Menu Principal

BLOG

Jovens participam de Retiro em preparação à Semana Santa

Nos dias 9 e 10 de abril, cerca de 40 jovens ligados à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, de São Paulo – Brasil, participaram do projeto “Páscoa Jovem”, um retiro em preparação à Semana Santa. O mesmo foi realizado na Obra Salesiana de Apoio Fraterno – OSAF, na cidade de Araras, distante 168 km da capital paulista.

O objetivo do encontro, além da preparação para a Páscoa, foi o de oferecer aos participantes uma experiência de missão, a fim de concretizar o tema do retiro: “Anunciadores da paz”. O evento contou com a participação de representantes das comunidades educativas da OSAF e do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Araras, e do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, sob a coordenação das Irmãs salesianas Metka Kastelic, Chen Huimin e Lúcia Nair Tironi.

Orientados pelo tema “Anunciadores da paz”, os jovens iniciaram as atividades com uma dinâmica de integração e foram divididos em grupos para refletir sobre o grande evento cristão da Páscoa. Em seguida, eles partiram para a missão, visitando famílias e realizando a bênção nas casas da comunidade Santo Antônio, que fica localizada numa das periferias de Araras.

Os jovens também vivenciaram a Leitura Orante do texto de Lucas que relata o encontro dos apóstolos com Jesus ressuscitado (Lc 24, 35-48) e puderam dedicar-se a um “tempo de deserto”, fundamental para deixar ressoar a Palavra na própria vida. No final da noite, ao redor de uma fogueira eles partilharam a experiência feita e suas reflexões. Este momento foi muito significativo, provocador, cheio de emoção e muita abertura. Prova disto foi a participação do grupo ao Sacramento da Reconciliação e à oração mariana do Rosário para concluir as atividades do dia.

No segundo dia, a celebração do Domingo de Ramos marcou o encerramento do retiro e todos foram convidados a serem portadores da grande LUZ, que é Jesus, o Ressuscitado.

Durante o encontro, os jovens viveram um percurso de formação humana e religiosa, no qual não só partilharam ideias, mas aprofundaram o real significado da Páscoa enquanto cristãos. O projeto “Páscoa Jovem” nasceu do intuito de conduzir os jovens a uma experiência mais viva e profunda do grande mistério Pascal, ou seja, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

DEPOIMENTOS DE ALGUNS PARTICIPANTES

Para mim, a ‘Páscoa Jovem’ representou uma verdadeira renovação da fé, sou muito grata pelo privilégio de ter participado desse momento e das graças e conhecimentos. As trocas com as alunas do outro colégio foram maravilhosas e me fizeram muito bem. Durante as visitas nas casas aprendi a dar valor às pequenas coisas e que Deus sempre está ao nosso lado, mesmo quando duvidamos dele, por isso, a renovação do meu amor por ele!  (Ana Luisa – Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP)

Participei da ‘Páscoa Jovem’ de 2022. Como representantes da OSAF, passamos distribuindo ramos e lendo um trecho do evangelho para as casas ali perto, pregando a paz, a fé e esperança. Foram momentos muito bons, nos quais pudemos refletir e confiar em Deus. Aprendi a dar valor às pequenas coisas presentes em nossas vidas, que fazem toda a diferença. A convivência com as meninas de Ribeirão Preto foi ótima! Fiz novas amizades, nos conhecemos melhor e passamos por momentos que nunca serão esquecidos. Naquele dia, pude sentir meu coração em paz e a conexão com Deus. Acredito que Espírito Santo nos enviou para essa missão, a fim de espalharmos esperança ao próximo, como bons anunciadores da paz que somos. Foi um privilégio comparecer à ‘Páscoa Jovem’ de 2022 e espero participar de muitos outros momentos como esse. (Rebeca – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Araras – SP)

A minha experiência no retiro espiritual foi algo bem pessoal. Aprendi coisas novas, convivi com pessoas desconhecidas, mas que também acreditam na Palavra de Deus, e obtive experiências inesquecíveis. Acho que quebrei algumas barreiras, como falar em público e ser dependente de mim mesma. Me senti muito em família com as pessoas da escola e também com as pessoas de lá, onde vi que podia contar com a ajuda de cada um ali. (Maria Fernanda – Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP)

Foi uma experiência maravilhosa, conheci pessoas incríveis e fizemos muita coisa legais, tivemos diversos momentos de reflexão que me fizeram pensar muito. Mas com certeza o melhor presente foram as experiências inesquecíveis que renovarei no meu coração para sempre. (Gabriela – Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.