Menu Principal

BLOG

Comunidade celebra despedida de Irmã Maristela Munhos Trindade

No dia 11 de julho, às 16h, foi celebrada a Missa das Exéquias de Irmã Maristela Munhos Trindade, na capela da comunidade Maria Auxiliadora de Cuiabá (MT).

Estavam presentes Lisângela e Aline, irmãs de sangue de Irmã Maristela, Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) de São Paulo (SP), Irmã Teresinha Ambrosim, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) de Belo Horizonte (MG), diversos Salesianos, religiosas Missionárias do Bom Jesus, Irmãs da Divina Providência e Irmãs Agostinianas, além de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de Cuiabá, bem como colaboradores e amigos das FMA.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio, e concelebrada por diversos sacerdotes. A celebração teve início com o canto “Te amarei, Senhor”, do qual Irmã Maristela gostava muito e que resume sua opção de vida: “Me chamaste para caminhar na vida contigo. Decidi para sempre seguir-Te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma. É difícil, agora, viver sem lembrar-me de Ti”.

Após o canto de entrada, a Irmã Teresinha Ambrosim compartilhou alguns dados biográficos de Ir. Maristela, salientando antes que a riqueza da vida desta Irmã é muito maior do que possam dizer as palavras, Irmã Maristela «é uma pérola preciosa diante de Deus».

Irmã Maristela Munhos Trindade faleceu às 9h40min do dia 10 de julho, no Hospital São Mateus, de Cuiabá (MT), aos 44 anos de idade e 16 de Profissão Religiosa. Ela nasceu em Bagé (RS), no dia 20 de outubro de 1978. Fez sua Profissão Religiosa como Filha de Maria Auxiliadora na Paróquia Santa Teresinha, de Porto Alegre (RS), no dia 21 de janeiro de 2007. Irmã Maristela deixa seu pai, idoso e doente, o senhor Jorge Trindade, que vive em Bagé (RS).

Apaixonada pela evangelização, pela catequese e pela Infância Missionária, Irmã Maristela viveu as etapas formativas no Sul do Brasil e, em 2020, realizou o seu sonho missionário e foi enviada para o Mato Grosso, para a missão itinerante em São Marcos e Meruri, entre os indígenas Boe-Bororo e Xavante. Como Madre Mazzarello, também Irmã Maristela tinha como objetivo de vida “tornar Jesus amado e conhecido”.

Nas últimas semanas, ela estava na Casa Nossa Senhora da Paz, em Cuiabá, recuperando-se de uma cirurgia. No dia 10 de julho, sentiu dores fortes, foi levada às pressas ao hospital, sofreu duas paradas cardíacas, e deixou todas as FMA perplexas pela partida tão repentina.

Presenteou a todos com sua humildade, generosidade e alegria. Deixa a lembrança de seu sorriso, marca da presença de Deus em sua vida. Vários são os testemunhos de sua acolhida carinhosa e sorridente. Dedicou-se também à pastoral vocacional, com amor e entusiasmo.

Na homilia, comentando a leitura do livro da Sabedoria, Dom Mário destacou que «as pessoas justas estão nas mãos de Deus». E quanto ao evangelho de João, salientou que o texto escolhido começa dizendo: “Não se perturbe o vosso coração”. A partir dos dois textos, Dom Mário refletiu sobre o que significa ter fé em Jesus, que é saber mais do que apenas o que Ele falou, mas é aderir a Jesus. Ter fé é proclamar a imortalidade, porque acreditamos em Jesus que diz “Eu sou a ressurreição e a vida”. «Jesus nos convoca num momento como este e em tantos outros, e a fé é uma adesão. É caminhar com Ele, não sem a realidade da cruz e da morte. Mas com Ele, passando pela morte. Para não perturbar o vosso coração… Eu sou o caminho, eu sou a direção, eu sou o estilo de vida, eu sou a maneira de ser», completou o Arcebispo.

Ação de graças… gratidão!

No momento de ação de graças, a comunidade reunida teve a oportunidade de manifestar seus testemunhos quanto à vida e missão de Irmã Maristela.

Irmã Alaíde Deretti trouxe a mensagem da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e assim se expressou:

«A vida é sempre um mistério de fé! E é na fé que acolhemos o mistério da vida de nossa Irmã Maristela que partiu de forma inesperada, surpreendente, repentina.

Recordando o sorriso de Irmã Maristela, não podemos imaginá-la senão sorrindo diante de Deus, sorrindo sob o manto de Maria Auxiliadora, sorrindo ao contemplar a vida que, para ela, agora é eterna e feliz!

Irmã Maristela tinha alma e coração missionário! E o que mais nos consola, neste momento, é que ela pode experimentar a alegria de ser missionária junto às crianças da Infância Missionária e da Catequese, com quem trabalhou por muitos anos no sul do Brasil. Também nos consola o fato de ter vivido e realizado a experiência missionária junto aos povos Xavante e Boe-Bororo.

Era seu desejo ser missionária ad gentes, atravessar as fronteiras geográficas para servir as jovens e os jovens em outras culturas, anunciando a Palavra com seu jeito simples e alegre.

