Menu Principal

BLOG

Abertura Oficial Capítulo Geral XXIII das FMA

Roma (Itália)Na Casa Geral, em Roma, foi inaugurado oficialmente no dia 23 º Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, com o tema “Estar com os jovens de hoje, que evangeliza em casa.”

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades religiosas e eclesiásticas: o cartão João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;. Tercisio cardeais Bertone e Raffaele Farina; Don Ángel Fernandez Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana com seu Vigário, P. Francesco Cereda e outros directores-gerais, com muitos irmãos salesianos; representantes dos vários grupos da Família Salesiana, Juventude, noviços salesianos, FMA participantes no Capítulo Geral XXIII e outros representantes de todas as FMA de Roma e do mundo.
O dia começou com uma celebração eucarística presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos Don Ángel e concelebrada pelo padre Francis, Vigário Geral eo Secretário do Reitor-Mor.

Na introdução foi mencionado o “lar”, um lugar de aceitação, e de comunhão, comunicação e partilha da fé, o lugar onde você vive o espírito de família. A centralidade da escuta da Palavra tem simbolizado as boas-vindas e invocação de luz e discernimento do sonho de Deus para o Instituto.
Na homilia, o Reitor-Mor fez referência a três imagens que fala o Evangelho do dia: a luz, a transparência das paredes e do tesouro. Três golpes para a vida diária, com os jovens e para os jovens, construtores de uma casa aconchegante, para abrir portas, zelo missionário e de partilha e carinho sincero.

No ofertório, a mãe e os Conselheiros foram convidados para colocar suas mãos sobre o altar, um sinal de que o Instituto está presente no ato de entrega e de abastecimento, com a riqueza da diversidade e universalidade. No final da Missa a Mãe de Deus deu aos presidentes uma luz e ao Diretor-Geral ofereceu a cada capítulo um pequeno tijolo, um símbolo da participação e colaboração na implementação do Capítulo.

A hora oficial da inauguração começou com o desfile das bandeiras: uma imagem animada para dizer que o mundo da FMA é chamada a viver o evento capítulo como um momento importante na jornada do Instituto. Com grande entusiasmo e participação foi cantado a invocação do Espírito Santo.

Madre Yvonne Reungoat deu suas boas-vindas a todos os presentes, dizendo: “Estou contente com a sua presença entre nós, um sinal de respeito e gratidão ao Instituto celebrou hoje a abertura oficial do Capítulo Geral XXIII. Sua presença aqui nos honra e nos incentiva a viver a experiência capitular evento como eclesial e carismática. O tema do Capítulo – estar em casa hoje com os jovens que evangeliza – será o coração de oração, reflexão e discernimento de que vamos participar da Assembleia capitular. Este tema responde ao núcleo mais profundo da nossa identidade carismática, e está em harmonia com o caminho da Igreja levantada pelo Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e as tensões do Papa Francesco, que incentiva os jovens a serem líderes em suas vidas, e os arquitetos desta o futuro da Igreja e da sociedade.

A esperança é a perspectiva a partir da qual vemos o mundo, ouvi-la chorar, vamos ser desafiados por seus desafios, a pobreza novos e antigos que não ameaçam apenas econômica, mas sobre o ser humano, cultural, social, religiosa. Com os jovens e com toda a comunidade educativa nós nos esforçamos para construir a casa da fraternidade através de relações humanizadoras, inspirado na espiritualidade do Sistema Preventivo de Dom Bosco “.
Em seguida, houve a saudação do Cardeal João Braz de Aviz, que ofereceu uma reflexão sobre a Vida Consagrada, parte da Igreja, destacando as três dimensões em que você precisa objectivo: devolver um profundo e transparente para a sequela Christi, ao vivo a essência do carisma do Fundador e se abrir para a cultura atual. Ele concluiu com um desejo: “. Que as roupas pai com você se você se sentir em casa, você está em casa para os jovens”
Mesmo Don Ángel, o Reitor-Mor, dirigiu suas saudações ao Capítulo e saudou o início do capítulo, que se realiza em um momento histórico, no âmbito do Ano do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco e as portas do ‘ano dedicado à vida consagrada, e concluiu: “o desejo de estar com os jovens de hoje, que evangeliza em casa, você vai exigir, sem dúvida, como é chamado em todos na vida religiosa, uma escolha corajosa para uma vida vivida na radicalidade evangélica, ultrapassando nostalgia do passado, a fim de continuar avançando para um presente e um futuro cheio de fertilidade.
Como os discípulos no caminho de Emaús que sofreram transformação da vida, você também tem a força para aderir totalmente à pessoa de Jesus e levar alegria a missão que Ele lhe confiou: a alargar a sua presença e ser a Boa Nova com os jovens e para os jovens; ser que, discípulos missionários, para que todos se sintam em casa. O encontro com a juventude torna-se para nós o encontro apostólica lugar com Jesus. Que o Senhor te abençoe. ”
Muitos representantes dos grupos da Família Salesiana presentes, que manifestaram suas saudações em estreita proximidade com o Instituto, destacando a importância do tema escolhido.
Dois jovens da Província de Roma, Anna e James, em nome de todos os colegas do mundo, li sua mensagem para o FMA: “Você é testemunha-nos da” casa construída sobre a rocha “, no qual o Amor de Deus manifesta-se em comunhão, um sinal tangível de que fascina os jovens e que faz com que se sintam em casa. Um espírito de família que infecta você e que passo a passo, que lhe permite atravessar a “porta estreita” que leva ao encontro com Jesus e isso é quando você reconhece que o carisma que lhe foi dada como presente, como aqueles gestos diários que têm acompanhado o seu crescimento. Assim, cada gesto e atenção aos mínimos, encontra um novo significado: a verdadeira alegria de ser um instrumento de evangelização. Ao lado você se sente envolvido em uma missão educativa comum, estar em casa para outros jovens que evangeliza. ”
No final, Madre Yvonne, verificou-se a implementação das obrigações previstas pelas Constituições e Regulamentos, declarou oficialmente aberto o Capítulo Geral XXIII da FMA.
A cerimônia terminou com o canto do FMA Maria realizado por novatos Noviciado de Castel Gandolfo e Roma.
À tarde, os membros do Capítulo encontraram-se em Casa do Capítulo, para a apresentação dos regulamentos e registros da CG XXIII. Depois, todos os comités para a eleição do Presidente, Vice-Presidente, Secretário e examinando.  O dia termina com a celebração das Vésperas e do juramento solene.

 

Fonte: FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

XVIII ENARSE e XI ENEL on-line

Durante os dias 18, 19 e 20 de agosto, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) promoveu o XVIII ENARSE (Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil – Escolas) e XI

FEST 2023 tem tema e lema definidos

Os preparativos para o Festival da Juventude Salesiana 2023 já estão em andamento. Dentre as primeiras decisões a serem tomadas está a escolha do Tema

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.