Menu Principal

BLOG

Âmbito da Pastoral Juvenil da BAP reúne Coordenadores locais em dois dias de formação

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, aconteceu em São Paulo, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), o encontro de Coordenadores e Assessores de Pastoral Juvenil (PJ) das diversas presenças salesianas (FMA), localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O primeiro dia reservou um mergulho nas fontes carismáticas da presença FMA no Brasil: a equipe seguiu rumo à Guaratinguetá/SP para uma visita ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, sediado na Casa do Puríssimo Coração de Maria.

A visita, conduzida por Ir. Teresa Cristina P. Domiciano, Coordenadora inspetorial da PJ, e pela assessora de Pastoral, Isadora, do Instituto Nossa Senhora do Carmo, de Guaratinguetá/SP, teve como motivação, além da dimensão histórica, as reflexões espirituais relacionando a missão educativo-pastoral de cada realidade com a vida e valores de Madre Mazzarello, Cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Cada ambiente do Memorial ganhou um símbolo que ajudou o grupo a olhar para a missão através do coração de Madre Mazzarello, trazendo o sentido original do Carisma para a sua realidade e perspectiva. Um momento muito especial e profundo para os participantes!

O grupo seguiu então para uma tarde especial, no Instituto Nossa Senhora do Carmo, primeira casa das FMA no Brasil. Após o almoço, realizou-se uma visita pelos ambientes do Colégio, revisitando o passado com todas as características históricas e também projetando o futuro com as inovações dos novos espaços. Uma visita muito significativa para o grupo, conhecendo também as raízes da presença FMA no Brasil.

Outro momento forte, encerrando as atividades do primeiro dia, foi a visita à casa da Mãe Aparecida, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde o grupo pode participar da Celebração Eucarística. A Inspetoria BAP carrega em si a devoção à Nossa Senhora Aparecida, e num movimento de peregrinação, os assessores e coordenadores puderam também pedir as bênçãos e a intercessão de Maria para suas atividades e suas casas, fortalecendo a fé e a espiritualidade em uma terra abençoada. Após a missa, o grupo seguiu para a sede inspetorial, em São Paulo.

No segundo dia de trabalho, a Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti conduziu uma reflexão sobre a história da missão do Instituto das FMA, destacando a importância de conhecer o passado para orientar o futuro com fidelidade. Ela enfatizou a necessidade de encontros autênticos com os jovens, promovendo a espiritualidade salesiana e o engajamento na missão.

Inspirados pela mensagem do Reitor-Mor, o grupo rezou as Laudes, aprofundando a temática do Sonho dos 9 anos de Dom Bosco, cujo aniversário de 200 anos se celebra em 2024.

Irmã Valentina Hurtado e Irmã Eudenice Maia compartilharam as experiências missionárias, apresentando ao grupo a ressonância da missão realizada pelos Ex-alunos durante o feriado do Carnaval, em Araras/SP, e o planejamento das Semanas Missionárias que acontecerão em julho, de acordo com as realidades locais.

Em seguida, Irmã Luana da Silva Oliveira, delegada do VIDES (Voluntariado Internacional Mulher Educação Desenvolvimento – sigla em italiano), apresentou as várias propostas para o Voluntariado e os projetos para 2024 e 2025, incentivando também a participação das diversas casas. Também o Plano de Ação Inspetorial e os projetos sociais foram retomados pela referente da Ação Social, Rose Gomes, que reforçou e esclareceu algumas questões com relação ao Projeto do Oratório. As escolas foram representadas por Irmã Lúcia Jacinta Finassi que destacou a importância do engajamento em projetos e encontros futuros em nível de Rede Salesiana Brasil (RSB).

Seguindo com a organização dos calendários e decisões para os próximos passos de 2024, a reunião foi concluída com um momento especial de partilha e de gratidão, incentivando os coordenadores e assessores a continuarem esta bonita missão de viver o sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello hoje.

E para fechar com chave de ouro o encontro, aconteceu na capela da sede inspetorial a Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano Pe. Cláudio Motta, delegado para a Pastoral Juvenil. As equipes retornaram às suas comunidades com muitos aprendizados, partilhas, projetos, sonhos e uma espiritualidade e sentido de unidade fortalecidos pelo trabalho conjunto desta grande e sonhadora Inspetoria BAP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.