Menu Principal

BLOG

Instituto Maria Auxiliadora participa da maior feira educacional da América Latina

Foram quatro dias imersos no mundo das inovações mais recentes do mercado para o setor de educação. Angela e Isolene, coordenadoras pedagógicas do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), de Rio do Sul (SC) participaram da 27ª edição da Bett Educar, a maior feira educacional da América Latina, realizada em São Paulo (SP).

Com o tema “Cocriando a Educação do Futuro”, o evento apresentou quatro eixos centrais que nortearam as atividades: inclusão e diversidade; competências socioemocionais e saúde mental; inovação e cenários futuros e gestão educacional para equidade.

Mais de 270 expositores apresentaram soluções educacionais e formativas para as instituições de ensino, além de palestras, oficinas e rodas de conversa para partilhar saberes e promover a geração de ideias e criar conexões.

“O evento foi incrível. Além de você tomar conhecimento de quais são as discussões e pesquisas mais recentes da área educacional, você volta com o espírito renovado e com a certeza de que nossa missão é algo maior e mais gratificante do que temos noção. Iremos nos dedicar para que os conhecimentos adquiridos não fiquem limitados a nós, mas expandido para toda a comunidade escolar”, relatam as coordenadoras.

Participar de um evento como esse é ficar por dentro dos conteúdos e discussões mais relevantes da área. Entre os principais assuntos tratados estavam o Papel do Professor na educação socioemocional, a aprendizagem a partir do desenvolvimento de competências, a necessidade de desenvolver o pensamento criativo na escola, o papel da tecnologia em sala de aula, o Projeto de vida, a Educação 5.0 e a Educação bilíngue.

“Interessante perceber o quanto a questão da criatividade e do pensamento criativo foram destacados neste evento, pois para existir inovação é preciso ter um olhar criativo. Essas competências estão tão valorizadas que passarão a fazer parte da avaliação mundial PISA, que mede o efeito da educação. Observamos também que a arte está sendo cada vez mais utilizada como grande aliada na educação socioemocional e pode colaborar muito nesse momento de educação mais voltada para a humanidade. Outra tendência é tornar a escola um ambiente mais colaborativo, em que alunos, professores e família ajudam-se mutuamente, pois todos possuem saberes e têm necessidades a serem supridas”, pontuam as coordenadoras.

Nos dias do evento, as coordenadoras aproveitaram para visitar estandes de empresas parceiras e garimpar novidades. Algumas, em breve, serão implantadas aqui no IMA. “Comprovamos que a nossa escola está no caminho certo em relação às estratégias, metodologias, tecnologias e materiais didáticos que utilizamos. O IMA está muito alinhado às tendências educacionais mais modernas. Fomos também com um olhar investigativo para nos situar em algumas questões que precisam ser aprimoradas. O aprendizado que tivemos nestes dias foi muito significativo. Não há como participar de um evento como esse e voltar a mesma pessoa. Estamos muito motivadas a partilhar todas as vivências com nossa equipe docente e fazer o IMA avançar ainda mais rumo à excelência educacional”, avaliam.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Nosso Carisma

Nós, FMA, somos na Igreja MULHERES CONSAGRADAS que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestamos a mística de um amor radical por

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.