Menu Principal

BLOG

Páscoa Juvenil Salesiana: caridade no mais amplo significado

Integrantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul (SC) e do Colégio Auxiliadora de Campos Novos (SC) se uniram para praticar a caridade no mais amplo significado ao participar do projeto Páscoa Juvenil Salesiana. 

A partir da Campanha Solidária que a Pastoral Escolar do IMA promoveu, doces foram arrecadados para serem destinados às 200 crianças e adolescentes atendidos pela Associação Pró Menor Lar Padre Jacó, na cidade de Itajaí (SC). A Pastoral Escolar do Colégio Auxiliadora também se mobilizou para arrecadar materiais de higiene e limpeza para a referida instituição salesiana que faz parte da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

A entrega ocorreu durante o feriado da Páscoa. Cerca de 30 alunos dos dois colégios viajaram juntos para Itajaí para participar de vivências, proporcionar momentos especiais na convivência com as crianças e adolescentes assistidos e ter a experiência da doação ao próximo.

Logo que chegaram, os jovens foram acolhidos carinhosamente pelas Irmãs salesianas e Educadores do Lar Padre Jacó. Após um delicioso almoço, houve a encenação da Santa Ceia realizada pelas crianças e adolescentes atendidos. Em seguida, todos participaram juntos de atividades de recreação e integração. Antes de voltar para suas casas, as crianças e adolescentes receberam os doces arrecadados com muita alegria e gratidão.

“Percebemos nos atendidos pelo Lar um sentimento de preenchimento por saber que alguém está olhando por eles e que são amados. Os pais estavam radiantes quando foram buscar as crianças”, detalha Antonio, conselheiro da AJS do IMA. A missa da Quinta-feira Santa celebrada na paróquia local encerrou esse dia intenso de atividades. 

Na manhã da Sexta-feira Santa, os jovens da AJS participaram de uma Via-Sacra realizada no Morro da Cruz, está localizado bem no centro de Itajaí. Com 180 metros de altura, o Morro da Cruz passou a ser chamado assim desde 1980 quando foi colocada uma enorme cruz no centro e no ponto mais alto do morro. Do seu alto é possível apreciar a bela vista de toda a cidade e até o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar proporcionando um show de belas imagens e recordações aos que visitam. No final da tarde, um muro do Lar Padre Jacó foi marcado pelos jovens, com frases e a impressão das mãos dos participantes do projeto. Todas as vezes que as crianças e adolescentes atendidos pela instituição olharem para essa ação concreta, lembrarão da felicidade vivenciada nesta Páscoa. No período noturno, houve ainda um luau que instigou reflexões importantes sobre as vivências proporcionadas pelo projeto Páscoa Juvenil. A noite foi encerrada com a exibição do filme Santa Dulce dos Pobres.

No Sábado Santo, o clima foi de missão cumprida. Pela manhã houve a revelação da Dinâmica do Anjo e a distribuição de fotos do grupo como lembrança. A despedida foi com um almoço e agradecimento às anfitriãs, a comunidade das Irmãs salesianas de Itajaí. Nestes dois dias, um grupo representativo de adolescentes do Lar Padre Jacó também participou da programação.

Estar envolvido neste projeto é ter a oportunidade de exercitar tanto a caridade material, com a distribuição das doações, quanto a caridade espiritual, pois todos os jovens doaram seu tempo, suas melhores energias, sua disposição em proporcionar vivências marcantes às crianças e adolescentes atendidos pela instituição. É seguir os passos do Mestre Jesus no auxílio ao próximo mais necessitado.

“Participar deste projeto é enriquecedor. Estar em contato com uma realidade diferente faz com que os nossos jovens desenvolvam uma visão mais ampla e repensem sua própria vida. É uma maneira de vivenciar o renascimento, pois cada jovem volta renovado após ter essa experiência. Isso sem falar nas amizades que são construídas e fortalecidas, unindo corações conectados com o mesmo propósito de fazer o bem”, avalia Robson, coordenador da Pastoral Escolar do IMA.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.