Menu Principal

BLOG

Núcleo Animador da BAP se encontra para construir um caminho de presença criativa e corajosa

Os integrantes do Núcleo Animador da Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida” (BAP) tiveram a oportunidade de se encontrar presencialmente pela segunda vez nos dias 12 e 13 de julho passado, na Casa inspetorial, em São Paulo.

O principal objetivo do encontro foi fortalecer o espírito de equipe, de sinergia e de integração salesiana, acolhendo a diversidade dos contextos, construindo pontes de aproximação e alargando os olhares para que todas as áreas de atuação caminhem bem e com confiança.

Os representantes dos diferentes Âmbitos (Pastoral, Administração, Escola, Social, Universidade, Comunicação, Hospital e Missão) juntamente com o Conselho Inspetorial refletiram, dialogaram, colocaram a “mão na massa” e vivenciaram juntos momentos orantes, colaborativos e dinâmicos a partir da apresentação da Nova Configuração da BAP e seu modelo de governança e das Linhas do XXIV Capítulo Geral. Em pequenos grupos, visando uma maior integração, houve a elaboração de propostas de ações concretas das diversas áreas de animação e a construção coletiva da Missão do Núcleo Animador da BAP.

A Inspetora – Irmã Alaíde Deretti – relembrou, na oportunidade, que a Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida” é fruto de uma longa gestação de sete anos. Destacou que, neste momento, a vida da BAP está nas mãos de todos que fazem a diferença e que agem com audácia e coragem para contagiar e ser presença profética, alegre, humana e incentivadora nas Comunidades Educativas.

Diante da partilha de reflexões propositivas e possibilidades de caminhos sobre as escolhas prioritárias do XXIV Capítulo Geral(Formação, Sinodalidade missionária e Ecologia integral), o Núcleo Animador da BAP elaborou e assumiu em comunhão a Missão de: “Animar e dinamizar os processos da Missão na BAP, de forma sinodal, contribuindo com a governança e o fortalecimento da vivência do Carisma Salesiano”.

Os participantes avaliaram positivamente as propostas desenvolvidas, destacando: a construção enquanto “Núcleo”, a vivência da espiritualidade salesiana, a harmonia, a fraternidade, a identidade enquanto grupo, as novas metodologias, a abertura para o novo, as partilhas construtivas, as abordagens práticas positivas, o sentido de encontrar caminhos e passos para o planejamento inspetorial.            

Ao final dos dois dias deste encontro acolhedor e propositivo, alguns ensinamentos de Madre Mazzarello, que esteve muito presente através das simbologias e dos momentos formativos, foram presenteados ao grupo para que siga com fé a “profecia de uma presença criativa e corajosa”:  “Coragem, humildade e confiança”; “Ir adiante com simplicidade”; “Não basta começar, é preciso continuar, lutar sempre… todos os dias.”;  “… os defeitos” aparecem, não mais como “obstáculos”, mas como meios.”; “Arme-se de coragem”, é preciso agir com “muita humildade e confiança”; “não desanimar nunca e, com humildade, recorrer a Jesus”; “colocar no Coração dele os próprios aborrecimentos (penas, necessidades). Ele, a nossa força, nos dará a força para lutar” e, finalmente “nos consolará”. (Cartas de MM – nº 16, 14, 25, 55, 56)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.