Menu Principal

BLOG

Tem início oficial a Visita Canônica da Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola

No final da tarde do 8 de março, celebração do Dia Internacional da Mulher, teve início oficial a Visita Canônica de Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo.

Irmã Paola Battagliola, enviada pela Madre Geral para realizar em seu nome a Visita Canônica, chegou em São Paulo no último dia 1º de março. Em seguida, viajou para Cachoeira do Campo/MG a fim de também participar do Seminário Interâmbitos “Por uma animação generativa”, que foi concluído no último dia 6 de março.

Na Capela da sede da BAP foi celebrada a Eucaristia que contou com a presença da comunidade da Casa inspetorial, de Irmãs de outras comunidades de São Paulo, assim como leigas e leigos representando as comunidades educativas da BAP. A Eucaristia foi presidida por Padre Alexandre Luis de Oliveira, Inspetor da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, e coordenada pela comunidade do Noviciado Nossa Senhora das Graças.

No início da celebração, Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, entregou à Irmã Paola uma imagem de Nossa Senhora “grávida” com a seguinte motivação: “É assim que desejamos que nossas comunidades estejam para lhe receber: com tanta vida para partilhar. Também desejamos que sua passagem deixe muita esperança e muito ardor vocacional nas Irmãs e nas juventudes que você encontrar”.

Também foi introduzida pelas noviças Vitória, Carla e Elisiane uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, pedindo por meio de um canto que a Padroeira do Brasil e da BAP cubra Irmã Paola “com o seu manto, acompanhe seus passos e cuide do seu coração e de suas intenções”.

No momento da Palavra, a mesma foi trazida até o altar por Irmã Marcia Mucci e pelas noviças, ajudando a assembleia reunida a abrir mente e coração para acolher a novidade de Deus que sempre se manifesta.

Na homilia, Padre Alexandre com coração agradecido ressaltou: “Irmã Paola, a senhora chega à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida para ouvir as nossas irmãs, para acolhê-las, para tocar com o ministério que a senhora tem, a vida de cada irmã, os seus sonhos, suas esperanças, suas alegrias, seus desafios… para tocar a vida desta Inspetoria imensa, com tantas oportunidades… A senhora chega para ser um sinal de escuta e, hoje, a Palavra de Deus, o Evangelho que acabamos de ouvir, retoma o primeiro de todos os mandamentos: «Ouve, oh Israel!»”. O celebrante continuou sua reflexão falando sobre a capacidade de ouvir, de escutar – que é muito mais do que simplesmente ouvir. Convidou a assembleia a retomar aquela atitude de silêncio, que é fundamental para crescer na capacidade de escuta, assim como organizar a própria vida a partir de dentro, da interioridade.

No momento de ação de graças, a Inspetora da BAP, Irmã Alaíde dedicou algumas palavras de acolhida à Irmã Paola ressaltando que esta visita é muito significativa, pois serão 24 comunidades a serem visitadas no ano de 2024. Entregando à Visitadora uma réplica de Nossa Senhora Aparecida, Irmã Alaíde disse: “A Virgem Aparecida está aqui, à tua espera! Com ela caminharás pelas 24 Comunidades e Ela continuará a dizer a ti e a nós: «Façam tudo o que Ele lhes disser». (…) Estamos realmente muito felizes com a tua presença e o que mais desejamos é que te sintas em casa. Tu estás em casa! Entra. A casa é tua. Sê muito bem-vinda!”.

Para concluir a Celebração, houve ainda uma coreografia realizada pelas noviças que ajudaram a comunidade reunida em torno de Irmã Paola a cantar “Magnificat!”.

Com qual esperança você entra nesta visita?

Para Irmã Lucia Maistro, Conselheira inspetorial e diretora da Casa Santa Teresinha (Lapa), “a visita de Irmã Paola entre nós é primeiramente uma bênção de Deus e uma presença também da Madre Geral. (…) Eu tenho certeza, e assim espero, que esta visita realmente nos reanime na vivência do carisma e, acima de tudo, na vivência do Capítulo Geral, gerando vida nova nas nossas comunidades e em cada uma de nós”. 

Já para Carla, noviça do 1º ano, “a visita de uma pessoa como a Irmã Paola, que vem em nome da Madre, sempre traz uma mensagem de esperança, porque vivemos em um mundo cheio de notícias negativas, e a realidade que nos cerca é esta. (…) É uma presença que vai unificar cada vez mais a nossa Inspetoria, que é nova, e que vem de um processo de unificação que não está concluído ainda. Então, vai ajudar a unificar e fortalecer cada vez mais a caminhada da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida”.

Stefanny, Gestora Administrativa da Mantenedora da Associação Educacional Irmãs Salesianas (AEIS), entra nesta visita de Irmã Paola “com a esperança de uma verdadeira sinodalidade, onde a sinodalidade não são somente as pessoas, mas o espírito que nós precisamos assumir enquanto BAP para que isso aconteça”.

Irmã Maria Aparecida, diretora da comunidade do INSA-Belém, vê este momento da visita também com esperança: “eu tenho a esperança de que ela possa reavivar a chama do amor que é a proposta do nosso Instituto, das nossas Constituições. Que ela possa nos trazer este vigor enquanto Instituto”.

Mensagem de Irmã Paola para a BAP

Após um momento de confraternização com os presentes, Irmã Paola deu sua primeira mensagem à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e iniciou agradecendo pela acolhida, pelo carinho e pela bela Eucaristia com a qual teve início este tempo de visita: “Gratidão a Deus, porque é Ele quem nos visita. Nós somos apenas seus instrumentos. Precisamos acolher na fé este momento que é um verdadeiro kairós, tempo de graça. Tempo de sonhar uma vida mais comprometida, mais cultivada no silêncio interior para perceber a passagem de Deus na nossa vida, na vida das nossas comunidades educativas, na nossa missão. (…) Quero viver este momento da visita como uma irmã entre as irmãs, na escuta, na proximidade, na familiaridade… são todos elementos carismáticos que fortalecem o sentido de pertença a uma única família, à nossa linda Família Salesiana”.

Para concluir sua mensagem, Irmã Paola se inspirou no poema Dança da Obediência, de Madeleine Delbrêl, para ressaltar algumas características que ela deseja viver durante a Visita Canônica: “Eu quero dispor de mim mesma… nossos Santos fundadores – Dom Bosco e Madre Mazzarello – dançavam ao ritmo de Deus. Quero pedir a Deus para dançar como dançavam nossos Santos fundadores. ‘Senhor, eu também quero ser hábil na dança contigo e com todas… não preciso saber onde a dança me leva… basta seguir, ser alegre e, sobretudo, não ser rígida. (…) O que importa Senhor, é colocar como princípio da dança passos que fortalecem a vida, que promovem o encontro, a comunhão e a harmonia… criar um clima que promova a confiança recíproca. (…) Senhor, juntas estamos prontas para dançar, e dançar com Deus esta dança do encontro, do olhar do coração, do acolhimento, da relação, da escuta, do diálogo, da confiança, da comunhão, da missão, da gratuidade, do serviço, de humildade e alegria, de conhecimento e de presença’.” 

A Visita Canônica de Irmã Paola Battagliola à BAP, que está apenas começando, terá sua conclusão no mês de setembro, com uma interrupção para acompanhar presencialmente, em Roma, as reuniões do Conselho Geral previstas para o verão europeu.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Chegada da Primavera no Cemari

Com a chegada da primavera, os educandos do CEMARI preparam uma gincana cultural e educativa, o objetivo é conhecer as regiões, e espécies de arvores

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.