Menu Principal

BLOG

Missa ao ar livre, visitação a Santuário e homenagem marcam as comemorações pelos 150 anos do Instituto das FMA

O Instituto Maria Auxiliadora (IMA), de Rio do Sul (SC), é parte da história do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). É muito gratificante poder reunir alunos, colaboradores e Irmãs para prestar uma significativa homenagem pelos seus 150 anos de fundação.

No dia 5 de agosto, dois eventos foram realizados no pátio da escola. Pela manhã, os alunos do turno matutino participaram de um “Bom Dia” especial e, à tarde, foi a vez dos alunos do turno vespertino se reunirem para o “Boa Tarde”. Nestes dois momentos, conduzidos pela diretora do IMA, Angelita, e pelo coordenador de pastoral escolar, Robson, os alunos puderam encontrar as Irmãs residentes no IMA e parabenizá-las pela data festiva.

Os alunos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) que participaram recentemente da Animação Missionária Juvenil (AMJ) protagonizaram um momento importante do evento. Eles contaram um pouco da história das FMA e apresentaram símbolos marcantes dessa trajetória. Em seguida, as Irmãs renovaram seus votos religiosos e cantaram o Hino do Instituo das FMA. O evento foi encerrado com a bênção que as Irmãs deram aos alunos e à escola.

No dia 6 de agosto, as homenagens continuaram. Dessa vez, os colaboradores da escola e as Irmãs se dirigiram à cidade de Ituporanga para uma peregrinação. O primeiro ponto de parada foi a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Neste local, esculpido caprichosamente por Deus e com uma beleza natural estonteante, o grupo fez uma caminhada pelas 15 estações da Via Sacra. Em cada uma delas, um momento de oração, reflexão e reverência a Jesus. Ao chegar à Gruta, o ambiente havia sido preparado pela equipe da escola para uma missa ao ar livre, que foi celebrada pelo Padre Renato, da Inspetoria São Pio X. O rito destacou a vida e a obra de Madre Mazzarello, cofundadora do Instituto.

Depois da missa, o IMA ofereceu um almoço aos participantes em um restaurante da cidade, em comemoração a outro fato importante: o alcance da meta de fidelização de alunos conquistada na campanha de matrículas de 2022. Depois desse momento de integração e valorização do empenho da equipe, o grupo partiu para a última etapa da peregrinação: a visita ao Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, recentemente inaugurado em Ituporanga.

Um terço gigante é o portal de entrada do Santuário. Alguns participantes puderam subir a pé os 460 degraus da escadaria que leva à estátua de Nossa Senhora de Lourdes. No trajeto de subida, estátuas que retratam os 12 apóstolos de Cristo e a Boa Samaritana estão presentes. No topo do Santuário há uma capela e, também, uma cruz panorâmica para apreciar a vista privilegiada da cidade.

Realizar essas homenagens, proporcionar momentos de convivência com as Irmãs e partilhar da sabedoria dessas mulheres fortes e determinadas é um privilégio. O IMA agradece todos que participaram dessa experiência marcante que ficará para sempre em nossas memórias e em nossos corações.

Fonte: Comunicação IMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.