Menu Principal

BLOG

Mensagem de Páscoa da Madre Chiara Cazzuolla

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola, envia uma mensagem às FMA, às Comunidades Educativas e à Família Salesiana, desejando uma Páscoa de Esperança e Ressurreição.

Queridas irmãs,

desejo chegar a vós na solene celebração da Ressurreição do Senhor para desejar-vos tudo de belo, bom e santo que a Páscoa nos comunica.

O aspecto da natureza, especialmente em algumas partes do mundo, como aqui em Roma, revela-nos os sinais da Primavera que principia.  E este belíssimo cenário parece contrastar com o clima de sofrimento, incerteza e precariedade em que vivemos atualmente por tantos focos de guerras, injustiça, opressão, violência, perseguições, o risco de uma guerra nuclear!  Mas a primavera nasceu do inverno.

Precisamente neste contexto, nesta experiência tão particular, recorro ao Evangelho de Lucas que leremos na Vigília Pascal Lc 24,1-12.  A passagem se abre com o andar trepidante/com os passos trêmulos das mulheres que, na escassa luz da aurora, com amor e sem cálculos – a pedra, os guardas, as trevas, a morte – vão ao sepulcro para honrar o corpo do Senhor,… mas a pedra foi removida e o corpo não está. É desconcertante! Tentam entender o acontecimento e eis que dois homens em roupas fulgurantes perguntam: “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?”  Uma pergunta direta que tem jeito de reprovação e talvez também queira preparar seus corações para o grande anúncio “Não está aqui. Ressuscitou.  Lembrai-vos de como vos falou…”.

E as mulheres creem, creem porque se lembram e creem antes de ver.  Guardaram as palavras de Jesus, porque o amam: só vive em nós o que está em nosso coração, vive por muito tempo o que é muito amado, vive para sempre o que vale mais do que a vida.  Lemos que a fé das mulheres torna-se imediatamente anúncio e relato aos onze e a todos os outros.  Os apóstolos, porém, estão ainda incrédulos e consideram o relato das mulheres um delírio, mas elas relatam igualmente, são as testemunhas oculares que o amor impele, torna intrépidas.

Como às mulheres no alvorecer da Páscoa, também para nós a memória amorosa do Evangelho é o princípio de todo encontro verdadeiro com o Ressuscitado.  Rei e Senhor da nossa existência e da história.

Não podemos deixar de citar a carta a Ottavia Bussolino na qual Madre Mazzarello eleva um hino ao amor por Jesus, centro de sua vida: “Nunca desanimes por nenhuma adversidade, toma tudo das Santíssimas  mãos de Jesus, deposita toda a tua confiança nEle e espera tudo dEle. […] Deixa que Jesus possa dizer-te: minha filha, és preciosa para mim, estou contente com o teu trabalho.  Coragem, quando estás cansada e aflita, vai depor as tuas angústias no coração de Jesus e lá encontrarás alívio e conforto”.  Maria Domingas ajuda assim a jovem Irmã a unificar a sua vida no amor às Irmãs e no amor a Jesus numa escala de prioridades: “Ama a todos e a todas as tuas Irmãs, ama-as sempre no Senhor, mas o teu coração não o dividas com ninguém, seja todo inteiro para Jesus” (C 65,2-3).

Apesar das dificuldades reais do momento, descobrimos que Jesus ressuscitado semeia sinais de esperança em nossa vida e tomba novamente a pedra dos nossos fechamentos e obtusidades.

Não devemos ter medo, ELE RESSUSCITOU! As expectativas não ficarão incompletas, as lágrimas serão enxugadas, os medos serão vencidos pela esperança. Porque o Senhor nos precede, caminha diante de nós.  E, com ele, a vida recomeça.

Vamos viver esta segura Esperança! Vivê-la com amor e fé;  vamos relatá-la, como as mulheres da manhã de Páscoa! Ancoremo-nos neste Mistério de luz, de Presença gloriosa e Ressuscitada, a Jesus, o Senhor, em comunhão profunda com nossas Irmãs, as nossas comunidades que sofrem com a guerra, os perigos, as dificuldades nas várias partes do mundo.

O SENHOR RESSUSCITOU! Não há anúncio que possa dar mais força ao grito de vitória do Amor sobre o mal e o pecado.

A todas as FMA, aos familiares, ao Reitor-Mor, Dom Ángel Fernández Artime, aos irmãos Salesianos, aos jovens , às Comunidades Educativas, aos leigos e aos leigos colaboradores e amigos, também em nome das Conselheiras em sede e fora das sedes, com a oração e o afeto desejo uma Feliz Páscoa, na luz fulgurante do Ressuscitado e na alegria de Maria.

Roma, 15 de abril 2022

Irmã Chiara Cazzuola
Superiora Geral do Instituto FMA

Clique aqui e confira o vídeo

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.