Menu Principal

BLOG

Comemoração centenária no IMA de Rio do Sul: Irmã Maria Neotti completa 100 anos!

No dia 9 de janeiro, a Irmã Salesiana Maria Neotti completou 100 anos com muita lucidez e vitalidade. Natural de Araranguá, cidade do extremo Sul de Santa Catarina, nasceu numa família de 10 irmãos, sendo seis mulheres e quatro homens. Destes, cinco seguiram a vida consagrada nas Famílias Religiosas: Salesianas e Franciscanas.

Maria Neotti ajudou sua mãe a cuidar dos irmãos até os 18 anos. Assim que completou a maioridade, decidiu realizar o desejo de se tornar uma Filha de Maria Auxiliadora. Ela sempre acompanhava o Boletim Salesiano e sonhava em ser uma Irmã como as que via na revista.

O pai de Maria trouxe a filha de charrete para Rio do Sul (SC) para que ela ingressasse na comunidade do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e iniciasse sua formação. Permaneceu aqui por um ano para cursar as etapas formativas do Aspirantado e Postulado. Em seguida, foi para São Paulo fazer os dois anos de Noviciado. Depois da Profissão religiosa, foi designada para trabalhar na Inspetoria Madre Mazzarello, em escolas de Goiás e Minas Gerais.

Na década de 60, sua mãe ficou doente e Maria Neotti se revezava com os irmãos nos cuidados com a mãe. Com o passar do tempo, atendendo ao pedido da sua genitora, ela pediu transferência para a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, de Porto Alegre, para ficar mais próxima da família. Em 1984, seu pedido foi deferido e ela voltou para o Sul do país, trabalhando em escolas de Cambé (PR), Porto Alegre (RS), Itajaí (SC) e Rio do Sul (SC).

Dedicou sua vida aos trabalhos na cozinha e no acompanhamento dos alunos durante o recreio, nas escolas Salesianas por onde passou. “Eu sempre gostei muito de trabalhar na cozinha. Todos os dias, eu preparava a comida com muito amor e pedia a Deus para que desse a salvação a todas as pessoas que se alimentassem da minha comida. E olha que eu alimentei muita gente!”, lembra com alegria.

Chegar ao centenário não é novidade na família de Maria Neotti, já que sua mãe faleceu aos 101 anos. O segredo para a longevidade, segundo a Irmã, é levar a vida com gratidão a Deus e com otimismo. “Procuro olhar sempre o lado positivo das situações, evitando reclamações e queixas. Me sinto muito bem, realizada nas minhas atividades e feliz no meu dia a dia”.

Vale ainda ressaltar que Irmã Maria tem mãos de artista. Ela ainda hoje realiza trabalhos manuais, especialmente artigos de crochê, com desenvoltura, delicadeza e muito bom gosto!

Uma data como esta não podia passar em branco. A comemoração pelos 100 anos ocorreu na Capela do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul. Frei Clarêncio Neotti, da comunidade Franciscana de Vila Velha (ES), irmão da aniversariante, veio especialmente para presidir a missa. A celebração foi muito especial, reunindo familiares que há muito tempo não se viam. Irmã Maria Neotti almoçou com eles e vivenciou seu aniversário com muita disposição e alegria. Certamente Jesus e Maria Auxiliadora vão continuar abençoando sempre a vida de Irmã Maria, que é uma inspiração para todos que a conhecem!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Encontro Nacional de Formação

Nos dias 24 a 28 de fevereiro 2018, o Colégio de Santa Inês, acolheu as Inspetoras, Coordenadoras Inspetoriais de Formação, as Formadoras, Diretoras de Aspirantado e

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.