Menu Principal

BLOG

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cambé recebe Moção Honrosa

No dia 7 de março, a Câmara de Vereadores de Cambé/Paraná esteve presente na solenidade de comemoração dos 70 anos do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), realizada no ambiente da própria escola, no Espaço Auxiliadora.

O atual Diretor Rodrigo A. Bertacini deu início à solenidade contando um pouco da história do INSA, do início da obra como um todo, ressaltando que a missão da Instituição é promover uma educação de excelência, alicerçada no carisma salesiano. Na sequência, a Diretora Institucional, a Salesiana Irmã Elizabeth Miranda Benevides, falou sobre os desafios que as Irmãs da época enfrentaram quando ali chegaram, em 28 de dezembro em 1953, desafios estes que, em pouco tempo, foram superados, tornando-se hoje um marco na história de Cambé.

Estiveram também presentes o padre Luciano Macedo, atual pároco da Paróquia Santo Antônio, e o prefeito Conrado Scheller que, em seu belo discurso, destacou a importância da Instituição de ensino para a cidade de Cambé. O presidente da Câmara, o Vereador Leonildo Aparecido Julião, mais conhecido como Tokinho, acompanhou o Vereador Odair Paviani, proponente da Moção Honrosa.

Marcaram presença na solenidade, a Irmã Maria Ana Vegini, Diretora Institucional do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos/SC, e Anderson Boneth, Administrador da referida escola, além das representantes do Núcleo Regional de Educação da cidade de Londrina, Adriana Faria e Nilva Luz. Representando o Delegado de Cambé, participaram Marina Bernadete Kalizak (Cabo Kalizak) e Eloise de Angelis Huss (Soldado De Angelis); pela Secretaria da Educação, Estela Camata e pela Secretaria de Esportes, Telma Gamba.

Ao final do evento, o padre Luciano deu a bênção na placa jubilar, que foi instalada no Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, para registar, então, esse marco na história da Instituição.

O INSA de Cambé faz parte de um amplo sistema de educação, iniciado pelo sacerdote italiano São João Bosco (1815 – 1888), de quem herdou o estilo e a finalidade da educação que realiza. A este estilo de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens se dá o nome de Sistema Preventivo.

O INSA tem a alegria de comemorar os seus 70 anos de atuação, educando e evangelizando gerações segundo o coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. A Instituição faz parte da Rede Salesiana Brasil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.