Menu Principal

BLOG

Semana começa com Bom Dia Especial no IMA: todos unidos pela paz!

Um momento para falar sobre a questão da segurança nas escolas, informar sobre novas medidas que o Instituto Maria Auxiliadora (IMA), de Rio do Sul (SC) está adotando, comunicar as ações que a Polícia Militar conduz em nossa cidade e elevar os pensamentos em prece, pedindo as bênçãos para uma semana de paz. Assim começou a manhã com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Em suas salas, os estudantes acompanharam o evento pelo Google Meet. Da Capela do IMA, a Pastoral Escolar acolheu a todos com uma canção. Em seguida, a diretora da escola, Angelita, deu às boas-vindas e explicou a importância desse encontro on-line para trazer informações esclarecedoras e verídicas a todos.

Ela pontuou a publicação pelo Ministério da Justiça de uma portaria que determina maior acompanhamento e controle das plataformas digitais, além do compromisso da Esfera Nacional de destacar um grupo da Polícia Federal para fazer o mapeamento e a indicação para  a retirada de conteúdos que possam incentivar a violência nas escolas. Além disso, Angelita pediu a colaboração dos alunos para não compartilhar conteúdos sem antes checar a fonte, pois notícias falsas agravam ainda mais a insegurança de todos. Ela também informou que participa de uma comissão que se reúne periodicamente com as autoridades municipais para que todas as lideranças estejam alinhadas e juntas elaborem um protocolo de segurança para garantir um espaço mais seguro nas Instituições escolares do Alto Vale do Itajaí. Angelita destacou que a escola está realizando um trabalho de mapeamento de riscos da Instituição, mencionou as medidas de segurança que já foram adotadas e declarou que outras serão implantadas nos próximos dias.

Ao final da sua fala, a diretora pediu a colaboração dos alunos sobre a manutenção constante da harmonia nos relacionamentos, tratando colegas e educadores com respeito, cuidado e gentileza para nos fortalecermos ainda mais como comunidade educativa.

Na sequência, o Comandante Maia, autoridade máxima da Polícia Militar de Rio do Sul, e o Sargento Senem participaram da transmissão. O comandante reforçou que a Polícia busca estar próxima da escola, por meio de programas institucionais como o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, aplicado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, informou que a ronda escolar foi intensificada com incremento maior de policiamento. O comandante também solicitou aos estudantes que, ao terem acesso a informações suspeitas, façam o repasse a pessoas de confiança. A Polícia está atenta a tudo e fará a investigação por meio dos órgãos de segurança pública. Maia ressaltou que a Polícia Militar, a Polícia Civil e os Bombeiros estão trabalhando integrados pela segurança nas escolas.

Para encerrar, Padre Arnaldo, da Diocese de Rio do Sul, trouxe ainda mais força espiritual para a nossa escola, conduzindo um belo momento de reflexão e oração. Ele ressaltou que Deus conta conosco para sermos instrumentos da paz e citou o exemplo de Jesus e de São Francisco de Assis. Em seguida, abençoou a escola, os alunos, os educadores, a direção e a polícia para que todos se tenham uma semana harmoniosa e pacífica.

Sintonizados nesta mesma vibração, os alunos vieram hoje para a escola vestidos de camiseta branca para simbolizar o desejo de paz a todas as escolas.

Por: Cibele Biancolini da Cunha – setor de Comunicação do IMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

O bem contagia o bem

Como Família Salesiana, seguimos a trilha carismática deixada por Dom Bosco e Madre Mazzarello e temos por missão formar bons cristãos e honestos cidadãos. Diante

Atividades de Integração no Cemari

Os educandos do Cemari retornaram as atividades de integração com muita expectativa e alegria. Os alunos foram recepcionados com boas vindas, repleto de muito amor.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.