Sempre muito disponível, o Senhor Deus da Vida, a encontrou disponível tammbém para atravessar uma outra fronteira, aquela do sim definitivo, que aceita partir porque consciente de que somos feitos para o Céu. O Céu é a meta! O Céu construído nesta dimensão, conquistado através da consagração e da entrega da própria vida pelas juventudes.

Irmã Maristela ofereceu seus dons e talentos:

*À Igreja, a quem tanto amava e de quem se sentia parte, pertença, próxima;

*Ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, de quem abraçou o projeto para ser “auxiliadora” com a Auxiliadora;

*À Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: primeiro, de Porto Alegre e depois, de São Paulo;

*À Inspetoria Madre Mazzarello, na qual estava inserida nos últimos anos, com verdadeiro espírito apostólico, evangelizador e missionário;

*Às crianças e jovens, os seus preferidos;

*A cada uma de nós, suas Irmãs, que hoje choramos sua partida, mas a acolhemos como uma visita de Deus que prova os seus escolhidos porque são seus amados;

Agradecemos à família, que entregou esta “pérola”, este presente, ao Instituto; e também por a terem encorajado em sua caminhada vocacional. Certamente ela, de junto de Deus, com a mãe, com a avó, está derramando bênçãos, graças e consolação sobre vocês.

Irmã Maristela viveu o tanto de anos que viveu Madre Mazzarello (44), e trocou a terra pelo Céu na Inspetoria a ela dedicada. Faleceu justamente na Inspetoria Madre Mazzarello. Seja, junto com Santa Maria Domingas Mazzarello, a nossa intercessora: interceda pelas noviças, postulantes, aspirantes, pelas vocações. Continue sendo também a protetora das crianças e dos jovens, a “estrela do mar” – como bem diz o seu nome – que continue brilhando para anunciar Jesus e mostrar o caminho que nos leva a Ele.

A vida é sempre um mistério de fé! E é na fé que acolhemos o mistério da sua breve e intensa vida.»

Mais manifestações…

Em seguida, também a sua comunidade – Irmãs Elza e Eblin – expressaram gratidão à Irmã Maristela, destacando o trabalho com a Infância Missionária entre as crianças na Missão com os Xavante. Muitas foram as mensagens recebidas de apoio e solidariedade. As Irmãs também agradeceram por toda a dedicação de Irmã Maristela tanto na missão quanto na vivência comunitária. O que mais salientaram foi o amor e a paixão pelas crianças e jovens, que resume o legado de Irmã Maristela à sua comunidade.

Foram partilhadas também algumas mensagens de pesar e de solidariedade, inclusive uma muito meiga e emocionante, enviada pelas crianças indígenas de Meruri.

Muito comovente foi a mensagem final de suas irmãs de sangue, Lisângela e Aline, que se despediram de Irmã Maristela agradecendo o dom de sua vocação, o dom do seu sorriso, garantindo que sua missão continuará lá do céu, junto com sua mãe e sua avó, abençoando a todos.

Irmã Teresinha Ambrosim concluiu falando sobre a palavra que melhor resume o momento: a palavra “gratidão”. Agradeceu a Irmã Alaíde Deretti que, durante o serviço como Conselheira geral para as Missões, acompanhou Irmã Maristela e a enviou para Cuiabá como missionária. Agradeceu também a todos os presentes, ao Arcebispo Dom Mário Antônio, aos Salesianos, à família, e à comunidade Maria Auxiliadora que acompanhou Irmã Maristela em seus últimos dias. Disse que o momento é oportuno para proclamar: «O Senhor fez em nós, fez em Irmã Maristela, maravilhas», ao que a assembleia presente respondeu: «Santo é o seu nome».

Também o diretor da Missão Salesiana, Padre Andelson Dias de Oliveira, fez seus agradecimentos e recordou Irmã Maristela como alguém que tinha um coração muito bonito, «tão bonito que nele cabia os indígenas Xavante e Bororo», duas etnias tão diferentes entre si. E concluiu fazendo um apelo às duas Inspetoras presentes, Irmã Teresinha e Irmã Alaíde: «Nunca deixem Meruri e São Marcos sem as Irmãs».

A Eucaristia concluiu-se com a oração que precede o sepultamento, orientada por Dom Mário Antônio e participada pela assembleia.

Meruri presente…

Registramos também a homenagem que chegou da aldeia de Meruri: «À Saudosa Irmã Maristela, ela representou às nossas crianças a pessoa materna para os Boe Etore (crianças) que participaram da Infância Missionária. Ela, com seu sorriso contagiante ia ganhando toda a aldeia Meruri, ela passou a possibilidade de a gente enfrentar dificuldades com um sorriso no rosto, sem deixar se abater. Ela foi uma companhia especial e carinhosa, com familiares que tiveram seus entes queridos idos embora para a Grande Aldeia. Ela foi uma Irmã que pregou com profundidade a Palavra de Deus, inclusive nas orações de acolhidas. Ela foi uma mãe carinhosa para nossas crianças, que por alguma diversidade não têm expressão de afetividade em casa. Descanse em paz, fica aqui nossa gratidão, nós os catequistas de Meruri, integrantes da Infância Missionária e comunidade Boe de Meruri».

Transmissão das Exéquias

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.