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Doutorado em Comunicação

Ir. Márcia Koffermann, Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria N.S. Aparecida (BAP), no dia 28 de março de 2023, na Universidade de Huelva, conclui o percurso de estudos no Programa de Doutorado Interuniversitário em Comunicação das Universidades de Huelva, Sevilha, Cádiz e Málaga com a tese intitulada: EduComunicar para a formação integral na sociedade da informação: uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas.

A discussão da tese contou com a presença do Relator, Dr. Ignacio Aguaded, da Comissão, constituída pela Presidente, Dra. Maria Luisa Sevillano Garcia, pelo Secretário, Dr. Donaciano Bartolomé Crespo e pela Dra. Gabriela Borges, outros Doutores e Estudantes do Programa de Doutorado em Comunicação da Universidade de Huelva. O Dr. Ismar de Oliveira Soares da Universidade de São Paulo, que orientou a Irmã Márcia em sua tese, os Doutorandos da Universidade de Huelva e os Docentes de diversos Países que acompanharam a Doutoranda, estavam conectados online.

A tese aprofunda os estudos sobre a Educomunicação, como teoria e prática desenvolvida na América Latina e entendida como proposta de formação integral, capaz de dar respostas concretas aos desafios que a sociedade coloca diante dos processos educativos na contemporaneidade, entre os quais o impacto, nos processos educativos, do excesso de produção e circulação de informações produzidas sem critérios de verificação profissional, num fenômeno identificado como Infodemia.

Diante desse contexto, levanta-se a hipótese de que a Educomunicação, como paradigma norteador para a criação e o desenvolvimento de ecossistemas comunicativos que favoreçam o diálogo e o protagonismo dos sujeitos educativos, represente uma resposta eficaz aos processos formativos que consideram a integralidade e a multidimensionalidade da pessoa e o desenvolvimento solidário da comunidade, empenhada no bem-estar coletivo.

Para verificar esta hipótese, optou-se por realizar uma análise do empenho das escolas da Rede Salesiana Brasil com referência à Educomunicação, considerando a intenção pedagógica da obra salesiana no continente latino-americano, ao adotar o conceito como ação transversal incorporada na prática quotidiana desde o início do século XXI.

A proposta previa uma pesquisa centrada na complexidade dos ecossistemas educomunicativos das escolas, envolvendo mais de 1.600 pessoas. Para tanto, a metodologia utilizada adotou a triangulação dos dados. Desse modo – através de diversas técnicas implementadas com diversos grupos de diversas regiões do Brasil, com particular atenção às singularidades de cada realidade – chegou-se a um amplo mapeamento sobre como a educomunicação é aplicada e vivida nos contextos educativos salesianos, no Brasil.

Os resultados da pesquisa indicaram que, no período de sua realização, a Infodemia teve um efetivo poder de incidir diretamente sobre a rotina escolar, mas que, por outro lado, seus efeitos foram contrabalançados com base na profundidade do trabalho educomunicativo desenvolvido em cada comunidade. Para o bom andamento da proposta salesiana no futuro, conclui-se que toda escola deve agir de modo dialógico, não só com os estudantes, mas também com as famílias e instituições que contribuem à formação da opinião pública. Isto é, quando as propostas educomunicativas estão no ponto de sair dos muros da escola e interagir com o território em que se colocam.

A Comissão Examinadora conferiu à Ir. Márcia Koffermann o título de Doutorado, com a máxima qualificação “Excelente com Louvor” e com “Menção Internacional”.

Fonte: Portal das FMA

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