Menu Principal

BLOG

Alunos do Colégio Auxiliadora fazem videochamada com renomado escritor indígena

Os alunos do 6º ano do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, participaram, no dia 11 de maio, de um bate-papo especial. Do outro lado da telinha do computador, como convidado de honra, estava o escritor e professor Daniel Munduruku, pertencente ao povo indígena de mesmo nome. Daniel é autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos, e hoje se destaca como um dos maiores expoentes da cultura indígena e brasileira.

O autor compartilhou com as turmas algumas histórias pessoais e respondeu às perguntas relacionadas às tradições da aldeia, principais atividades e costumes indígenas, entre outras. Durante a palestra, os alunos também tiveram conhecimento de uma informação que deixou todos encantados: Daniel é ex-aluno salesiano e frequentou a Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), em Lorena. Hoje, ele é presidente e diretor da ONG e selo editorial Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.

Coleção Rotas em ação

A realização da palestra foi motivada pelo novo material didático do Fundamental II, a Coleção Rotas, que traz conteúdos ligados aos povos originários do Brasil. Na disciplina de Língua Portuguesa, comandada pela professora Telma Bianchi, os alunos estudaram sobre o gênero entrevista e conheceram diversos autores indígenas. O bate-papo com o autor foi um grande desejo das turmas e contou com o apoio da coordenação.

Pietro Nogueira foi um dos alunos que escolheu o nome de Daniel Munduruku para realizar a pesquisa. Para ele, a palestra foi ainda mais especial. “Fiquei muito feliz em poder ouvi-lo ‘pessoalmente’, mesmo que de forma virtual. Ele estava ali, contando suas histórias e respondendo nossas dúvidas”, afirmou Pietro, que, ao fazer o trabalho, disse ter descoberto muitas curiosidades sobre o povo indígena.

Victoria Afonso também adorou a palestra e achou o escritor muito simpático. Sua parte preferida foi quando ele ensinou a turma a dizer “bom dia” na língua indígena. “Tanto a pesquisa como o bate-papo com o Daniel trouxeram muitas novidades para o meu vocabulário. Descobri que algumas expressões podem ser desrespeitosas e, por isso, devemos conhecer melhor essa cultura”, comentou a aluna.

Marcella Costa – Comunicação e Marketing – Colégio Auxiliadora

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.