Menu Principal

BLOG

Jovens participam de Retiro em preparação à Semana Santa

Nos dias 9 e 10 de abril, cerca de 40 jovens ligados à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, de São Paulo – Brasil, participaram do projeto “Páscoa Jovem”, um retiro em preparação à Semana Santa. O mesmo foi realizado na Obra Salesiana de Apoio Fraterno – OSAF, na cidade de Araras, distante 168 km da capital paulista.

O objetivo do encontro, além da preparação para a Páscoa, foi o de oferecer aos participantes uma experiência de missão, a fim de concretizar o tema do retiro: “Anunciadores da paz”. O evento contou com a participação de representantes das comunidades educativas da OSAF e do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Araras, e do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, sob a coordenação das Irmãs salesianas Metka Kastelic, Chen Huimin e Lúcia Nair Tironi.

Orientados pelo tema “Anunciadores da paz”, os jovens iniciaram as atividades com uma dinâmica de integração e foram divididos em grupos para refletir sobre o grande evento cristão da Páscoa. Em seguida, eles partiram para a missão, visitando famílias e realizando a bênção nas casas da comunidade Santo Antônio, que fica localizada numa das periferias de Araras.

Os jovens também vivenciaram a Leitura Orante do texto de Lucas que relata o encontro dos apóstolos com Jesus ressuscitado (Lc 24, 35-48) e puderam dedicar-se a um “tempo de deserto”, fundamental para deixar ressoar a Palavra na própria vida. No final da noite, ao redor de uma fogueira eles partilharam a experiência feita e suas reflexões. Este momento foi muito significativo, provocador, cheio de emoção e muita abertura. Prova disto foi a participação do grupo ao Sacramento da Reconciliação e à oração mariana do Rosário para concluir as atividades do dia.

No segundo dia, a celebração do Domingo de Ramos marcou o encerramento do retiro e todos foram convidados a serem portadores da grande LUZ, que é Jesus, o Ressuscitado.

Durante o encontro, os jovens viveram um percurso de formação humana e religiosa, no qual não só partilharam ideias, mas aprofundaram o real significado da Páscoa enquanto cristãos. O projeto “Páscoa Jovem” nasceu do intuito de conduzir os jovens a uma experiência mais viva e profunda do grande mistério Pascal, ou seja, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

DEPOIMENTOS DE ALGUNS PARTICIPANTES

Para mim, a ‘Páscoa Jovem’ representou uma verdadeira renovação da fé, sou muito grata pelo privilégio de ter participado desse momento e das graças e conhecimentos. As trocas com as alunas do outro colégio foram maravilhosas e me fizeram muito bem. Durante as visitas nas casas aprendi a dar valor às pequenas coisas e que Deus sempre está ao nosso lado, mesmo quando duvidamos dele, por isso, a renovação do meu amor por ele!  (Ana Luisa – Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP)

Participei da ‘Páscoa Jovem’ de 2022. Como representantes da OSAF, passamos distribuindo ramos e lendo um trecho do evangelho para as casas ali perto, pregando a paz, a fé e esperança. Foram momentos muito bons, nos quais pudemos refletir e confiar em Deus. Aprendi a dar valor às pequenas coisas presentes em nossas vidas, que fazem toda a diferença. A convivência com as meninas de Ribeirão Preto foi ótima! Fiz novas amizades, nos conhecemos melhor e passamos por momentos que nunca serão esquecidos. Naquele dia, pude sentir meu coração em paz e a conexão com Deus. Acredito que Espírito Santo nos enviou para essa missão, a fim de espalharmos esperança ao próximo, como bons anunciadores da paz que somos. Foi um privilégio comparecer à ‘Páscoa Jovem’ de 2022 e espero participar de muitos outros momentos como esse. (Rebeca – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Araras – SP)

A minha experiência no retiro espiritual foi algo bem pessoal. Aprendi coisas novas, convivi com pessoas desconhecidas, mas que também acreditam na Palavra de Deus, e obtive experiências inesquecíveis. Acho que quebrei algumas barreiras, como falar em público e ser dependente de mim mesma. Me senti muito em família com as pessoas da escola e também com as pessoas de lá, onde vi que podia contar com a ajuda de cada um ali. (Maria Fernanda – Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP)

Foi uma experiência maravilhosa, conheci pessoas incríveis e fizemos muita coisa legais, tivemos diversos momentos de reflexão que me fizeram pensar muito. Mas com certeza o melhor presente foram as experiências inesquecíveis que renovarei no meu coração para sempre. (Gabriela – Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.