Menu Principal

BLOG

Conselheira Geral se encontra com o Conselho Inspetorial e o Núcleo Animador da BAP

Após a acolhida oficial da Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola, na tarde do dia 8 de março, dando assim início à sua visita à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, o dia 9 de março foi reservado para o encontro da Visitadora com a Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, e o Conselho Inspetorial. 

Durante a reunião de Irmã Paola com as lideranças da BAP, o clima foi de muita escuta e diálogo. A Conselheira teve uma visão geral da realidade brasileira, especialmente dos estados onde estão presentes as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) nesta porção do Brasil: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. 

A Vigária Inspetorial, Irmã Maria Ivone Ranghetti, apresentou um panorama contemplando alguns aspectos de cada estado: localização geográfica, população, cultura local, economia, educação, tradições, religião, entre outros.

Em seguida, Irmã Paola ofereceu às Irmãs do Conselho uma reflexão sobre o tema: “A categoria da presença no serviço de animação”.

Os trabalhos foram concluídos com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano, Padre Luiz Gonzaga Piccoli.

FMA e leigos, juntos em sinodalidade

Já no dia seguinte, 10 de março, foi a vez do Núcleo Animador encontrar-se com a Visitadora. O dia teve início com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo P. Piccoli e, após o café, deu-se início aos trabalhos do Núcleo Animador da BAP. 

Este grupo é formado pelas Conselheiras inspetoriais, pelas Coordenadoras inspetoriais dos Âmbitos e por um grupo significativo de leigos que representam obras específicas ou outras entidades e coordenações da BAP, compartilhando em sinodalidade a missão carismática salesiana.

O encontro do Núcleo Animador com Irmã Paola deu espaço essencialmente à apresentação da caminhada da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, por meio do Plano de Ação Inspetorial, dinamizado por cada um dos Âmbitos: Administração, Comunicação, Família Salesiana, Formação e Pastoral Juvenil. 

Cada Coordenadora inspetorial deu uma visão do próprio Âmbito, apresentando ações e processos que estão sendo desenvolvidos e indicando as perspectivas de futuro, com aquelas ações que ainda precisam ser realizadas e/ou fortalecidas.

Após a apresentação dos Âmbitos, acompanhada com muito interesse pela Irmã Paola Battagliola, a Conselheira Geral, num português muito compreensível, agradeceu por este momento de partilha e desafiou o Núcleo Animador a continuar crescendo na sinodalidade, a “não multiplicar as ações, mas favorecer o crescimento e promover o envolvimento de todos. (…) Convergir todos em sinergia pelos mesmos objetivos”. 

Irmã Paola insistiu muito na corresponsabilidade e na formação, para todos e em todos os níveis: “se focarmos em uma sólida formação, será também potenciada, qualificada a nossa missão”.

Em seguida, compartilhou com os presentes uma reflexão sobre o tema: “Animação e governo em sinodalidade para a revitalização e reestruturação”.

Ressonâncias, conclusões, agradecimentos

As ressonâncias dos leigos tiveram um espaço privilegiado. 

“Agradeço suas palavras, cada vez que a gente escuta a apresentação dos Âmbitos, reforçamos o nosso sentido enquanto Núcleo, enquanto equipe de trabalho. Os Interâmbitos (…) deram o sentido da conexão que existe entre o nosso trabalho como um todo. A presença da Irmã Paola reforça a nossa identidade, nos abastece, nos traz mais combustível, nos reenergiza para ir em frente, nos dá mais clareza das nossas possibilidades. Nos ajuda a ver caminhos com um pouco mais de clareza. Como ela falou das talhas de vinho… que nós precisamos continuamente ficar enchendo, enchendo, retro-alimentando essa missão que faz parte de todos e que cada um de nós contribuímos de uma maneira. (…) só nos fortalece e fortalece a nossa identidade, enquanto equipe, enquanto BAP”, disse Patrícia, da Assessoria externa do RH, de Porto Alegre.

“Algumas frases foram bem fortes e resumem bem os meus sentimentos. ‘O todo é superior às partes’; ‘A missão compartilhada no contexto da sinodalidade’ é o grande desafio, mas é um caminho; a questão de ‘alargar a tenda’ que requer de cada um de nós acolher os outros no seu interior e acolher também a diversidade de tudo o que a gente vive aqui”, afirmou Rose, Coordenadora da Ação Social da BAP.

“Sabe que fica uma sensação muito gostosa. A sua fala dá impressão de que a senhora sabia o que cada Âmbito iria dizer: eu acho que isso é sintonia, é sinodalidade. (…) Algumas frases, algumas palavras marcaram: compartilhamento… eu diria mais: a cumplicidade. Sermos cúmplices de um processo de crescimento, juntos! (…) este caminho, eu tenho certeza, que a cada encontro, a gente vê se fortalecendo. Se fala muito da sinodalidade, do compartilhamento, da formação em todos os Âmbitos, do crescimento… repetindo: ouvindo a senhora, parecia que a senhora sabia o que cada Âmbito iria falar… isto é sintonia”, disse Antenor, da Assessoria Administrativa, de Porto Alegre.

“Vou falar do sentimento… sentimento de nós leigos, à frente do Hospital… é renovador quando viemos aqui e escutamos essas suas palavras. Penso igual à Rose (…) acho que nós, leigos, e a senhora lembrou muito na sua fala, podemos ser melhores ou não, mas certamente precisamos estar juntos. Então, agradeço todas as suas palavras que renovaram a gente. Temos trabalhado muito forte lá na nossa realidade, que é um hospital, e tentamos fazer isso com os nossos colaboradores. É um trabalho difícil, mas muito significativo para mim que gosto do que faço”, afirmou Marco, Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas/MS.

“Eu queria agradecer as suas palavras de esperança, de renovação, de conforto, que estamos no caminho certo… Na apresentação dos Âmbitos, eu fiquei muito feliz de ver que muitas ações que nós construímos quando montamos o plano, já estão sendo feitas, já houve uma caminhada de cada Âmbito na sua missão. A visita da senhora, as palavras, estar mais uma vez juntos aqui, só reforça o caminho que nós estamos construindo na nossa amada BAP”, concluiu Stefanny, da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEIS-SP).

“Irmã Paola, eu me sinto agradecida, agraciada, felicíssima por estar participando desse momento de convivência, desde quando nós soubemos da chegada da senhora, na sexta-feira na missa e hoje. Eu tenho 1,80 de altura, mas eu tenho uma pequenez que se chama ‘aprendiz’. Sou uma eterna aprendiz. Perto da senhora eu me sinto um grão de areia, porque eu tenho certeza de que a senhora é imensa.  (…) Fico muito orgulhosa de ver todos os Âmbitos apresentando tudo isso, e eu falo: gente, que maravilha sermos salesianas!”, expressou Meily, da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEIS-SP).

Na sequência, também algumas Irmãs compartilharam suas ressonâncias e manifestaram sua gratidão. A Inspetora, Irmã Alaíde teceu seus comentários, elogiando o caminho percorrido pelo Núcleo Animador e apostando na “cultura inspetorial de uma animação, de uma sinergia, de uma sinodalidade e de um caminhar juntos”.

O encontro foi concluído com uma avaliação, na qual cada participante identificou “o que foi positivo” e “um desafio” que permanece para a BAP. 

No momento do agradecimento, Meily, reinterpretando o Pequeno Príncipe vindo do planeta Asteróide B612, leu e entregou à Irmã Paola uma carta escrita pelo personagem, dando-lhe sábios conselhos e entregando-lhe o perfume de muitas rosas.

Irmã Maike Loes

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.