Menu Principal

BLOG

Lideranças Pedagógicas e Educacionais partilham ações criativas, corajosas e sustentáveis

As lideranças Pedagógicas e Educacionais da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEIS-SP), que faz parte da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), se encontraram presencialmente no dia 15 de fevereiro, no Colégio de Santa Inês, na capital paulista. O objetivo principal do encontro foi escutar, dialogar e partilhar ações educativas qualificadas, exitosas e diferenciadas.

A programação do encontro foi organizada a partir do Projeto “Com-PAR-Trilhares” e a metodologia escolhida para este momento formativo foi o Design For Change (Criativos da Escola), que se baseia em “princípios do Design Thinking, processo centrado nas pessoas, que pensam juntas nos desafios da realidade e em possíveis formas de superá-los, sendo uma ferramenta que estimula a criação, realizada em situações de interação, experimentação e colaboração”, de acordo com o Currículo da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas). Refletindo sobre os “milagres para abraçar” e mobilizando boas práticas, as Coordenações Pedagógicas e as Orientações Educacionais da AEIS-SP tiveram a oportunidade de vivenciar as quatro etapas da metodologia DFC: Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar.

Para a preparação do encontro, foram (a)colhidos os desafios, as demandas e as inspirações dos participantes e indicados alguns suportes de leitura e estudo, como o Podcast “Escuta”, texto de Bruna Ribeiro e narração de Meily Moany (disponível aqui), além de capítulos selecionados do Currículo da RSB-Escolas. Ao se encontrarem, os participantes vivenciaram a estratégia do “Aquário Salesiano”, também proposta neste importante documento norteador. A Equipe Eudaimonia, representada pelas Coordenações Pedagógicas, assim como a Equipe Eutrapelia, representada pelas Orientações Educacionais, mergulharam e exploraram sobre seus principais desafios, tornando os papéis de fala e escuta ativa mais efetivos, compartilhando por meio de protótipos possíveis soluções, aplicabilidade (impactos X dificuldades), cases de sucesso e boas referências.

Vale ressaltar que a Eudaimonia pode ser sintetizada como a busca da realização e do bem-estar por meio de uma vida equilibrada. Trabalhar por um bem comum seguindo os princípios éticos e praticando a empatia. Educar e evangelizar para a felicidade! Já a Eutrapelia pode ser traduzida como amabilidade para escutar e dialogar de modo agradável, virtude incentivada por São Francisco de Sales e Dom Bosco. Certamente também Madre Mazzarello era ‘eutrapélica’, pois seu ensinamento continua ecoando no tempo: “Você está alegre? Esteja sempre alegre!”.

Inspirado também na Metodologia Merakiana (fazer com alma, amor e criatividade; dar parte de si em algo), o encontro foi finalizado com uma “Carta-Compromisso”, contemplando os maiores objetivos das lideranças pedagógicas e educacionais da AEIS-SP para este ano letivo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.