Menu Principal

BLOG

ECOS Polo 2021

O Encontro de Comunicação Social dos Polos (ECOS Polo) 2021 foi realizado de 26 a 28 de maio, via plataforma Zoom, com o objetivo de fortalecer o trabalho da Comunicação dentro das casas salesianas do Brasil.


Durante os três dias do encontro, comandado pela diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação), irmã Marcia Koffermann, buscou-se: apresentar as campanhas em andamento e fortalecer o trabalho em rede; socializar as práticas e projetos da RSB-Comunicação; e orientar as comunidades locais em relação ao planejamento estratégico de cada unidade, além de ressaltar a importância do envolvimento das comunidades locais nos processos de gestão da comunicação de acordo com as diretrizes da RSB.

Houve uma segmentação dos públicos do evento para um melhor direcionamento das informações. Na quarta-feira, 26, o encontro ocorreu em formato de webinar e contou com pelo menos um participante de cada casa salesiana (escolas, obras e instituições de ensino superior) das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB). Na quinta-feira, 27, o evento foi voltado para as Escolas Salesianas, contando com a presença do responsável pela comunicação de cada instituição, sendo encorajada também a presença dos diretores. Já na sexta-feira, 28, a temática do encontro voltou-se para as obras sociais salesianas, contando, assim como no dia anterior, com a participação do responsável pela comunicação, desta vez, de cada obra social, sendo encorajada também a presença dos diretores.

Primeiro dia (26)

O primeiro dia do ECOS Polo foi iniciado com uma palavra da diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), irmã Silvia Aparecida da Silva, que trouxe uma palavra de encorajamento sobre a importância da comunicação, especialmente durante a pandemia. Em seguida, padre Gilson também comentou a importância da comunicação, desta vez, dando especial atenção para a comunicação do carisma salesiano.

A oração inicial foi feita pela irmã Marcia que, contando com a participação das irmãs Luzinete e Ivone Marcuzo, remeteu à mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Dando continuidade ao encontro, irmã Marcia apresentou o tema “Gestão da Comunicação Local: Planejamento, Monitoramento e Avaliação”, abordando um pouco sobre a importância de planejar as comunicações dentro das instituições salesianas e, para além disso, a urgente necessidade da continuação deste trabalho por meio do frequente monitoramento e avaliação das ações planejadas.

Após o intervalo, irmã Marcia e a analista de Comunicação da RSB, Janaína Lima, protagonizaram uma apresentação sobre o posicionamento e o planejamento da RSB-Comunicação para o ano de 2021 em suas diversas mídias sociais, além de trazerem a Campanha Institucional e a ação “Em Rede Contra a Fome” para socialização e retirada de dúvidas.

Segundo dia (27)

Para o segundo dia do evento, irmã Marcia deu as boas-vindas ao público da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), além de passar as orientações sobre as atividades do dia. Em seguida, a analista de Comunicação da RSB, Janaína Lima, juntamente com a participação de alguns voluntários para a leitura, fez a oração inicial a Nossa Senhora das Comunicações.

As atividades do dia começaram com um momento de escuta sobre as ressonâncias da aplicação da Campanha de Matrículas 2020/2021 dentro das escolas salesianas. Ao final, o também analista de Comunicação da RSB, Thiago Silva, respondeu a cada uma das perguntas colocadas pelos participantes, sendo este um momento de importante partilha e sugestões para a próxima campanha. Posteriormente, Thiago ainda realizou uma breve formação sobre a importância das métricas para o trabalho da comunicação dentro das casas salesianas.

Ao final do intervalo, irmã Marcia comandou uma conversa sobre o Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global que ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho e apresentou, ainda, a nova proposta de Educomunicação da RSB em apoio à família, o “Programa Pais em Paz”, com estreia prevista para o final do mês de junho.

Para finalizar o dia de trabalho, foi aberta uma roda de conversa para socialização das ressonâncias sobre o curso de Pós-graduação em Educomunicação e Comunicação Estratégica oferecido pela RSB, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), aos colaboradores das equipes de comunicação das casas salesianas.

Terceiro e último dia (28)

Assim como no dia anterior, para o último dia do ECOS Polo, irmã Marcia deu as boas-vindas ao público, que na sexta-feira era formado pelas equipes da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) e procedeu com as orientações iniciais sobre o formato do encontro que, diferente do dia anterior, seria novamente em webinar devido ao grande número de participantes. Irmã Marcia conduziu a oração inicial, também trazendo Nossa Senhora das Comunicações e contando com a participação de alguns dos presentes para a leitura.

As atividades do dia se iniciaram com uma conversa sobre a Campanha da RSB-Social, em que ficou decidido dar continuidade ao slogan atual “O essencial na vida é transformar”, trazendo apenas uma repaginação das peças. Conversou-se ainda um pouco sobre a Campanha da União Pela Vida (UPV) e o Dia de Doar e, novamente, sobre a ação “Em Rede Contra a Fome” para contemplar os participantes que não puderam estar presentes no primeiro dia do evento.

Em seguida, houve um momento de conversa para ouvir as ressonâncias sobre o Programa de Formação em Marketing para as obras sociais oferecido pela RSB aos colaboradores das obras salesianas. Na ocasião, irmã Marcia ainda abordou um pouco sobre o Projeto de Educomunicação para as obras sociais.

Finalizando as atividades do dia, a analista de Comunicação da RSB, Janaína Lima, fez uma apresentação sobre a importância da produção de conteúdo e alimentação das mídias sociais para dar cada vez mais visibilidade às ações transformadoras que as obras sociais salesianas operam na vida dos jovens de todo o Brasil. Em seguida, Janaína mostrou o passo a passo de onde encontrar e como analisar as diversas métricas disponíveis no Instagram, enquanto irmã Marcia fez o mesmo para as métricas do Facebook.

Ao todo, mais de 300 pessoas estiveram presentes nos três dias do Encontro de Comunicação Social dos Polos (ECOS Polo) 2021.

Fonte: RSB Comunicação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.