Menu Principal

BLOG

Festa Juvenil mais que Salesiana

O FEST salesiano reuniu neste sábado, 08 de outubro, no Colégio Salesiano Santa Teresinha em Santana, centenas de vidas para celebrar a paz e a alegria de ser família salesiana após dois longos anos de espera. Retornando de forma presencial em 2022, a grande festa da juventude salesiana proporcionou aos jovens, educadores, leigos, religiosos e religiosas um grande encontro com os valores da espiritualidade salesiana, reavivando o carisma e a alegria de estar em família, reunidos em um só espírito de paz e partilha.

O evento é promovido há mais de 20 anos, e teve como tema este ano a inspiradora letra da música da banda Roupa Nova, “A paz”. A canção embalou toda a preparação do evento, estampou as artes e camisetas que vestíamos, e deu o tom celebrativo para a festa, reforçando a magia do encontro e da promoção da paz, tão almejada e necessária em nossos tempos. O FEST tem como objetivo a celebração da vida e do seguimento a Jesus Cristo no estilo de Dom Bosco e Mazzarello, culminando as atividades pastorais do ano entre as Inspetorias Salesianas dos SDB e das FMA: Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Aparecida.

Contando com uma programação recheada de atividades, o evento teve o início marcado pela Celebração Eucarística, presidida pelo Vice-Inspetor dos Salesianos, Pe. Cássio Rodrigo de Oliveira, recordando também a canonização de Artêmides Zatti, seguida pelas inúmeras atividades que começaram às 14h, após o almoço. Teatro, danças, concurso de bandas, oficinas, capoeira, jogos, skate, confissões, tenda vocacional, roda de conversa, partilha, festa! A possibilidade de fazer várias experiências e de estar entre os amigos, reencontrar pessoas especiais, conhecer gente nova, se admirar com tantos talentos e festejar um único carisma é o ‘tempero especial’ que atrai tantos jovens e adultos de todos os cantos das nossas províncias durante um dia todo. E é claro que a saudade já estava apertando os corações cheios de alegria e ansiosos pelo reencontro!

E 2022 trouxe além do retorno presencial, também as celebrações do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que completou 150 anos de fundação e 130 de presença no Brasil, contando com a presença pra lá de especial da Superiora Geral emérita, Madre Yvonne Reungoat. Sempre sorridente e cheia de muitos abraços calorosos para dar, Madre Yvonne encantou com suas palavras acolhedoras em meio a seu sotaque marcante, arriscando ainda um gentil e carinhoso português em terras brasileiras. E se deixou também encantar pela recepção dos milhares de jovens ali reunidos e atentos aos seus sorrisos radiantes e palavras sempre maternais. Uma alegria que se traduz em delicadeza providencial para tal ocasião, um verdadeiro presente de Deus que só fez abrilhantar o nosso dia!

Entre tantas experiências, a jovem Ellen, de Ribeirão Preto, nos conta: “Está sendo uma experiência incrível! Eu não vim de uma escola salesiana, então quando as Irmãs contavam sobre o FEST, eu não tinha muita noção de como era, e quando cheguei aqui foi mil vezes melhor do que tudo que eu tinha escutado sobre, e o que eu esperava, ver os Jovens, a interação deles, é muito bom!”

Este foi meu oitavo FEST, entre encontros presenciais e virtuais, e mal consigo descrever a alegria em viver mais uma vez esta experiência. Já tive a oportunidade de participar como aluna, conselheira da AJS e agora como assessora de pastoral e ex-aluna do Colégio do Carmo (Guaratinguetá-SP), e a cada ano, a cada encontro é uma emoção nova, uma experiência diferente e cada vez mais rica. Voltar ao FEST depois de 2 anos sem estar ali, cara a cara, olho no olho, coração a coração, é de uma alegria inexplicável! Cada pessoa que encontramos entre as milhares que estão ali celebrando a vida salesiana traz no sorriso os sonhos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a continuação de uma missão que sempre foi de entrega e doação, de chamado e resposta, de amor pela vida, pelo Senhor da vida e pela missão.

Perguntei também à Irmã Solange Sanches: Como está sendo a experiência de vivenciar pela primeira vez o Fest Salesiano, agora que nossa Inspetoria foi ampliada e abrange também os estados da região Sul? Eu queria ter mais olhos e mais pernas, diz ela, só para poder estar em todos os espaços ao mesmo tempo, porque é muita beleza, é muita criatividade, é muita vida! Então eu tento me dividir um pouquinho em cada espaço, mas eu sinto que eu fico incompleta, que eu não consigo ver totalmente a experiência, mas me comove muito ver um protagonismo juvenil! Ver que nós temos uma multidão de jovens em nossas mãos que nós não podemos perder, porque são eles que vão dar continuidade ao carisma salesiano nesses 150 anos daqui para frente!

E assim, pela primeira vez, as comunidades da região Sul e de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de participar desse grande evento interinspetorial que, com a nova configuração da Inspetoria FMA, abraça também estas regiões que chegam para somar.

Neste ano de tantas celebrações e novidades, a certeza de que nossas raízes salesianas se traduzem em vida, pulsam nos corações, brilham nos olhos de cada membro desta grande e fecunda família nos fez renovar o desejo de, assim como Mazzarello e Bosco, viver pela juventude e fazê-la feliz, no tempo e na eternidade!

Isadora Lina, Assessora do Colégio do Carmo

Guaratinguetá/SP – BAP

Fotos: New Face e Claudio Cuca

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.