Menu Principal

BLOG

Centro de Educação Infantil “Pingo de Gente promove momento de formação para os Educadores

O Centro de Educação Infantil “Pingo de Gente”, situado no bairro Guacuri, na zona sul de São Paulo, é uma creche que atende crianças de zero a 2 anos e faz parte do Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – BAP. Este Centro foi fundado pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianas, que residiram por muitos anos na comunidade, desenvolvendo diversas ações sociais: creches, CCAs, abrigos, profissionalização para jovens, mulheres e migrantes.

Atualmente as FMA não têm mais comunidade religiosa no local, mas a obra levada em frente por educadoras leigas, com competência e muito amor, continua sendo acompanhada pelas Irmãs Salesianas, representadas pela coordenadora de Pastoral, Irmã Maria das Graças Rodrigues.

O último dia 15 de agosto foi um momento especial voltado ao cuidado das colaboradoras: 24 educadores, entre coordenação, pedagogas, limpeza e cozinha. Um grupo que diariamente cuida dos pequenos, com tanta dedicação e sem medir cansaço ou dificuldades. Este ano, a equipe pode contar também com a presença de um psicólogo, mantido com recursos da RSB-Social.

Com a ajuda do psicólogo e da coordenadora de Pastoral, o dia de cuidados com o corpo e a mente foi planejado com carinho e muitas surpresas. Além do café da manhã, as educadoras tiveram um momento de formação, cujo tema era “Maria, presença que gera e cuida da vida”.

Em seguida, foram surpreendidas com a oportunidade de fazerem um tratamento de limpeza de pele, maquiagem e outros cuidados pessoais. Tudo para valorizar ainda mais estas pessoas que diariamente oferecem cuidados às crianças, muito amor e proteção.

As educadoras também vivenciaram um momento lúdico e artístico, podendo manifestar muita criatividade através de atividades de pintura, coordenadas por Silmara.

Depois desta experiência significativa, algumas educadoras avaliaram o dia e compartilharam seus sentimentos: “Eu amei. Estava tudo lindo e delicado, com muito capricho e carinho. Foi um momento cuidando de quem cuida e eu me senti acolhida e cuidada, foi perfeito!”.

“Foi um momento que eu realmente cuidei do corpo (rosto), algo que há muito tempo não fazia. Valeu a limpeza do rosto. E o momento da pintura foi muito bom”.

“O retorno das educadoras, de terem gostado de pintar foi gratificante para mim, e acredito que quase todas apreciaram o momento relaxante e descontraído”, disse Claudia que conduziu o tratamento de beleza e cuidados.

“Foi um dia mais que especial. Me senti cuidada e amada. Feliz por fazer parte dessa equipe maravilhosa”.

Além desta atividade, o Centro “Pingo de Gente” iniciou, no dia 08 de agosto, o projeto “Transformando Nosso Futuro” que traz como mensagem o cuidado com o meio ambiente e o respeito com a natureza.

Esse projeto tem como intenção trabalhar com as crianças a importância da reciclagem, de uma maneira lúdica e que irá ampliar seu desenvolvimento integral. Trazer essa proposta na Educação Infantil faz com que as crianças, ainda pequenas, entendam que fazendo a reciclagem elas estão colaborando como o meio ambiente, fazendo assim um mundo melhor, avaliam as educadoras.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.