Menu Principal

BLOG

Junioristas se encontram e se despedem das Irmãs neoperpétuas

Nos dias 16 e 17 de setembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), São Paulo, reuniram-se as Irmãs Junioristas Luana, Valentina, Eudenice, Celene e Virgínia, e as Irmãs neoperpétuas, Liv e Aline, para um encontro formativo, previsto em calendário e de responsabilidade do Âmbito da Formação da BAP.

O encontro teve início com a acolhida de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, que ressaltou a importância da autoformação, recordando que cada Irmã é responsável pela qualidade formativa de sua caminhada como Consagrada.

Todos os encontros contam sempre com a presença de Irmã Helena Gesser, responsável inspetorial pelo Âmbito da Formação. Irmã Helena compartilhou o roteiro do encontro e, em seguida, convidou as neoperpétuas Liv e Aline a partilharem a experiência vivida no segundo Noviciado, realizado de 1º a 26 de julho, na Itália.

Durante o Segundo Noviciado, tempo intenso de formação e aprofundamento, Liv e Aline tiveram a oportunidade de fazer uma imersão carismática nas terras das origens: Mornese, Nizza Monferrato e Turim. Foi ali que tudo começou com Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Para o momento de partilha, Irmã Aline iniciou invocando a presença do Espírito Santo e apresentando a experiência vivida nas terras de Dom Bosco. Trouxe fotos e relatou momentos de confronto interior. Disse: «Pisar nas terras onde nossos fundadores pisaram, sentir sua energia, sua espiritualidade, não tem preço, esse é o meu grande desejo para todas as formandas do mundo, que tenham a oportunidade e a graça dessa grande experiência carismática que nos renova e transforma no ser e agir». 

Em seguida, Irmã Liv falou sobre a experiência vivida em Mornese, dando destaque à Janelinha da Valponasca, ao poço e aos desafios vividos por Madre Mazzarello antes de ser Filha de Maria Auxiliadora. A partilha foi dinamizada a partir da construção de símbolos, com argila, em confronto com as Constituições das FMA e com o itinerário vivido.

No segundo dia do encontro, os trabalhos tiveram início com a leitura do texto intitulado «A dança da vida religiosa consagrada para os tempos que vivemos», de autoria de Irmã Maria Cristina Giani, MCR, publicado na revista Convergência (maio-julho 2023). Em seguida, o grupo teve a oportunidade de participar da Celebração Eucarística na Igreja São José de Anchieta (Pátio do Colégio), onde as Irmãs puderam agradecer e louvar a Deus pelo ano vivido.

No final da tarde, após as partilhas e reflexões do texto lido anteriormente, houve a despedida das Irmãs Aline e Liv que já não mais participarão dos Encontros para Junioristas, pois concluíram esta etapa formativa e agora, na condição de Irmãs de Votos perpétuos, estão na formação permanente. Aline e Liv tiveram a oportunidade de agradecer a experiência dos anos de Juniorato e dar alguns conselhos ao grupo que continua o período formativo. As Irmãs Alaíde e Helena agradeceram a presença das duas neoperpétuas, entregando algumas lembrancinhas. Entre estas, um Rosário, para que caminhem sempre em companhia de Maria, “aquela que tudo fez e faz no Instituto FMA”. Irmã Aline e Irmã Liv fizeram a Profissão Perpétua, respectivamente, nos dias 5 e 6 de agosto. A primeira, em Cunha (SP) e a segunda, em Campo Grande (MS).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.