Menu Principal

BLOG

Lar Padre Jacó recebe visita de Irmã Alaíde Deretti

De 24 a 27 de setembro, a comunidade educativa do Lar Padre Jacó, de Itajaí (SC), recebeu a visita de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e de Irmã Solange Sanches, Coordenadora de Pastoral Juvenil da BAP.

Nos dias 24 e 25, Irmã Alaíde teve a oportunidade de encontrar cada FMA que compõe a comunidade religiosa, e também participou dos momentos de oração e celebração.

No dia 26, a Inspetora – juntamente com Irmã Solange – encontrou-se com todos os educadores, a equipe técnica, as coordenações administrativa e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como demais colaboradores do Lar Padre Jacó. Na oportunidade, elas partilharam informações sobre o XXIV Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e também o conteúdo publicado nos Atos do Capítulo.

O XXIV Capítulo Geral foi realizado em Roma, nos meses de setembro e outubro de 2021 e teve como tema “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade.

O texto bíblico que norteou os trabalhos capitulares foi o as “Bodas de Caná”, relato apresentado pelo Evangelho de João (2, 1-10).

Na partilha e reflexão foram apresentadas as linhas de ação da Congregação das FMA para o sexênio 2022-2027, bem como as orientações e decisões tomadas pelas Irmãs capitulares que agora são propostas à BAP, a fim de serem vivenciadas por todas as comunidades educativas.

Como metas a serem alcançadas, estão aí a criação de um espaço de escuta humanizada, o cuidado da “Casa comum”, a proposta da Encíclica “Laudato Si’” e a sinodalidade, a fim de viver e fortalecer a experiência de ser “comunidade em saída”, como tanto insiste Papa Francisco.  

No dia 27, as Irmãs visitantes foram acolhidas com apresentações artísticas e culturais pelas crianças e adolescentes do Lar Padre Jacó. Fez parte do momento de festa a encenação da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, recordando os 150 anos (1872-2022), uma dança sobre a valorização da vida em alusão ao “Setembro Amarelo”, uma coreografia de duas músicas sobre Dom Bosco, o Santo dos jovens, e uma apresentação do grupo de Capoeira.

Em seguida, deu-se continuidade ao “Bom dia” e “Boa tarde” para todas as crianças e adolescentes, dos períodos matutino e vespertino. Para concluir este tempo de Salesianidade, foi realizada uma reflexão com as lideranças juvenis, incentivando o compromisso de todos.

A comunidade do Lar Padre Jacó manifesta sua gratidão às Irmãs Alaíde e Solange pela alegria e presença materna durante a visita à Obra Social de Itajaí.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.