Menu Principal

BLOG

Clima de espiritualidade é intensificado com a visita de Irmã Alaíde Deretti no Instituto Maria Auxiliadora (IMA)

Alunos, professores e colaboradores do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), de Rio do Sul (SC), estiveram envolvidos em momentos especiais com a Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP – SP). Entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, ela esteve em Rio do Sul, hospedada na residência das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) acompanhada da Conselheira Inspetorial Irmã Solange Sanches. O que se viu nestes dias foi muito carinho e gratidão por essa presença tão importante e inspiradora em nossa escola, afinal, ela foi nomeada para animar e coordenar – nos próximos seis anos – as presenças salesianas das FMA nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Nos dois primeiros dias, as visitantes ficaram dedicadas exclusivamente às atividades relacionadas à Comunidade das FMA. Na sexta-feira, dia 30, aconteceu o encontro com os alunos da escola. Foi um dia bastante produtivo, com várias palestras no Auditório da escola, para alunos do Ensino Fundamental 1 matutino e vespertino, alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e duas turmas da Educação Infantil. O tema da palestra foi uma reflexão bastante oportuna sobre as Bodas de Caná, chamando a atenção de todos sobre as atitudes de Maria que devemos aplicar em nosso dia a dia: observação atenta, escuta profunda e responsável, busca e confiança em Jesus para nos auxiliar perante as dificuldades da vida. Irmã Alaíde fez questão de rezar com os alunos e abençoar a todos com a imagem de Maria Auxiliadora. Todas as turmas homenagearam as Irmãs com cânticos salesianos e os alunos do Ensino Fundamental 1 entregaram cartinhas com palavras de gratidão às Irmãs.

As visitantes também percorreram o Berçário “Sentidos da Vida” e conferiram de perto a estrutura do local, o cuidado com as crianças e algumas das rotinas pedagógicas que são realizadas com muita criatividade e inovação pelas professoras. Um presente feito pelas mãozinhas dos bebês com tinta e elementos da natureza foi entregue à Irmã Alaíde e Irmã Solange em forma de agradecimento.

O espaço da Educação Infantil também foi visitado pelas Irmãs. Elas tiveram contato com os alunos do Maternal e Infantil 1, que receberam as visitantes com muitos abraços, sorrisos, carinho e cartinhas de agradecimento.

Para encerrar as atividades do dia 30, as Irmãs tiveram um encontro com a equipe de direção e coordenação do IMA para fortalecer os laços entre a escola e a Inspetoria BAP.

No sábado, dia 1º de outubro, os colaboradores do IMA foram convidados para participar de uma formação sobre as linhas gerais do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Irmã Alaíde e Irmã Solange promoveram reflexões sobre a passagem evangélica das Bodas de Caná relacionando-as com o papel de cada um na missão educativa. Foi um momento bastante interativo, participativo e significativo que se encerrou com a bênção realizada pela Irmã Alaíde com a imagem de Maria Auxiliadora. Após o lanche, a diretora Angelita Maria Gambeta Stuepp conduziu a apresentação dos Pressupostos Teóricos do Currículo da Rede Salesiana de Escolas aos educadores. Ela fez uma breve explanação sobre o conteúdo de cada um dos cadernos e dividiu os professores em equipes. Em salas separadas, cada equipe deu início à leitura de sua parte do material e deverá identificar o conteúdo de alta relevância para ser compartilhado com todos no próximo encontro, que será realizado no dia 24 de outubro. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Apresentação Estreia 2019

A SANTIDADE É TAMBÉM PARA VOCÊ   Meus caros irmãos e irmãs, minha querida Família Salesiana, continuando a nossa tradição centenária, no início deste novo

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.