Menu Principal

BLOG

Noviciado Interinspetorial realiza a 6ª edição do Seminário de Espiritualidade Salesiana

No dia 26 de novembro, na comunidade do Noviciado interinspetorial Nossa Senhora das Graças, em São Paulo, foi realizado o VI Seminário de Espiritualidade Salesiana que, este ano, teve como temática o Itinerário de Madre Mazzarello. As noviças escolheram um aspecto da vida de Santa Maria Domingas Mazzarello para aprofundar e sistematizar o trabalho de estudo e pesquisa.

O Seminário de Espiritualidade Salesiana está em sua 6ª edição e tem como objetivo o aprofundamento do conteúdo das aulas de Salesianidade (Itinerário Espiritual de Dom Bosco e Madre Mazzarello), orientadas por Irmã Vani Moreira, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte.

Irmã Vani, orientando-se pelo que indica o Projeto Formativo, reflete com as noviças sobre a vida dos Fundadores, e propõe todos os anos a realização de um seminário, intercalando as figuras de Dom Bosco e de Madre Mazzarello de modo que, ao final do Noviciado, as jovens em formação tenham tido a oportunidade de aprofundar a vida do Fundador e da Cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Um outro objetivo do Seminário é o de ajudar as noviças a rezarem a própria caminhada à luz do testemunho dos Fundadores, na busca da santidade, no cotidiano da vida.

Acompanhadas pela professora de Salesianidade, Irmã Vani, e também pela assistente, Irmã Claudia Ribeiro, na edição deste ano cada noviça teve 20 minutos para apresentar o trabalho de aprofundamento. A atividade foi realizada no Salão São José, na vizinha comunidade Santa Teresinha, na Lapa, e contou com a participação de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo salesiano da Arquidiocese de Belém do Pará, o salesiano Antônio Veiga Neto, estudante de Teologia, e diversas Irmãs da Casa Santa Teresinha e da Casa Inspetorial.

A seguir, as temáticas apresentadas, com um breve depoimento de cada noviça que protagonizou este momento:

«Caminho de Humanização em Madre Mazzarello» – Vitória (Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – BAP), noviça do 1° ano: «A experiência do Seminário de Espiritualidade Salesiana foi rica pela oportunidade de estudo e aprofundamento da vida de Madre Mazzarello. Escolhi a temática da humanização e santidade e, enquanto mergulhava em sua vida, também refletia sobre a atualidade, os desafios presentes e orientações possíveis para se percorrer um caminho de humanização e busca da santidade. Conhecer mais sobre a nossa Cofundadora me impulsiona a amá-la mais, a consolidar convicções que me ajudem a viver plenamente a Vida Religiosa Consagrada e reconhecer meios para cultivar a essência de nosso carisma».

«Madre Mazzarello e a casa do amor de Deus» – Fabiane (Inspetoria Madre Mazzarello – BMM), noviça do 2° ano: «Quando escolhi esse tema, pensei em um aspecto da vida de Mazzarello que me interpela: a vida comunitária, elemento essencial na Vida Religiosa. A partir desse aprofundamento, eu pude rezar valores significativos que a nossa querida Madre nos deixa como herança, tais como a simplicidade, a intimidade com Deus, o espírito de família, de pobreza, de obediência e principalmente a liberdade na caridade. Me senti interpelada a rezar cada um desses aspectos para assumi-los e integrá-los no meu ser religiosa FMA. Minha gratidão porque, com essa oportunidade, fiz a experiência de caminhar com Mazzarello nessa preparação imediata para a Primeira Profissão».

«Madre Mazzarello e a sua íntima relação com Deus» – Larice (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM), noviça do 1° ano: «Aprofundar a vida de Madre Mazzarello foi olhar para o nosso humano e perceber que somos um mistério que sempre está a caminho, na busca de sentido da vida; foi o que busquei refletir e aprofundar com esse trabalho. Assim como Maria Mazzarello, que não só encontrou o sentido, mas se entregou totalmente a Ele, tornando-se luz de vida para o seu povoado, sua família e para sua comunidade eclesial, também procurei, em confronto com a história de vida da santa, viver tal busca de intimidade com Deus».

«Madre Mazzarello e a feminilidade preventiva» – Thalita (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM), noviça do 2° ano: «Escrever esse trabalho, além de confrontar ideias, me ajudou a firmar convicções. Reconheço esse tempo de formação como dom, e agradeço a oportunidade de rezar a vida e o testemunho de Mazzarello no seu estilo de preventividade, mulher disposta a “visitar” as jovens a ela confiadas, ser próxima e comunicar “a verdadeira alegria”. Aspecto que me convida a retomar o projeto pessoal de vida, reaprender alguns pontos de vista e aprender o novo jeito de ser presença hoje nos pátios reais e virtuais».

As noviças aproveitam a ocasião para agradecer a comunidade do Noviciado de 2018, com a qual teve início o Seminário de Espiritualidade Salesiana que, com ousadia e amor aos fundadores, decidiu primar ainda mais pela qualidade da formação das jovens e promover esta iniciativa. Agradecem também à Irmã Vani que, com suas provocações e aprofundamentos, contribui para a assimilação vital do carisma dos Fundadores, e à atual comunidade do Noviciado pelo acompanhamento e apoio na realização do Seminário.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.