Menu Principal

BLOG

Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Aconteceu, nos dias 29, 30 e 31 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, o encontro foi conduzido pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com a Direção Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e a Coordenadora Executiva, Maria Dantas. Como representante da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), o evento também contou com a presença da Ir. Teresa Cristina Domiciano, além da presença do Referente das Escolas Salesianas, Pe. Justo Piccinini e, representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, também estiveram presentes seus respectivos Coordenadores das Escolas: Pe. Leandro Brum Pinheiro e Ana SofiatiPe. Douglas Verdi e Évila Souza BorgesIr. Teresa Cristina Domiciano e Ir. Lucia Jacinta FinassiIr. Amélia de Assis Castro e Cristiano Prates RodriguesPaulo RogedoPe. José Lopes Júnior e Rodrigo Dias Ferreira de AraújoValéria RodriguesPe. Hermenegildo Conceição SilvaIr. Leonéia Ferreira Furtado e Maricleide Costa Gonçalves.

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Pessinatti, os quais também marcaram presença em todos os demais dias do evento.

No segundo dia, após a Oração Inicial, os integrantes do encontro contaram com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais da Comunicação e da Ação Social Salesiana, respectivamente, Ir. Maike Loes e Carolina Neves de Oliveira. De forma remota, as duas trouxeram em suas falas uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, trazendo exposições de cada Coordenador das Escolas sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. 

Ainda no segundo dia, houve a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para 2023, seguido de um momento dedicado à reflexão sobre a intencionalidade das Acolhidas nas escolas. Foi também no segundo dia do evento que a equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, formada pelos Analistas de Comunicação Janaína Lima e Thiago Silva; pelo Designer Gráfico, Pedro Freitas; juntamente com a Ir. Maike Loes, apresentaram a proposta para 2023/2024 da Campanha de Matrículas para as Escolas da Rede Salesiana Brasil.

Como últimas ações do dia, houve uma partilha das percepções sobre o processo de implantação do Projeto Identità, trazendo os destaques e pontos de atenção; além de uma avaliação do IV Encontro das Escolas Salesiana na América (IV ESA) e preparação do V ESA.

O início do terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre a partilha do processo de implantação do Currículo das Escolas Salesianas em cada Inspetoria, seguida de apresentação do Guia 2 (Caderno 6 do Currículo), além de um momento de conversa sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio e atualizações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O período da tarde trouxe alguns importantes alinhamentos sobre os principais eventos das Escolas da Rede Salesiana Brasil para 2023: ENARSE/ENEL (23 e 24 de agosto); III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global (25 e 26 de outubro); Seminários de Socialização de Boas Práticas e Programa SPRINT de Transformação Didática + Mentoria.

Em um segundo momento, o Comitê trouxe uma socialização sobre o histórico de contribuições dos Grupos de Trabalho e possibilidades de reativação. Seriam eles: GT Pedagógico para a construção da rubrica de mentoria para o Ensino Médio; GT Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional para colaboração no processo de desenvolvimento/validação da plataforma de avaliação; GT Educação Infantil para formação das equipes relacionadas às Diretrizes e Caderno 2 do Currículo, e GT Ensino Religioso para estudo sobre o Ensino Religioso na Educação Infantil. Por último, houve um alinhamento quanto à sistemática de trabalho do Comitê de Animadores das Escolas.

O encontro foi finalizado com uma Celebração de Envio, fazendo com que os participantes do Encontro voltem às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, sempre tendo o carisma salesiano como ponto de partida.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.