Menu Principal

BLOG

Irmã Alaíde Deretti assume a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Irmã Alaíde Deretti assume a inspetoria para o sexênio 2022-2028, em sucessão a irmã Nilza Fátima de Moraes, que foi eleita conselheira geral para Formação das FMA no Capítulo Geral XXIV das FMA, em outubro de 2021.


A salesiana nasceu em Massaranduba, Santa Catarina, no dia 25 de abril de 1950. Desde pequena, irmã Alaíde frequentou o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Rio do Sul, SC, e ali concluiu os estudos.

Depois da profissão religiosa, graduou-se em Pedagogia junto à Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, RS. Completou os estudos frequentando, nos anos de 1985 a 1987, o Curso de Espiritualidade na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, Roma.

Possuía já uma longa experiência de animação como professora, diretora, secretária e conselheira inspetorial quando foi nomeada inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de Porto Alegre (1993 – 1999). Neste seu serviço, privilegiou particularmente o cuidado com a vida espiritual das irmãs, o aprofundamento da espiritualidade salesiana, o cultivo da comunhão entre os membros da comunidade educativa, para garantir qualidade à missão entre os jovens.

Pessoa otimista, capaz de busca e de diálogo, alegre e respeitosa do mistério do outro, a sua presença entre as irmãs, os jovens, as crianças foi sempre marcada pela alegria e pela simplicidade. Por três anos foi presidente da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB). Foi também secretária executiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (Região Sul).

Como delegada da Inspetoria de Porto Alegre para o Capítulo geral XXI, participou da fase preparatória do mesmo (2002), colaborando na comissão pré-capitular. Este mesmo capítulo a elegeu conselheira visitadora. Durante o sexênio visitou sete inspetorias da América Latina, duas da Europa e duas da África.

No Capítulo geral XXII, em 2008, irmã Alaíde se apresentou disponível à votação da Assembleia que a chamou para animar o Âmbito Missões ad gentes. «Seguindo o teu exemplo – disse à Madre depois de ser interpelada – digo o meu sim para ser discípula missionária, porque “ai de mim se eu não evangelizar”».

O seu caminho de animação do âmbito privilegiou as áreas da animação, da formação, da cooperação missionária e as novas fronteiras missionárias fazendo-se, ela mesma, peregrina nas terras de missão. No sexênio desenvolveu processos ativados precedentemente e iniciou outros, em particular, processos inerentes à sensibilização e à formação missionária, em sinergia com os outros âmbitos e com o dicastério dos Salesianos.

Durante o Capítulo geral XXIII foi reconfirmada pela assembleia para um segundo sexênio. Agora, volta a ser inspetora depois da reconfiguração das inspetorias das FMA no Brasil, concluída no ano passado. A atual Inspetoria Nossa Senhora Aparecida abrange as antigas inspetorias de Campo Grande, Porto Alegre e São Paulo.

Fonte: Boletim Salesiano

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Festa da Gratidão 2021

Foi realizada neste domingo, dia 25 de abril, a Festa da Gratidão 2021; a festa do reconhecimento mundial do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.