Menu Principal

BLOG

Um ano “especial” com São José

Roma, (Itália).  A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Yvonne Reungoat, com a Circular 1006, oferece às Filhas de Maria Auxiliadora uma reflexão sobre a figura de São José, em sintonia com o Papa Francisco, que quis que lhe fosse dedicado um ano especial, após 150 anos do decreto Quemadmodum Deus com o qual o Beato Pio IX declarou São José Padroeiro da Igreja.

Madre Yvonne recorda a Patris corde, a Carta Apostólica entregue pelo Papa Francisco à Igreja no dia 8 de dezembro de 2020, sendo para as FMA «uma oportunidade de revisitar a missão de São José, o lugar privilegiado que ocupou nas nossas primeiras comunidades e recordar, com gratidão, que Dom Bosco o deu como Patrono do Instituto”.

Retoma alguns trechos, destacando os momentos cruciais vividos por José na fé, na pureza de coração e na obediência à missão que lhe foi confiada, de ser guardião e cuidar de Maria e de Jesus, custódia que então se estende a toda a Igreja e que é significativa para a vida e missão que as Comunidades Educativas são chamadas a realizar na Igreja e na sociedade.

A Madre convida a acolher e aprofundar a carta apostólica para «aumentar o amor a este grande santo, para ser impelidos a implorar a sua intercessão e imitar as suas virtudes e entusiasmo” (Patris corde), e pede para confiar a São José o Papa Francisco no aniversário do seu ministério: «No dia 19 de março, em comunhão com a Igreja universal e com todo o Instituto, celebraremos a solenidade de São José. É a ele que queremos confiar o Papa Francisco no aniversário do seu ministério petrino: 19 de março de 2013 – 19 de março de 2021″.

A seguir, recorda alguns aspectos da devoção a São José e como foi, nas primeiras comunidades do Instituto das FMA, “uma presença familiar”, “alguém de casa”.  Em Mornese e Nizza Monferrato, recorreu a ele com fé, em todas as necessidades materiais e espirituais, obtendo graças além das expectativas.  Isso contribuiu para a difusão entre as FMA do amor a São José, um “amor em saída” que a Madre encoraja a manter vivo, relatando na Comunidade os numerosos sinais da Providência ligados à confiança nele.

Por fim, Madre Yvonne compartilha alguns aspectos, amadurecidos na reflexão e na oração, úteis para transformar, como fez São José, todo acontecimento em história de salvação: amar o silêncio operante, cuidar com amor e, em vista do 150º ano de Fundação do Instituto das FMA, tornarem-se especialistas no cuidado, respondendo ao convite «A ti as confio, para que cuidem delas».

A Madre conclui a reflexão com uma invocação: «A S. José, neste ano especial”, e a Maria que celebramos na solenidade da Anunciação, peço que ajudem a nos tornar especialistas no cuidado das jovens gerações, dando, por meio da educação e do anúncio do Evangelho, vida em abundância, no espírito da preventividade típica do nosso carisma e para estarmos próximas às famílias, na escuta e no acompanhamento da sua missão».

Com a aproximação da Páscoa, expressa o augúrio de vivê-la na serenidade, paz e solidariedade com os necessitados.

Fonte: Instituto Figlie Di Maria Ausiliatrice – CGFMANET

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Encontro Nacional de Formação

Nos dias 24 a 28 de fevereiro 2018, o Colégio de Santa Inês, acolheu as Inspetoras, Coordenadoras Inspetoriais de Formação, as Formadoras, Diretoras de Aspirantado e

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.