Menu Principal

BLOG

Festa da Gratidão 2021

Foi realizada neste domingo, dia 25 de abril, a Festa da Gratidão 2021; a festa do reconhecimento mundial do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) à sua superiora geral, a madre Yvonne Reungoat.


A ocasião contou com a presença da madre Reungoat e de um discreto número de irmãs, na Casa Madre Angela Vespa, sede da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação ‘Auxilium’, bem como a participação, on-line, de diversas religiosas de todo o mundo. O padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos e centro de unidade da Família Salesiana, presidiu a eucaristia.

O tema escolhido para a celebração foi: “Na rede, por uma cultura da vida”. Estar on-line é um dos recursos mais preciosos para expandir as energias criativo-colaborativas, assim como foi a expressão de gratidão das FMA, das comunidades educativas, dos leigos e dos jovens da Família Salesiana que compartilham a missão carismática salesiana, à madre Reungoat.

A madre Yvonne chegou à sede do Auxilium no meio da manhã, sendo recebida com uma decoração com bandeiras e flores, pela irmã María del Carmen Canales, superiora da Visitadoria Maria, Mãe da Igreja, e por outras religiosas das comunidades que a compõem, respeitando as normas de biossegurança contra a Covid-19.

“Você recebeu muitos “obrigada” pela rede. Queremos também que ouça o bater de todos os corações das FMA e das comunidades educativas das quais queremos ser porta-vozes, disse a irmã Del Carmen Canales – . ‘obrigada’ quer exprimir a vida fecunda que existe em todos os continentes, a vida doada transformada em cultura de tantas coirmãs, de todas as idades e culturas”.

Em seguida, houve a concelebração eucarística, no Domingo do Bom Pastor. Acompanhado pelo padre Maria Arokiam Kanaga, superior da Visitadoria Mãe da Sabedoria, da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), e por seu secretário pessoal, padre Nino Zingale, o Reitor-mor recordou que o Bom Pastor reconhece e ama todas as suas ovelhas, estando sempre pronto a dar sua vida por elas. E destacou como a atenção às “ovelhas que não são deste rebanho”, como está escrito no Evangelho, é algo típico e próprio da ação pastoral da Família Salesiana, das FMA, da ação da gestão da madre Reungoat.

O dia da gratidão continuou com um momento de festa, enriquecido por cantos e danças típicas de várias culturas, no Salão João Paulo II, do Auxilium, durante o qual se ouviram mensagens de agradecimento à madre Reungoat de todos os continentes.

No final do dia, a madre geral das FMA agradeceu também por todo o carinho recebido, pela organização realizada pela Visitadoria Maria, Mãe da Igreja e pela presença do Reitor-mor; e referindo-se à festa e às iniciativas que as FMA e toda a Família Salesiana realizam neste tempo de pandemia, afirmou: “Nossos corações não conhecem distância”.

Fonte: Boletim Salesiano

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

E Deus continua chamando

A primeira grande vocação é à vida e esta vocação é universal. Recebemos o dom da vida para vivê-la em abundância. Todos nós somos chamados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.