana Bricchi, FMA

A Embaixada da Itália na Coreia conferiu a Honorificência de “Comendadora da Ordem da Estrela da Itália” à Irmã Adriana Bricchi, Filha de Maria Auxiliadora de 90 anos, missionária na Coreia desde 1959.

Em 21 de Setembro de 2022, em Seul, na Residência do Embaixador da Itália, realizou-se a cerimônia de atribuição da honra. O Embaixador, Federico Failla, conferiu a honra assinada pelo Presidente da República Italiana Sérgio Mattarella, na presença do Núncio Apostólico na Coreia, o Arcebispo Alfred Xuereb.

Estavam presentes na cerimónia a Irmã Lídia Strzelczyk, Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, representando a Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, a Inspetora da Inspetoria Stella Matutina (KOR), Irmã Cecília Kim, algumas FMA, o Coadjutor Salesiano, Marino Bois, missionário, e outros. Graças à atenção da Embaixada da Itália, a família da Irmã Adriana, da Itália, pôde seguir a cerimônia através de uma conexão online.

O Embaixador apresentou a motivação para a honra à Irmã Adriana Bricchi:

“Missionária na Coreia desde 1959, tem trabalhado ininterruptamente em favor da educação de menores pobres e jovens mulheres que deixaram a província para trabalhar nas cidades, para a reconstrução pós-guerra. (…) A Irmã Adriana continuou o seu trabalho de ensino da língua italiana e de procura de ajudas financeiras para apoiar as atividades do Centro, que ainda fornece apoio psicoterapêutico às adolescentes com problemas familiares, de droga ou psicológicos”.

A Ordem da Estrela da Itália, estabelecida pela Lei de 3 de Fevereiro de 2011, é uma honra concedida pelo Presidente da República, sob proposta do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Este reconhecimento destina-se a recompensar aqueles que tenham adquirido um mérito especial na promoção dos relacionamentos de amizade e colaboração entre a Itália e os outros países e na promoção dos laços com a Itália. A Ordem está dividida em cinco classes: Cavaleiro da Grande Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial, Cavaleiro. É instituída também uma classe especial de Grande Cruz de Honra, destinada àqueles que perderam a vida ou sofreram graves deficiências físicas no desempenho de atividades de elevado valor humanitário no exterior.

Nascida em 15 de Setembro de 1932 em Zelo Buon Persico, na Província de Lodi, Itália, em 1955 a Irmã Adriana Bricchi fez a primeira profissão no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, na Inspetoria Sagrada Família de Milão (ILO). A Irmã Adriana continua todos os dias a viver a sua identidade de auxiliadora dos jovens, sendo mãe e amiga das meninas do Centro Mazzarello de Seul, agora centro de recuperação para menores.

Assim se expressa a Irmã Adriana:

“Obrigada por me terem escolhido para receber esta honra. Sinto-me apenas representante de todas as Irmãs que trabalharam comigo durante a minha longa vida. A elas também vai a honra que me foi conferida pelo Presidente da República Italiana. Naturalmente, antes de tudo, agradeço a Deus que me criou e me chamou ao Instituto das FMA. Obrigada, ao Instituto que me enviou à amada missão da Coreia. Só Deus sabe a quantas pessoas devo agradecer, para as quais nada mais tenho senão a oração para invocar sobre todos bênçãos geradoras de alegria. Ao Embaixador, aos membros da Embaixada, aos presentes nesta simples cerimônia expresso a gratidão pela delicadeza na participação nesta lisonjeira, embora imerecida, conferência”.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.