Menu Principal

BLOG

IMA Rio do Sul trabalha a conscientização dos alunos no Dia Internacional da Mulher

Mulheres instruídas, conscientes e seguras de si, tem o poder de mudar o seu mundo”. Esse é o tema que o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul escolheu para trabalhar a conscientização dos alunos no Dia Internacional da Mulher em 2021. Um outdoor instalado na entrada da escola está destacando a proposta para alunos e familiares que circulam diariamente por aqui. 

Mais do que comemorar a data, o papel da escola é colaborar para a formação de uma geração de meninos e meninas mais esclarecidos e fraternos. Pensando nisso, o IMA promoveu a palestra “Violência contra a mulher: o que homens e mulheres precisam saber para a prevenção”, destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 1 e do Ensino Médio.

A palestra ocorreu de maneira on-line para as turmas, exceto para o Terceirão, que teve a oportunidade de acompanhar presencialmente. O tema foi abordado de maneira específica e diferenciada: a Delegada de Polícia Elisabete da Cruz Pardo Figueiredo conversou com as meninas; e o advogado Eduardo Cruz Figueiredo falou com os meninos.

Entre os temas apresentados aos alunos estavam a Lei Maria da Penha, as estatísticas da região sobre violência contra a mulher, o ciclo da violência doméstica, o feminicídio, medidas protetivas, as penas previstas em lei, a diferença entre crime e ato infracional, como fazer denúncias, entre outros. A intenção foi trazer profissionais que convivem diariamente com essa triste realidade para estimular nos alunos reflexões sobre o quanto situações impulsivas e impensadas podem destruir planos futuros. E claro, fazer com que eles estejam atentos a esses casos e suas implicações.   

No final da palestra, os alunos do Terceirão que estavam na escola fizeram a distribuição de uma rosa de chocolate para as colegas de turma. Foi um momento doce e descontraído para celebrar a data. Todas as colaboradoras da escola também receberam esse carinho de presente pelo seu dia.

Cibele Biancolini da Cunha – Comunicação IMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Novos tempos para o VIDES Brasil

Em assembleia internacional do Vides – a organização de voluntariado do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – dois representantes do Brasil foram eleitos para

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.