Menu Principal

BLOG

Experiência Mornesina é vivenciada por Educadores das escolas salesianas de São Paulo

No final do mês de maio, os educadores das escolas da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) vivenciaram uma significativa “Experiência Mornesina”. Aproximadamente 60 educadores salesianos tiveram a oportunidade de se encontrarem presencialmente no Instituto Nossa Senhora do Carmo, primeira instituição de ensino das Irmãs Salesianas no país, assim como no Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, localizado na Casa do Puríssimo Coração de Maria, ambos localizados em Guaratinguetá-SP.

Este importante evento formativo foi planejado com foco na Espiritualidade Salesiana, contemplando as três virtudes da missão educativa de Madre Mazzarello:  a Alegria, a Humildade e a Coragem. O período da manhã iniciou com uma acolhida muito carinhosa, conduzida por Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano na capela do Colégio do Carmo. Logo os educadores peregrinaram pelos espaços históricos desta casa, apreciando a “Galeria” de fotos de todas as Diretoras desta primeira instituição de ensino e a “Sala de Memórias”, local que ilustra em suas paredes importantes registros fotográficos desde a fundação até os tempos atuais desta casa que educa e evangeliza crianças e jovens de várias gerações. Reunindo-se em roda no “Espaço São José”, escutaram a bonita e emocionante história de vida de Madre Mazzarello, tão bem representada pela Isadora, Assessora de Pastoral do Colégio do Carmo.

Após este momento, os educadores foram organizados em dois grupos. Um grupo foi conduzido para a “Oficina da Alegria”, ministrada pela Irmã Maria Aparecida Souza no pátio do Instituto Nossa Senhora do Carmo, com brincadeiras e dinâmicas colaborativas, alinhadas ao Sistema Preventivo Salesiano e às áreas do conhecimento, considerando a interdisciplinaridade dos diferentes segmentos/âmbitos de trabalho e das atribuições dos educadores e colaboradores presentes. O outro grupo foi conduzido para a “Oficina da Humildade”, ministrada pela Irmã Adriana Boeno e Isadora no salão de Atos do Colégio do Carmo, no primeiro momento, e no poço localizado na fachada da escola, no segundo momento. Nessa Oficina, os educadores escreveram uma carta para Madre Mazzarello com seus agradecimentos e pedidos, além de receberem como resposta uma carta escrita pelos educandos e/ou colaboradores da escola onde estudam e trabalham. Esta vivência tocou profundamente o coração dos educadores, que ficaram muito emocionados e felizes com as palavras, desenhos e demonstrações de carinho registradas em papéis de carta e envelopes decorados! Logo, os educadores tiveram a oportunidade de trocar de Oficina e experienciar estas significativas e alegres dinâmicas.

A terceira etapa do período da manhã foi realizada no espaço “Ateliê”, localizado no “Bosque Laudato Si’” do Instituto Nossa Senhora do Carmo. Este espaço acolhedor e próximo da natureza convidou os educadores a refletirem sobre a virtude da Coragem, cuja Oficina foi ministrada pela Irmã Solange Sanches. A temática deste workshop foi a costura, prática empreendedora de Madre Mazzarello para vivenciar a salesianidade com as meninas de Mornese. Todos os educadores presentes puderam compartilhar agulhas e linhas, alinhavar ponto por ponto, refletir ensinamentos, socializar sentimentos e relacionar as linhas que bordaram os retalhos de tecidos com os acontecimentos da vida pessoal e profissional.

No período da tarde, os educadores seguiram para a Casa do Puríssimo Coração de Maria, também localizada em Guaratinguetá-SP. Lá realizaram uma visita monitorada no “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil”, organizada por pequenos grupos e conduzida pela Irmã Dulce Hirata, Irmã Zilá de Godoi e pela Assessora de Pastoral Isadora; além do atencioso apoio da Irmã Analia Luberti na logística do circuito dos grupos. Inaugurado em 2019, o Memorial contempla um acervo riquíssimo em detalhes, apresentando a trajetória educativo-missionária das FMA no Brasil. Para conhecer mais sobre este local histórico, acesse: MFMA – Memorial Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas.org.br)

Finalizando esse encontro memorável, as Irmãs salesianas e os educadores participantes se reuniram em uma grande roda no “Jardim Mornese” da Casa do Puríssimo Coração de Maria, para um momento final de oração e de partilha das experiências vividas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Sonhar… para agir

A realidade juvenil no contexto asiático e as experiências de acompanhamento dos jovens de hoje, evidenciam um duplo aspecto do patrimônio cultural da Ásia: a

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.